Automação de Marketing até 10x mais eficientes.

Veja quais são os principais modelos de E-commerce

Veja quais são os principais modelos de E-commerce blog online ecommerce

Inscreva-se em Nossa News


Em um mundo globalizado, com a tecnologia em alta, há diversos modelos de E-commerce que se apresentam como o novo normal nos hábitos de consumo, pois as pessoas podem comprar qualquer produto ou contratar qualquer tipo de serviço em lojas online. 

De fato, o comércio eletrônico permite que as organizações melhorem a competitividade. 

Definição sobre o e-commerce em geral

O e-commerce é um subconjunto do negócio online, e refere-se à forma de comércio de bens e serviços através da internet. 

Também conhecido como comércio eletrônico ou comércio pela internet, os modelos de e-commerce estão transformando a forma como as empresas interagem com consumidores e governos.

De uma forma abrangente, os modelos de e-commerce englobam diversas atividades como internet banking, transações online, reserva de passagens, logística e comercialização de artefatos de cimento, roupas e calçados, entre outros produtos em geral.

6 aplicações dos modelos de e-commerce

O mercado converge cada vez mais para o e-commerce, principalmente nas vertentes de B2B (Business To Business) e B2C (Business To Consumer), ou seja, entre empresas, no primeiro caso, e entre marcas e consumidores, no seguinte. 

O comércio eletrônico fornece transparência do mercado tanto para vendedores quanto para compradores, e podem ser aplicados em 6 diferentes modelos de e-commerce. 

  1. Atacado e varejo

O varejo eletrônico é basicamente um B2C e, em alguns casos, uma venda B2B de bens e serviços por meio de lojas online projetadas usando carrinhos de compras virtuais e catálogos eletrônicos. 

Um subconjunto do comércio eletrônico de varejo é o m-commerce, ou comércio móvel, em que um consumidor compra bens e realiza contratos com uma empresa de terceirização de serviços de limpeza usando o próprio dispositivo móvel por meio de um aplicativo. 

Esses varejistas usam o método de pagamento eletrônico, aceitando diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito ou débito, carteiras online ou internet banking, sem imprimir faturas ou recibos em papel.

  1. Marketing online

Também conhecido como marketing digital, a partir de um e-commerce é possível coletar dados sobre o comportamento dos clientes, como:

  • Desejos;
  • Necessidades;
  • Padrões de compra;
  • Preferências de consumo.

A plataforma de e-commerce de empresas de segurança patrimonial ajuda as atividades de marketing, como fixar preços, negociar, aprimorar os recursos do produto ou serviço, e construir relacionamentos fortes com os clientes.

Isso ocorre pois os dados podem ser aproveitados para fornecer aos clientes uma experiência de compra personalizada e aprimorada.

  1. Finanças

Bancos e outras instituições financeiras usam os modelos de e-commerce de forma significativa.

Os clientes podem verificar os saldos das contas, transferir dinheiro para outras contas detidas por eles ou por terceiros, pagar contas pelo internet banking, pagar prêmios de seguro e assim por diante. 

Os usuários também podem negociar ações online e obter informações sobre ações para negociar em sites que exibem notícias, gráficos, relatórios de desempenho e avaliações de analistas de empresas.

  1. Fabricação e produção

As operações da cadeia de suprimentos também usam comércio eletrônico. De uma forma geral, empresas formam um grupo e criam uma bolsa eletrônica, facilitando a compra e venda de mercadorias, troca de informações de mercado e informações de back office.

Dessa forma, conseguem manter o controle de estoque, entre outras atividades comerciais, como o desenvolvimento de projeto por parte do setor de engenharia de incêndio e segurança patrimonial.

Isso permite o fluxo corrente de matérias-primas e produtos acabados entre as empresas associadas e também com outros negócios.

  1. Publicação online

Criativos podem realizar a publicação de materiais no formato digital, direcionado a equipamentos específicos, permitindo a distribuição de revistas, livros, catálogos, e os clientes podem criar uma biblioteca online, podendo ser acessada de qualquer lugar.

Dependendo do tipo de publicação digital, até mesmo em um local sem acesso à internet é possível manter o arquivo de um aparelho ultraformer 3 valor guardado em um dispositivo móvel, com tablets e celulares smartphones.

  1. Publicidade digital

A publicidade online, ou digital, usa a internet para entregar material promocional aos consumidores; envolvendo um editor e um anunciante. 

O anunciante fornece os anúncios e o editor os integra ao conteúdo online. Muitas vezes, existem agências de criação que produzem o anúncio e até ajudam na veiculação. 

Diferentes tipos de anúncios incluem:

  • Banner e faixa digital;
  • Patrocínio em rede social;
  • Pop-up;
  • Retargeting;
  • SEO (Search Engine Optimization).

O comércio eletrônico está inserido na sociedade que possui acesso à internet e, com isso, todo empreendedor também deve entrar nesse campo se quiser expandir o mercado, obter mais clientes e aumentar a lucratividade na furação em laje de concreto, ou qualquer outro serviço.

Benefícios dos diferentes modelos de e-commerce

A proliferação do e-commerce é extremamente alta, levando a um aumento significativo na demanda por serviços de desenvolvimento de comércio eletrônico.

