Automação de Marketing até 10x mais eficientes.

E-commerce: Qual a importância da análise de concorrência

Inscreva-se em Nossa News


A concorrência em qualquer negócio, seja ele digital ou não, sempre é algo a se levar em consideração. 

Afinal de contas, o mercado funciona como uma corrida onde quem sai na frente leva a melhor e consegue a maioria dos clientes. Chave para que o empreendimento consiga se desenvolver, crescer e alcançar o sucesso. 

Sendo assim, quando o assunto se volta para o ambiente digital, que é o caso dos e-commerces, a coisa fica um pouco mais grave. 

Isso acontece pois, devido aos baixos valores de investimento, muitas pessoas conseguem empreender nesse cenário,  o que torna então um ambiente muito mais competitivo e a concorrência mais acirrada. 

Sabendo disso, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a importância de analisar e calcular da forma correta a relação do seu empreendimento com a concorrência. Assim como se deve entender como algumas estratégias e ferramentas, como o crm gratis podem te ajudar nesse trabalho e facilitar a sua ascensão ao sucesso do mercado. 

Qual a importância de se fazer análise de concorrência?

O primeiro passo para compreender a importância da análise de concorrência consiste em compreender o que é de fato monitorar esse cenário. 

Portanto, essa análise nada mais é do que a prática de observar de forma regular os seus concorrentes, que por sua vez nada mais são do que negócios que oferecem produtos e serviços similares aos seus.

Dessa forma, durante essa análise os aspectos que devem ser observados são:

  • Preços oferecidos pelo concorrente;
  • Gestão comercial;
  • Experiência do clientes;
  • Promoções e ofertas oferecidas, entre outras coisas.

A partir dessas informações, é possível afirmar que a importância desse levantamento se dá a medida que as respostas desses questionamentos, que podem ser levantadas a partir de um crm de vendas, por exemplo, podem te levar a tomar melhores ações e estratégias assertivas para se sobressair no mercado. 

Portanto, a análise, que será subjetiva e deve se adequar às características de seu empreendimento, poderá trazer alguns benefícios, como:

  • Entender se sua marca está bem posicionada;
  • Identificar aspectos da sua empresa que a diferencia dos concorrentes;
  • Identificar em quais pontos o negócio tem um bom desempenho;
  • Conquistar mais clientes;
  • Se destacar em sua área como referência;
  • Incrementar as suas vendas;
  • Impulsionar o seu faturamento;

Em suma, é possível afirmar que toda essa análise realizada com auxílio de ferramentas como o sistema de crm, só tem a agregar sua companhia. 

Além disso, consegue ajudar ela a se desenvolver e crescer no mercado para que possa ser possível alcançar o sucesso das vendas. 

Como fazer análise de concorrência?

Para fazer uma análise bem sucedida de sua concorrência é preciso separar quais são os dados ou situações que precisarão ser observados ou avaliados por sistemas, como o crm relacionamento com o cliente.

Esses dados também serão variáveis e vão depender do que você considera como concorrente. 

Em suma, pode-se dizer que existem muitas maneiras de fazer essa análise e verificar sua concorrência. 

Uma opção é frequentar outras lojas virtuais e suas respectivas redes sociais, se cadastrar em algumas newsletter, além de procurar saber dessas marcas em alguns fóruns de reclamação para examinar os concorrentes.

Portanto, verifique a seguir alguns outros requisitos que podem ser analisados para ter um diagnóstico completo de sua concorrência: 

  • Produto;
  • Preço;
  • Público-alvo;
  • Marketing;
  • Pontos fortes e fracos.

Além de estabelecer tópicos e objetos de estudo e análise, também é preciso conhecer as ferramentas e plataformas que te ajudarão a mensurar seus dados e que também te darão informações, como por exemplo:

Esses são apenas alguns exemplos de plataformas que podem auxiliar nesse monitoramento. Portanto, veja mais sobre monitorar os concorrentes de modo adequado. 

Como começar a monitorar seus concorrentes?

Assim como já mencionado anteriormente, o primeiro passo é ir atrás dessas informações através das ferramentas sugeridas acima. Com elas, será possível comparar ou até mesmo entender onde a sua companhia pode melhorar, bem como identificar seus pontos fortes. 

Toda essa análise será crucial para que possa estabelecer metas e estratégias coerentes e realistas, além de iluminar o seu caminho mostrando o que pode ser feito para que a sua empresa se posicione melhor no mercado e ganhe destaque.

Vale lembrar que esse tipo de análise tem que sempre estar sendo refeito, principalmente após a adoção de novas estratégias ou com a mudança de algum player no cenário. 

Da mesma maneira acontece com mudanças no cenário social, como por exemplo o que houve na pandemia que acabou mudando tudo e todos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco