Sua loja pronta para vender em 5 dias

Sistema de gestão integrada: o que é, benefícios e como implementar

Sistema de gestao integrada o que e beneficios e como implementar definicao para o sistema 4 dicas para aplicar beneficios sobre compatibilidade


Uma empresa que pretende centralizar diferentes processos e normas pode combinar fatores e elementos em um sistema de gestão integrada, para que possa contar com maior agilidade, economizar tempo e aumentar a eficiência, como um todo. 

A implementação de um sistemas de gestão integrada bem sucedido elimina qualquer problema ou aborrecimento desnecessário, além de reduzir o trabalho de vários processos de gerenciamento. 

Dentro de um cenário que demanda agilidade e rapidez por parte de qualquer organização, principalmente com a mudança frequente de hábitos de consumo, e aumento da concorrência, o sistema de gestão integrada permite que líderes e gestores estejam devidamente alinhados.

Dessa forma, e por consequência, outros elementos estruturais de uma organização seguem todo o processo, como:

  • Fornecedores;
  • Funcionários;
  • Investidores;
  • Parceiros comerciais.

Seguindo a realidade de cada empresa, ao invés de realizar auditorias para cada norma, pode ser preciso de apenas uma, pois o sistema de gestão integrada permite que os processos sejam combinados cobrindo, ao mesmo tempo, todos os requisitos específicos do padrão.

Definição para o sistema de gestão integrada

O sistema de gestão integrada pode ser a centralização de gerenciamento sob múltiplos aspectos de operações de uma organização, conforme os padrões internacionais, como por exemplo:

  • Gestão de saúde;
  • Meio ambiente;
  • Qualidade;
  • Segurança.

O sistema de gestão integrada também pode envolver outros setores, como continuidade dos negócios para pesquisar o valor de vistoria veicular de frota, segurança da informação e setor financeiro. 

O emprego de um sistema de gestão integrada em uma empresa fornece uma estrutura para operações simplificadas, e mesmo assim com maior eficiência. 

Tudo porque se trata de um sistema único e coerente, que leva a diversos benefícios para qualquer negócio, desde que o controle esteja sob a coordenação de um sistema de gestão integrada.

4 dicas para aplicar sistema de gestão integrada

A implementação de um sistema de gestão integrada pode apresentar alguns desafios e, por isso, é preciso desenvolver um planejamento e somar esforços em todo o processo. 

Com isso, todos os envolvidos podem entender melhor a complexidade e, por consequência, os diversos benefícios, como esses apresentados a seguir.

  1. Abordagem sobre questões de segurança

Um sistema de gestão integrada reúne informações confidenciais, o que pode abrir precedentes para enfrentamento e repercussões caso haja uma violação na segurança. 

Há muitos softwares de sistema de gestão integrada que possuem aplicativos móveis, o que permite que os usuários verifiquem dados sobre um fabricante de portas de alumínio por meio de smartphones, tablets e notebooks.

Mesmo que a plataforma adicional torne o acesso ao dados a partir de login e senha personalizados, ela requer uma proteção extra e exclusiva para manter as informações seguras. 

Sendo assim, toda empresa deve abordar todas as preocupações de segurança com o desenvolvedor do sistema de gestão integrada. 

Quem utiliza dispositivos móveis, a gestão de segurança exige uma senha exclusiva, mas também pode ser aplicado geolocalização e impressões digitais como complemento, o que pode limitar qualquer tipo de exposição de dados. 

Até mesmo os monitores dentro das instalações de uma empresa devem ser protegidos, com acesso apenas para aqueles que possuem identificação específica. 

Todas as informações extraídas devem ser criptografadas e, assim, garantir que qualquer tipo de dado possa ser armazenado em dispositivos externos, ou mesmo utilizando a tecnologia de cloud computing, ou computação na nuvem.

  1. Ferramentas modernas de integração

A tecnologia oferece diferentes métodos para o sistema de gestão integrada, o que permite que as empresas especializadas precisam entender qual a melhor opção para cada tipo de organização. 

Em geral, são oferecidos 2 tipos de ferramentas de integração, sendo uma de sincronização de dados, e outra de integração baseada em processos. 

Caso a escolha seja a sincronização de dados, uma empresa de robôs industriais pode empregar uma ferramenta que extrai, transforma e carrega informações para combinar dados de vários processos. 

Se uma organização trabalha com mais de um fluxo de trabalho automatizado, a ferramenta de integração de processos pode combinar não apenas um sistema de gestão integrada, mas vários que funcionam em conjunto.

Funções de terceiros também estão disponíveis no mercado, para que as empresas possam se comunicar com clientes externos e fornecedores. 

  1. Realização de manutenção regular

Para obter a continuidade sobre a eficiência operacional, líderes e gestores devem realizar verificações de qualidade de rotina e manutenção no sistema de gestão integrada, para evitar problemas técnicos, principalmente, e que podem limitar o desempenho dos negócios. 

Sendo assim, o sistema de gestão integrada deve empregar recursos de confirmação que enviam alertas ou mensagens aos usuários quando a transmissão de dados ocorre dentro das conformidades. 

Essa função garante que toda integração agregue todos os processos de forma eficiente. 

  1. Comparação entre custo e benefício

Em determinados casos, o sistema de gestão integrada pode exigir investimento de alto custo, além de recursos e mão de obra significativos para uma implementação segura e eficiente. 

No entanto, as empresas devem encarar exatamente como um investimento de longo prazo, que se paga no devido tempo. 

Quando se fala em longo prazo, significa que o sistema de gestão integrada permite a economia de mão de obra e custos de manutenção com a automação de processos, como funções inteligentes e compartilhamento de dados. 

Essa solução também aprimora a funcionalidade, agiliza os procedimentos de rotina, aumenta a satisfação do cliente que contrata um escritório de ensaio por ultrassom, além de permitir uma administração concentrada nos esforços de expansão dos negócios. 

Benefícios sobre um sistema de gestão integrada

Os benefícios sobre um sistema de gestão integrada podem se apresentar de diversas e variadas maneiras.

Ainda assim, podem ser mais significativos quando demonstram uma melhoria sobre a eficiência devido à redução de duplicidade e lacunas dentro do gerenciamento conforme aspectos de um negócio.

Outro benefício se dá sobre a abordagem mais proativa e sistemática quanto a identificação e a gestão sobre oportunidades e riscos aparentes. 

Isso ocorre porque o sistema de gestão integrada melhora a comunicação entre diferentes setores, e as respectivas funções, dentro de uma organização que realiza a cromação de peças de prédios residenciais e comerciais. 

Sendo uma plataforma de melhoria contínua, esses benefícios são significativos, o que leva a determinados desafios que devem ser suplantados. 

O desafio mais significativo, a princípio, é o cultural, isto é, fazer com que todos façam parte da novidade que é colocada em funcionamento. 

A mudança pode ser emblemática, especialmente quando é necessário romper com formas de trabalhos que estão estabelecidos há muito tempo. 

Impossível negar que a implementação de um sistema de gestão integrada é um desafio, qualquer que seja o segmento produtivo, ou uma empresa de pequeno, médio ou grande porte que precisa comprar divisória de ambiente para separar os setores.

Entretanto, os benefícios que levam a melhor comunicação, eficiência e transparência, fazem com que seja um exercício valioso para qualquer organização que esteja empenhada em permanecer competitiva no mercado global. 

Compatibilidade de sistema de gestão integrada

O sistema de gestão integrada em 3 áreas principais, gestão ambiente, qualidade, saúde e segurança ocupacional pode ser aplicada sobre uma estrutura em formato de ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

Vale passar por uma visão geral de cada um desses padrões de sistema de gestão integrada e que são adotados e implementados de maneira universal. 

  1. ISO 9001 

A certificação no padrão de sistema de gestão de qualidade integrado ISO 9001 demonstra que uma organização atende aos rigorosos requisitos de qualidade nas seguintes áreas: 

  • Equipamentos;
  • Instalações;
  • Pessoal;
  • Serviços 
  • Treinamento.

A obtenção desta certificação é considerada o primeiro passo para a implementação de um processo de melhoria contínua em toda a organização, da presença de uma estante em aço inox no escritório às ferramentas ergonômicas em diferentes setores.. 

  1. ISO 14001 

Qualquer organização que pretende estabelecer, implementar, melhorar ou manter um sistema de gestão integral relacionamento ao meio ambiente precisa obter a certificação ISO 14001, para comprovar a eficiência. 

A extensão em que os padrões ISO 14001 são aplicados têm como base fatores como políticas ambientais específicas, tipos de produtos e serviços fornecidos e as condições operacionais e localização. 

  1. ISO 45001 

Substituindo a certificação OHSAS 18001, a ISO 45001 abrange a área de saúde e segurança, importante em qualquer organização, como aquelas que trabalham com proporcionador de espuma na linha de produção. 

Essa norma fornece uma estrutura para redução de riscos no local de trabalho, assim como a melhoria quanto à segurança dos funcionários e, em geral, a criação de melhores condições de trabalho para profissionais, em qualquer parte do mundo. 

Conclusão

Para finalizar, é importante ressaltar o quanto um sistema de gestão integrada é relevante para qualquer tipo de organização, tanto por ajudar a lidar de forma eficaz frente aos desafios, como tratar recursos limitados e competitividade crescente e atendimento às expectativas dos clientes.

Sendo assim, quem possui um sistema de gestão integrada, ou planeja implementar novos, o momento sempre é oportuno, desde que seja para otimizar o alinhamento quanto às práticas de líderes e gestores, assim como melhorar os resultados produtivos. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco