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Saiba o que é inteligência de mercado e como aplicá-la no seu negócio

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Inteligência de mercado é um conjunto de informações relevantes para as estratégias de marketing do negócio, tendo como propósito aumentar as vendas e orientar as tomadas de decisão.

Uma das principais características do mundo dos negócios é que as empresas precisam conhecer muito bem o mercado em que atuam para que possam se destacar e até mesmo sobreviver.

Essa necessidade se aplica a qualquer tipo de negócio, como startup, empresas novas, empresas já consolidadas e assim por diante. Qualquer que seja a organização, precisa olhar para fora e não apenas para si mesmo.

A inteligência do marketing ajuda a coletar e analisar informações externas para melhorar as decisões estratégicas, tanto de marketing e vendas quanto de produto e atendimento.

Mesmo que não exista um setor específico ou profissionais totalmente dedicados para essa questão, ainda assim é indispensável fazer pesquisa e análise.

Entretanto, muitos negócios não tiram proveito disso e o time de vendas não usa informações úteis que melhoram sua performance.

Para resolver essa questão, este artigo vai explicar o que é inteligência de mercado, qual é sua importância e como aplicá-la aos negócios.

Conceito de inteligência de mercado

Quando é necessário fazer o planejamento estratégico do negócio, os líderes precisam ter acesso a informações confiáveis que vão embasar as tomadas de decisão.

Mas mesmo diante dessa necessidade, a verdade é que muitos não possuem um processo estruturado que ajuda a coletar e processar informações sobre o mercado.

A metodologia também é conhecida como inteligência competitiva, uma área em crescimento, principalmente porque o acesso à informação é cada vez mais fácil por conta das facilidades da tecnologia e da geração de dados.

Um fabricante de mochila personalizada aniversario pode usar o recurso, mas mesmo sendo simples e muito importante, ainda causa muitas dúvidas em relação ao seu conceito.

Isso porque é muito comum que empreendedores e gestores acreditem que a inteligência de mercado é uma análise de concorrentes. Esta é uma das principais ações, mas existe muito mais para ser explorado.

Na verdade, o propósito da inteligência de mercado é compreender o que se passa no segmento em que a organização atua para que ela consiga aumentar sua competitividade.

Para alcançar esse objetivo, a inteligência de mercado ajuda a fazer um monitoramento, coletar dados e fazer análises, e converter essas informações em inteligência que vai apoiar as tomadas de decisão.

Ela se atenta ao ambiente de negócios onde a companhia se encaixa e observa o que pode impactar sua performance e desenvolvimento, o que inclui diversos elementos, como:

  • Produtos;
  • Serviços;
  • Clientes;
  • Concorrentes;
  • Segmento;
  • Economia.

É com base na observação desses fatores que uma empresa de serviço de fusão de fibra optica vai saber como seus produtos e serviços são vistos pelos consumidores e pelo mercado e avaliar se o preço cobrado é coerente com a realidade.

A marca também consegue identificar os diferenciais de suas soluções, como os consumidores a percebem, conhecer quem são seus clientes atuais e potenciais, acompanhar a concorrência e suas estratégias.

Por fim, é uma prática muito fundamental para entender o segmento de mercado, além de compreender problemas, influenciadores, players e tendências.

Para cumprir esse papel, utiliza estratégias como benchmarking, análise SWOT Mystery shopping, monitoramento de mídia e análise de dados.

Importância da inteligência de mercado

Independentemente de qual seja o nicho de atuação de uma empresa, apenas pode-se esperar bons resultados quando ela conhece muito bem o caminho que deve percorrer.

Este é exatamente o papel da inteligência de mercado, facilitando as tomadas de decisão, inclusive em situações que parecem ser muito complexas.

Supondo que alguém trabalhe para uma organização que precisa responder a um concorrente que acabou de lançar um novo produto. Diante dessa situação e considerando as limitações orçamentárias, é indispensável recorrer à inteligência de mercado.

A partir dos dados tratados, uma empresa de manutenção macbook consegue tomar decisões melhores sobre as ações de marketing em sentido global.

Se não houver inteligência de mercado, o setor de marketing fica fortemente prejudicado, afinal, não consegue trabalhar em cima de informações concretas.

De acordo com o Crayon Report, cerca de 94% das organizações investem em inteligência competitiva, e cada vez mais as empresas dependem dos dados em seus processos decisórios.

Isso mostra que a inteligência de mercado gera muitos impactos nas organizações porque elas começam a atuar de maneira progressiva em seu mercado, tendo como base as informações trazidas pelos dados.

Dentro desse processo, a automação tem um papel muito importante porque é por meio dela que se executa a parte mais trabalhosa da inteligência de mercado.

Afinal, quanto mais automatizada for a rotina de inteligência de mercado, mais mão de obra qualificada o negócio terá à sua disposição para tomar as decisões necessárias.

Aplicando a inteligência de mercado

Para aplicar essa estratégia, uma empresa de instalação industrial elétrica precisa definir as soluções q aue serão usadas para a coleta dos dados. Além disso, precisa usar o seguinte passo a passo:

Definir o objetivo da análise

É imprescindível saber qual é o objetivo do negócio porque a corporação vai compreender o setor de atuação, as tendências, o comportamento dos concorrentes e as necessidades dos consumidores.

No entanto, para levantar todos esses dados é necessário ter um motivo justificável, assim sendo, o primeiro passo é definir o motivo da análise, que pode ser verificar os produtos e serviços esperados pelo público, entre outras possibilidades.

Conhecer o macro e o microambiente

O macro ambiente está relacionado à análise político-econômica do mercado, enquanto o microambiente está relacionado às características internas, como no caso dos fornecedores e concorrentes.

Uma companhia de instalação de tela protetora para piscina precisa analisar esses dois cenários para ter uma visão completa, tendo em vista que a inteligência de mercado analisa aspectos externos à organização, mas que estão relacionados ao seu setor.

Saber tratar os dados

Para ter boas percepções, é crucial que os dados coletados sejam relevantes. Além disso, a organização precisa saber tratá-los adequadamente, usando para isso ações de identificação de dados duplicados e eliminação.

Também é muito importante trabalhar com padronização e validação das informações para aproveitar ainda mais o que foi coletado.

Relacionar informações e indicadores de desempenho

Depois de coletar, tratar e analisar os dados, é muito importante usá-los a favor da empresa e uma dica para fazer isso é relacioná-los aos indicadores de desempenho.

Ao fazer isso, uma empresa especializada em varanda fechada de vidro terá como objetivo relacionar as percepções do mercado com o que a marca está entregando, identificando pontos que podem ser melhorados.

Fazer um planejamento

Depois de passar por todo esse processo, é essencial utilizar as informações obtidas por meio da inteligência de mercado.

Depois de coletar os dados e interpretá-los, chegou o momento de aplicar os insights levantados. É necessário considerar a situação atual da empresa, principalmente no que diz respeito à gestão financeira e orçamentária.

As novas propostas precisam estar alinhadas à missão do negócio, bem como sua visão e valores, sempre considerando as necessidades dos clientes.

Com relação a isso, é importante ter em mente que não é indicado adotar novas medidas e formas de atuação apenas porque outras marcas estão fazendo a mesma coisa.

Para um fabricante de persiana romana, a inteligência de mercado terá resultados muito melhores se a aplicação estiver de acordo com o objetivo e com aquilo que a companhia pretende entregar para o público.

Além do mais, as ideias geradas pelos dados apurados não precisam ser aplicadas pela companhia de maneira simultânea.

É perfeitamente possível modificar e aprimorar um setor por vez, lembrando que ao fazer uma mudança em um departamento, todos os outros relacionados a ele precisam compreender e sentir a mudança.

A organização precisa usar meios de coleta de dados primários, como no caso de uma pesquisa online ou usar ferramentas de aplicação, como no caso de um questionário impresso ou questionário virtual.

Depois disso, uma empresa lavadora de vidro vai gerar relatórios para apresentar resultados, como tabelas, relatórios escritos e infográficos.

Além disso, recomenda-se usar uma ferramenta CRM porque ela reúne todas as informações sobre clientes e potenciais clientes, ajudando a compreender melhor o mercado de atuação.

Considerações finais

Nenhum negócio consegue ir para frente se não tiver todo o conhecimento necessário sobre o mercado em que atua.

Fazer pesquisas e criar uma base de inteligência de mercado é indispensável para definir melhor as estratégias de marketing, fazer melhorias nos produtos, estabelecer uma boa comunicação com os clientes, entre outras ações.

Neste artigo, foi possível conhecer um pouco mais sobre esse assunto e aprender de maneira efetiva como aplicar a inteligência de mercado aos negócios.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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