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Avaliação de produtos: saiba como utilizá-lo no seu negócio

Avaliacao de produtos saiba como utilizalo no seu negocio em que consiste a avaliacao de produtos como incentivar a avaliacao dos clientes

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A avaliação de produtos nada mais é do que comentários que os clientes deixam para compartilhar sua opinião sobre um produto ou serviço em um espaço disponibilizado pela empresa.

O método funciona com notas de 1 a 5, além de um espaço para que o cliente possa relatar a experiência com a compra, podendo falar sobre aquisição em si, mas também sobre a logística e o atendimento recebido.

Para o e-commerce, ela funciona como um gatilho mental que mostra para os clientes e interessados que a organização é confiável e que o produto realmente tem qualidade.

O mercado é cada vez mais competitivo, visto que existem várias marcas que vendem exatamente os mesmos produtos e serviços. Assim sendo, é fundamental conquistar a confiança do consumidor para conseguir vender.

As pessoas são muito influenciadas pelas opiniões das outras, e é justamente aqui que mora o poder e o valor da avaliação. Por meio das declarações de quem já comprou o produto, fica mais fácil transmitir a credibilidade da marca.

Sendo uma estratégia essencial, este artigo vai explicar o que é a variação de produtos, como incentivá-la, quais são seus principais benefícios e como utilizar essa estratégia nos negócios.

Em que consiste a avaliação de produtos?

Avaliação de produtos é uma ferramenta capaz de influenciar na decisão de compra dos consumidores. No caso do e-commerce, é feita por meio de notas e comentários sobre a mercadoria, por quem já comprou.

Como mencionado anteriormente, essa avaliação costuma acontecer com uma nota de 1 a 5 ou classificação de estrelas. Mas além de oferecer uma pontuação, os usuários também podem escrever comentários em um espaço exclusivo para isso.

Ao compartilhar a avaliação de seus produtos, uma loja de bateria automotiva consegue fazer com que futuros clientes tomem sua decisão de compra rapidamente, uma vez que percebem a opinião de quem já comprou.

É crucial lembrar que as marcas não conseguem conquistar credibilidade com os consumidores se apenas elas falarem sobre as vantagens e benefícios de seus produtos.

As pessoas tendem a confiar muito mais na credibilidade de um negócio quando escutam a opinião de quem já é cliente. Com a avaliação de produtos, a marca cria uma argumentação poderosa, capaz de persuadir os consumidores.

Como incentivar a avaliação dos clientes?

Depois de compreender o conceito de avaliação de produtos, já dá para ter uma ideia do quanto essa estratégia é importante para as marcas. Mas para aproveitar o potencial, é necessário incentivar a avaliação dos consumidores, e algumas dicas são:

Enviar um e-mail

Depois da confirmação de entrega do pedido, é interessante configurar o disparo de um e-mail, utilizando linguagem amigável para perguntar se o cliente está satisfeito com a compra.

No mesmo conteúdo, a empresa deve solicitar que ele faça uma avaliação no site e explicar que isso é muito importante para que a plataforma possa melhorar continuamente.

Oferecer recompensas

Uma loja virtual de necessaire de plástico transparente personalizada também pode oferecer recompensas para reduzir a resistência dos consumidores em fazer avaliação dos produtos.

Muitas marcas oferecem cupom de desconto para as próximas compras, pois é uma coisa que impulsiona a avaliação e ainda incentiva novos pedidos. Além disso, é uma estratégia muito boa para trabalhar o gatilho de reciprocidade.

Responder às avaliações

As avaliações são fontes de informação que mostram o quanto os clientes do negócio estão satisfeitos. No entanto, além de receber os comentários, também é muito interessante respondê-los. Inclusive, isso deve ser feito quando o comentário é negativo.

A marca precisa agradecer os comentários, e caso alguém indique um problema com a compra, é fundamental entrar em contato pessoalmente para resolver a situação.

Isso mostra que o negócio realmente valoriza a opinião dos consumidores, além de incentivar outras pessoas a deixarem suas avaliações.

Vantagens da avaliação de produtos

Uma empresa de timelapse para obras, assim como qualquer outra, consegue obter uma série de benefícios ao trabalhar com a avaliação de produtos, e entre os principais estão:

  • Melhora o atendimento ao cliente;
  • Aumenta a credibilidade;
  • Melhora o posicionamento nas buscas;
  • Divulgação espontânea;
  • Gera mais avaliações.

Quando o consumidor tem uma boa experiência de compra, o atendimento ao cliente nunca é esquecido. Com a avaliação de produto, a marca vai compreender as necessidades do público que compra com ela.

Isso ajuda a criar novas estratégias, além de melhorar os aspectos do atendimento e do site, principalmente quando um mesmo tipo de comentário é percebido em várias avaliações.

Essa prova social traz credibilidade para o negócio e ajuda a crescer, pois mesmo que a marca já tenha conquistado muitos consumidores, comprar pela internet ainda gera certa insegurança, por isso as pessoas procuram empresas confiáveis.

Um fabricante de calandra manual para tubos consegue até mesmo melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa porque os comentários enriquecem as páginas com palavras-chave que podem ser usadas nas estratégias.

É interessante ajustar a estrutura do site para que os textos das avaliações sejam indexados, tornando as páginas de produtos mais relevantes para quem faz pesquisas no Google.

Essas avaliações não deixam de ser um verdadeiro ativo de marketing porque são opiniões genuínas sobre as mercadorias.

É como se os próprios clientes do negócio fizessem a divulgação, o que ajuda a destacar a qualidade da loja virtual.

Finalmente, a empresa consegue criar uma biblioteca de avaliações que permite aos consumidores pesquisar e interagir, além de enriquecer a experiência de compra.

Se o site não tem um espaço para avaliações, precisa providenciar o quanto antes para aproveitar todos esses benefícios.

Como usar o recurso nos negócios?

Para aproveitar todos os benefícios da avaliação de produtos, uma escola que oferece curso para motorista de ambulância precisa saber como utilizá-lo em seu negócio, e algumas dicas para isso são:

Investir em audiência engajada

Se a marca investir no engajamento de sua audiência, tanto por meio de estratégias de marketing, quanto nas redes sociais, mais vai conseguir ganhar.

Ela vai contar com consumidores mais propensos a participarem das campanhas, e com boas ações de branding, poderá contar com a avaliação dos clientes.

Geralmente, elas são muito positivas, uma vez que é bem provável que o negócio já tenha clientes fiéis que vão fazer isso.

De qualquer forma, é muito importante que os comentários sejam verdadeiros e de clientes que realmente compram com a empresa e gostam de suas soluções, porque as chances de obter bons retornos são muito maiores.

Assim sendo, a organização deve investir em estratégias de engajamento para manter os compradores sempre satisfeitos e conseguir boas avaliações.

Optar pelo modelo de estrelas

Outra coisa que uma loja de chopeira portátil elétrica pode fazer é optar pela avaliação no modelo de estrelas.

Os comentários podem se tornar um entrave na avaliação, visto que por mais importantes que sejam, a marca deve oferecer alternativas simples e rápidas de mensurar a satisfação com os produtos e serviços.

O modelo de estrelas é uma alternativa simples e capaz de medir o nível de satisfação das pessoas, por meio de uma pontuação entre 1 e 5 e que traça uma média, de acordo com a quantidade de avaliações.

Além de incentivar outras pessoas, esse método é muito interessante para que a própria organização saiba o quanto os clientes estão satisfeitos com seus produtos.

Permitir fotos

Se uma pessoa comprou uma porta de alumínio alto padrão, é interessante que ela possa publicar uma foto do produto já instalado ou até mesmo do produto embalado para mostrar aos outros clientes que acessam o site.

Muitas pessoas não têm paciência para escrever uma avaliação, mesmo que o processo seja muito simples. Mas também existem aqueles clientes que querem fazer uma avaliação completa.

Para eles, é interessante um espaço para inserir imagens sobre os produtos, juntamente com um comentário e a pontuação de estrelas.

Para quem nunca teve contato com a mercadoria, é uma forma de ver suas dimensões, saber se o material é realmente bom, se o outro comprador está satisfeito e ter uma referência melhor da descrição do produto no site.

O consumidor pode falar sobre tudo, inclusive se recebeu a mercadoria bem embalada e com lacre de segurança roupas.

Inserir a caixa de texto

Por fim, é essencial que o cliente possa contar com uma pequena caixa de texto onde possa fazer uma avaliação por escrito.

Além de fotos e pontuação, é muito importante para os clientes de modo geral que possam expressar sua opinião, enquanto outros podem conhecer um pouco mais sobre as mercadorias.

Considerações finais

A avaliação de produtos é uma estratégia inteligente e que consegue estimular a venda na internet com mais facilidade.

Também dá voz para os consumidores, que podem expressar o quanto estão satisfeitos e mostrar para outros usuários que a plataforma é confiável e que suas mercadorias são de qualidade.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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