Acompanhar as tendências globais e planejar os desenvolvimentos futuros é, sem dúvida, importante, mas isso não é tudo o que os modelos de e-commerce oferecem. 

O campo é muito abrangente, e permite-se explorar as vantagens do e-commerce que ajudam toda e qualquer empresa que tenha uma presença online de forma significativa.

Poder da competição

O campo do e-commerce é altamente competitivo e, embora possa parecer uma desvantagem à primeira vista, a concorrência é um fator de desenvolvimento altamente eficaz. 

A distinção valiosa entre lojas físicas e online é que, em mídias digitais, as atividades dos concorrentes estão disponíveis publicamente. 

No e-commerce, a concorrência é aberta e transparente, se apresentando como uma das principais vantagens e desvantagens do comércio eletrônico. 

Sendo assim, empreendedores estão livres para aprender com os erros e tirar o máximo proveito dos modelos de e-commerce que os mais diferentes negócios podem proporcionar. 

Ajuda a acompanhar as demandas mais altas

A adaptação ao e-commerce aproxima a empresa do mercado e, mais importante, mantém a marca em contato com o cliente final.

Ao integrar um sistema de CRM (Customer Relationship Manager), a empresa pode enviar e-mails personalizados, monitorar a conversão, trabalhar com clientes em potencial e enviar acompanhamentos automatizados.

Também vale a pena notar que os clientes de e-commerce são altamente seletivos quanto às escolhas, seja de piso de concreto polido ou de uma porta ou janela para a construção civil. 

Embora haja espaço para uma compra impulsiva, a maioria dos consumidores online gosta de ler avaliações, coletar informações sobre a empresa e fazer pesquisas detalhadas. 

Eles também esperam que o site forneça informações úteis, sempre pesquisando sobre um produto ou serviço, o que faz com que a descrição esteja presente nos diferentes modelos de e-commerce.

Essas demandas inspiram o negócio a crescer a um novo patamar, por isso é um dos principais benefícios do e-commerce. 

Vantagens do custo baixo de gestão e manutenção 

Como uma vantagem que merece um aparte, está comprovado que os modelos de e-commerce, como sites ou redes sociais, podem ser mais eficientes e demandam menor investimento que o varejo físico. 

Relatórios precisos 

Uma loja online pode navegar por integrações automatizadas com software de faturamento e gerentes de contabilidade. Isso leva a operações financeiras mais rápidas e protege uma empresa de possíveis penalidades.

Menos custos adicionais

Todos os recursos que antes eram direcionados para eletricidade, aluguel ou reforma de prédios podem ser redirecionados para marketing e publicidade.

Gestão de estoque 

Uma loja online não precisa ter um armazém. Em vez disso, uma empresa pode terceirizar o trabalho para atacadistas ou alugar espaço. 

Nenhuma organização demorada, armazenamento, problemas logísticos e problemas de desembalagem.

Comunicação 

Diversos modelos de e-commerce permitem que os varejistas conversem com os funcionários por meio de mensageiros online e redes sociais. 

Os clientes são abordados por meio de redes sociais, e-mail, telefones celulares e aplicativos de mensagens. Todos os logs de diálogo são armazenados em ferramentas de gerenciamento dedicadas.

As ricas oportunidades de automação, oferecidas pelo e-commerce, são mais uma razão pela qual uma empresa recorre ao comércio eletrônico. 

Os proprietários de empresas podem reorientar as tarefas trabalhosas para os objetivos relacionados ao desenvolvimento.

Todas as informações em um único lugar

Ter uma loja online é conveniente mesmo para as empresas que não planejam mudar do varejo tradicional. 

Mesmo com o avanço na mudança de hábito dos consumidores, ainda há muitos clientes que fazem pesquisas online sobre tinta epóxi preço no mercado para comparação de produtos e valores, muito antes de realizar qualquer tipo de compra. 

Isso significa que uma oferta deve ser facilmente visualizada online para que os clientes em potencial possam acessá-la no computador ou dispositivo móvel.

Uma loja online oferece aos clientes acesso total à gama de produtos, ofertas especiais, informações de contato e respostas às perguntas mais importantes. 

Com as plataformas de comércio eletrônico digital em funcionamento, os funcionários não precisam responder às mesmas perguntas recorrentes sobre entrega, política de devolução ou descontos.

Conclusão

Os modelos de e-commerce provam ser altamente disruptivos para os modelos de negócios tradicionais, e a participação de mercado das empresas de internet está crescendo rapidamente em muitos setores, especialmente no varejo e na prestação de alguns serviços ao consumidor.

Além disso, a inovação tecnológica no e-commerce é relativamente rápida, como em termos de velocidade de banda larga e desenvolvimento de aplicativos. 

Esses avanços proporcionam diversos benefícios para o consumidor, incluindo mais concorrência e maior transparência de preços. 

Eles também estão aumentando a produtividade de capital das empresas. Mas o crescimento do potencial de oferta no varejo está superando o crescimento da demanda. 

Como resultado, é improvável que as chamadas guerras de preços dos estabelecimentos comerciais desapareçam por um tempo considerável, rendendo aos modelos de e-commerce um ponto de atenção para as empresas, em todos os setores.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco