Sua loja pronta para vender em 5 dias

SEO para E-commerce: entenda a importância

SEO para E-commerce entenda a importância SEO ecommerce online dica diferença


A presença online é essencial para as empresas, visto que o público consumidor, em grande maioria, está inserido nas mídias digitais, o que exige uma estratégia de SEO para E-commerce por parte das empresas.  

O objetivo dos empreendedores, quando se trata de marketing digital, é aparecer entre os primeiros resultados de busca de plataformas como Google e Bing, e assim ter mais visitantes e compras. 

Para isso, é preciso trabalhar para ter um bom posicionamento, o que recai sobre a estratégia de SEO para E-commerce. 

O termo SEO (Search Engine Optimization), é usado para descrever o processo de otimização de busca para lojas de e-commerce, desde aquelas que vendem alarmes de incêndio para o setor da construção civil até produtos direcionados a clientes civis. 

De maneira simples, são regras que devem ser aplicadas a um site e-commerce, tornando-o amigável às plataformas de pesquisa.

Diferença entre SEO e SEO para e-commerce

O site de comércio eletrônico envolve vertentes para a otimização de pesquisa ampla, com determinadas indicações particulares quanto à loja virtual, e que nem sempre podem ser aplicadas a outros modelos de site.

Por exemplo, para um site não comercial, as páginas de categoria não são tão essenciais do ponto de vista de negócios. No entanto, para um site e-commerce, eles são cruciais e requerem atenção especial. 

Outra questão é o uso do blog, um ativo que desempenha um papel importante na otimização de sites de comércio eletrônico e SEO para sites sobre avaliações ambientais, que não são de comércio eletrônico, mas prestam algum serviço para clientes em potencial.

O que leva à prática de SEO para e-commerce e o posicionamento nas SERPs (Search Engine Ranking Page), ou seja, as páginas de ranqueamento do motor de busca. 

Isso porque, uma vez inserido no ambiente online, um empreendedor inicia um negócio, um termo, ou palavra-chave, deve acompanhá-lo e estar muito atento às mudanças. 

Esta palavra-chave inclui técnicas que um site pode aplicar ao site e-commerce para melhorar a posição e a visibilidade. E tudo isso se reflete nas páginas de pesquisa do navegador.

Qual a importância do SEO para e-commerce?

As lojas de comércio eletrônico se beneficiam particularmente do SEO, como chaves codificadas que abrem as portas dos e-commerces. 

Na verdade, muitas pessoas argumentam que os comércios eletrônicos precisam se concentrar ainda mais em SEO para e-commerce para fins de classificação e aquisição de clientes.

Classificar um site de comércio eletrônico é difícil, pois é preciso encaixar palavras-chave em pequenas descrições, garantir que o site seja amigável, verificar imagens atrasadas, entre outras exigências que o Google, principalmente, exige das marcas e empresas.  

No entanto, SEO para e-commerce também é necessário, principalmente se houver um novo negócio e site, e compreender quais os benefícios que isso proporciona a qualquer empreendimento online.

Benefícios do SEO para e-commerce

Um site voltado para o e-commerce não é direcionado para o entretenimento, pois tem como proposta um negócio comercial, uma empresa de perfil de alumínio para portão, que precisa vender, lucrar e crescer ao longo do tempo. 

A pesquisa em uma plataforma de busca responde a milhões de consultas por dia, e muitas delas estão relacionadas ao comércio eletrônico. 

Milhares de pessoas usam a plataforma de busca para encontrar um produto para comprar, ou um serviço para contratar.

Com a ajuda do SEO para e-commerce, uma loja online pode ser atualizada no ranking do Google e aumentar o tráfego da internet.

Para isso, é preciso obter classificações altas para palavras-chave, o que proporciona um tráfego digital direcionado. 

Por exemplo, o tráfego orgânico tem origem de pessoas que estão prontas para adquirir um produto ou contratar um serviço. Esses leads, ou seja, potenciais clientes, têm intenções claras e inserem uma consulta na caixa de pesquisa. 

Com o SEO, você pode identificar e otimizar essas palavras-chave de cauda longa a partir de uma empresa de bombeiro civil para aumentar o ranqueamento de uma loja online e impactar os negócios.

Na verdade, o SEO para e-commerce tem como grande benefício a construção de um negócio online duradouro. 

Embora o SEO para e-commerce leve tempo para funcionar de forma orgânica, é certo que os resultados permanecem a longo prazo, proporcionando um ROI (Return Over Investiment) mais alto por um longo período, ante qualquer outro método de marketing digital. 

Sendo assim, um empreendedor que deseja construir um negócio que gere tráfego por conta própria, sem depender apenas de publicidade paga, o SEO para e-commerce é o caminho a percorrer.

Site amigável projeta SEO para e-commerce

Para alcançar todos os benefícios que o SEO para e-commerce proporciona, é preciso que a estrutura seja amigável, inclusive para dispositivos móveis, como celulares smartphones e tablets. 

Muitos conceitos de SEO para e-commerce estão associados à usabilidade e como tornar os sites mais fáceis de navegar enquanto procuram por equipamentos contra incêndio, tanto para pesquisa do motor de busca quanto para usuários. 

Quando o empreendedor decide adotar as diretrizes ou contratar um consultor de SEO para ajudar na otimização do site, o resultado final é um ambiente digital mais acessível de usar, promovendo uma classificação sustentável, a partir dos resultados na plataforma de busca.

Com isso, o SEO para e-commerce também vai resultar no aumento de conversão de leads em clientes pagantes. 

Além disso, ajuda a obter o tipo de tráfego desejado, pois a otimização de mecanismos de pesquisa pode aumentar a taxa de conversão. 

Os testes A/B devem ser empregados, de fato, porque otimizar a conversão demora mais tempo, mesmo que seguindo a prática de SEO, tendo um resultado positivo.

6 táticas de SEO para e-commerce

Atingir todos os objetivos, ou seja, aumentar o tráfego e as conversões com SEO, demanda tempo, habilidade e criatividade. 

No entanto, algumas táticas não podem ser ignoradas se um empreendedor deseja melhorar o posicionamento do site e-commerce nas plataformas de buscas.

  1. Análise do concorrente

Para ganhar vantagem sobre a concorrência, antes mesmo de começar a implementar uma estratégia de SEO, é preciso saber como e o que os concorrentes estão fazendo, e se preparar para fazer ainda melhor.

  1. Encontrando as palavras-chave apropriadas

Quem procura a otimização de um site e-commerce deve identificar, para melhor direcionar as palavras-chave, dentro de um nicho mais específico,como construção de parede baritada e, no caso de empresas locais, focar na geolocalização de palavras-chave.

  1. Otimização estrutural da página da internet

Para um site de e-commerce, a regra a seguir é que toda descrição de um produto na vitrine virtual deve ser alcançada em até 3 cliques, a partir da página inicial.

  1. Destaque para links internos

Para melhorar o posicionamento de um e-commerce nas plataformas de buscas, é importante criar diversos links entre os produtos e o conteúdo interno do site.

  1. Otimização de metadados

Um bom trabalho de SEO para e-commerce não pode ser separado de um URL amigável para SEO, ou seja, ela deve descrever a página da web, conter o nome e em qual categoria o produto se encaixa, com metadados como:

  • Descrição da tag; 
  • Imagens;
  • Texto alternativo;
  • Títulos e subtítulos.

Tudo isso deve ser preenchido corretamente, incluindo o nome do produto ou serviço, que não deve ser omitido em nenhum momento.

  1. Destaque de produto único no e-commerce 

Para que possa ser acessado de diferentes páginas dependendo do caminho do usuário, como por exemplo, com base na ordem em que o produto é exibido. 

Portanto, é essencial usar corretamente e com precisão as tags canônicas relativas, isto é, atributos que informam a busca a URL mais representativa entre aquelas que apontam para o mesmo conteúdo, a fim de evitar que a busca leia as páginas como conteúdo duplicado.

O conteúdo deve ser exclusivo, quando se trata da descrição dos produtos, sem qualquer tipo de duplicidade, ou outras especificações encontradas na internet.

Dessa forma, eles devem ser escritos de uma perspectiva de SEO e devem ser acompanhados por um conteúdo inédito, como releases para imprensa, textos para convidados, guias instrutivos e resenhas complementares.

O que o SEO para e-commerce inclui?

Quando se trata de otimização de sites de comércio eletrônico, existem objetivos principais nos quais um empreendedor precisa se concentrar, como os pontos a seguir.

  • Compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Estrutura do site;
  • Integração com redes sociais;
  • Links internos;
  • Opiniões dos usuários;
  • Otimização de palavras-chave;
  • Usabilidade e navegação

Para aplicar o SEO para e-commerce e otimização de palavras-chave, é preciso garantir que a página, por exemplo, sobre aluguel de máquina de depilação a laser, tenha a palavra-chave mais relevante em locais estratégicos.

Podem ser arquivos de imagem, cabeçalhos, título da página, descrições de produtos, tag de imagem alternativa, URL, entre outros elementos descritivos dentro do site e-commerce.

Vale lembrar que esse elemento pode afetar a usabilidade, classificação e conversões em relação à estrutura do site. 

Conclusão

De maneira ideal, é preciso se concentrar em uma arquitetura de site simples que envolva o SEO para e-commerce, com um design que exija do usuário o menor número de cliques, desde a página inicial, até encontrar a página do produto que deseja adquirir.

Considerando os links internos, esse aspecto permite que se defina um texto âncora, o que pode ajudar a ranquear as principais palavras-chave. 

Ainda assim, a página deve ter um número razoável de ocorrências das palavras mais frequentes, pois os filtros de spam do Google, principalmente, podem reconhecer o uso excessivo de palavras-chave na página e impor sanções ao site.

Finalmente, quando se trata da usabilidade de um site com SEO para e-commerce, uma boa experiência do usuário também significa que os clientes em potencial podem passar mais tempo navegando entre páginas e descobrindo mais sobre a empresa, os produtos e serviços.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco