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Taxa de conversão: saiba o que é e como calcular

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Conhecer os resultados que o negócio está conquistando é importante para o futuro da empresa, especialmente para saber quais serão os próximos passos. A taxa de conversão é uma das formas de fazer um empreendimento conhecer os resultados de suas ações. 

A taxa de conversão é uma métrica que indica o retorno de cada investimento que a empresa realizou. Ela pode ajudar a vender mais e a converter o máximo de número de consumidores para serem fiéis à marca, ou a seus produtos e a seus serviços. 

Ligado diretamente com outras estratégias digitais, a taxa de conversão da empresa pode ser medida com softwares e ferramentas, porém é preciso compreender os cálculos para entender ainda mais profundamente os dados que irão ser mostrados. 

Caso haja a efetiva compreensão dos pequenos erros que podem ser detectados na realização da taxa de conversão, mesmo uma empresa de sistema de cftv industrial pode detectá-los e revertê-los.

Os resultados que uma empresa têm das taxas de conversão ocorrem quando há uma passagem pelo funil de vendas, quando visitantes se transformam em leads ou leads se transformam em clientes.

Esse percentual é fundamental para a empresa saber os resultados e se preparar para possíveis mudanças que ocorrem dentro do mercado, e por isso conhecer a importância por trás do cálculo e saber como realizá-lo é fundamental. 

Desse modo, um empreendimento pode compreender quais são as mudanças que estão em ação dentro de um mercado de ribbon impressora zebra tlp 2844, por exemplo, e se preparar para o que pode ocorrer.

A taxa de conversão é algo importante e deve pertencer a todo e qualquer tipo de empreendimento, visto que oferece grandes benefícios e proporciona novas possibilidades de planejar novas ações de mercado.

A importância do cálculo da taxa de conversão

Quando se opera dentro do mercado, buscar métricas e indicadores para se ajudar a compreender como está sendo a atuação é fundamental ao empreendimento, especialmente porque a concorrência é cada vez mais constante. 

Com a taxa de conversão operando em um empreendimento, é possível ter uma compreensão mais ampla de como a empresa está em relação ao consumidor e as formas de fazê-lo se tornar fiel ao negócio. 

Basta um erro ou alguma complicação para gerar efeito negativo ou falha ao longo do funil. Se isso ocorrer, as etapas conseguintes das táticas de venda podem ser comprometidas ou arruinadas.

Caso pretenda-se vender itens como um agasalho esportivo infantil masculino, é interessante conhecer a taxa de conversão. Ela permitirá compreender os atos que não agregam valor à estratégia de marketing concebida pela empresa que o vende.

Por isso, essa métrica não deve estar apenas ligada ao marketing, mas também ao setor de vendas, sendo ações e resultados que impactam ambos os lados quando são colocadas em prática no momento de atração e do processo do consumidor. 

Quanto mais alinhados eles estiverem, melhores se transformarão as chances dos resultados serem alcançados, algo positivo ao negócio, que permite um crescimento do empreendimento dentro de seu segmento de atuação do mercado. 

E com isso, pode ser pontuado que a importância da taxa de conversão a uma empresa está relacionada à e ao:

  • Visibilidade do retorno de investimento;
  • Acompanhamento do progresso dos clientes;
  • Identificação de gargalos;
  • Direcionamento de esforços e investimentos para estratégias certas.

Por envolver capital dentro das estratégias de um serviço de atendimento domiciliar ao idoso, por exemplo, compreender se a empresa está tendo Retorno de Investimento, conhecido como ROI, é importante para saber se não há mais gastos do que lucros. 

Assim, os investimentos mais bem-feitos podem receber melhores otimizações para continuarem com um bom resultado, e dessa forma fazer com que o crescimento seja cada vez mais constante.

Por isso, compreender a importância que a taxa possui permite saber como realizar os cálculos corretamente e como oferecer ao empreendimento uma maior percepção sobre as suas ações. 

Como calcular?

Se um empreendimento que fabrica banner para aniversário personalizado deseja saber como calcular a taxa de conversão, antes da conta ser realizada, alguns pontos devem ser considerados como critérios.

Dentre eles, podem ser destacados os números de visitantes que viraram leads, os leads que se tornaram uma oportunidades, e as oportunidades que se fidelizam como clientes. 

Esses dados são levantados a partir do momento que o usuário entra em contato com um site e inicia uma navegação nas páginas, conteúdos e as abas que estão disponíveis, sendo que cada parte contabiliza os acessos. 

Por exemplo, se uma loja de suporte aramado para plantas possuir uma página com conteúdos sobre a empresa e encaminhamento para loja virtual, cada ponto está contabilizando a ação que o usuário está fazendo. 

Isso faz com que a empresa tenha uma maior percepção do que está atraindo e do que precisa ser melhorado e saiba como fazer os ajustes necessários. 

Os cálculos da taxa de conversão são realizados com o total de conversões que a empresa teve dividido pelo número de visitantes. O resultado obtido deve ser multiplicado por 100, e o final considerado como uma porcentagem. 

Com o resultado que a empresa obteve, deve-se ter, a partir deste momento, a percepção se este número é baixo ou alto, e esses pontos se tornam variáveis, pois dependem do mercado ou da periodicidade que os dados da conta foram coletados. 

Para que os cálculos possam ser mais compreendidos, é importante que haja um alinhamento entre a equipe de marketing e o time de vendas de fita de arquear pallet.

Isso, também, para que se tenha uma maior compreensão do funil e saber as mudanças a serem realizadas. 

Devendo ser considerada a métrica mais importante que a empresa deve acompanhar, os cálculos das taxas de conversão, quando são observados e analisados, oferecem mudanças ao empreendimento e principalmente um alinhamento com os objetivos. 

A sua atuação dentro do mercado sofre significativas melhorias para que, posteriormente, o negócio se torne a primeira opção quando o cliente houver aquele desejo ou necessidade.

Como melhorar as taxas de conversão?

Após a descoberta de como realizar os cálculos das taxas de conversão, é importante que a empresa saiba melhorar os índices em casos de necessidade, por isso ter a compreensão dos objetivos da empresa é algo que ajuda nas mudanças necessárias. 

Caso o negócio de persiana rolô sob medida utilize mais de uma taxa de conversão para ter um conhecimento mais amplo, é essencial acompanhar cada uma para ter uma maior clareza sobre os resultados apresentados diante das ações.

Assim, a empresa sabe quais são as possibilidades de fazer com que haja mudanças, podendo investir mais em um setor e reorganizar outra área de modo que a qualidade dos serviços não sofram quedas. 

Comparar os resultados com o mercado também é uma forma de saber como melhorar as taxas de conversão e outras que são usadas pela empresa trazendo abordagens que ofereçam ao consumidor a diferença que ele espera dentro do segmento. 

Por isso, conhecer internamente e fazer melhorias é importante para que, assim, a empresa mantenha uma boa qualidade no que se refere à abordagem de clientes, materiais que proporcionem uma conversão e pontos mais fortes para se consolidar no nicho. 

Acompanhar os feedbacks que os consumidores dão após a compra de um produto ou serviço também é uma forma de gerar melhorias na taxa de conversão, especialmente para os futuros clientes que serão abordados. 

E com isso, a empresa tem maiores chances de ser a referência dentro do mercado, e o consumidor poderá ser convertido após a primeira compra com a abordagem que teve durante todo o processo, resultado em boas experiências de compra. 

Considerações finais 

A taxa de conversão é uma métrica fundamental dentro de qualquer empreendimento, especialmente porque é por intermédio dela que se tem um conhecimento acerca dos gastos.

Acompanhar como a empresa está atuando dentro do mercado é fundamental, por isso saber os cálculos permite que não haja perdas de capital em operações que não estão funcionando. Com isso, os direcionamentos podem ser feitos em sentidos corretos. 

Por isso, acompanhar o processo do cliente, identificar os gargalos que existem dentro do funil de vendas são ações importantes que devem ser realizadas em conjunto pelas equipes de vendas e de marketing.

Desse modo, a empresa ganha maiores chances de fazer com que os consumidores tenham boas experiências e retornem quando sentirem a necessidade novamente, além de divulgar a empresa para amigos e familiares. 

Os cálculos da taxa de conversão são essenciais, e por isso quanto mais a empresa tiver a cultura de acompanhar seus resultados, melhores serão as ações que garantirão um sucesso a longo prazo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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