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Saiba mais sobre CRO (otimização de conversão)

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Quando se fala em marketing e, em especial, quando o assunto é marketing digital, é normal debater as práticas que visam garantir mais alcance e aumentar o grau de relacionamento com o cliente, mas raramente se fala sobre a otimização de conversão.

Esse conceito pode ser citado com a sigla CRO e serve para marcar um conjunto de estratégias e práticas voltadas a ajudar empreendedores a aumentar a taxa de conversão de vendas de uma loja virtual em um site e é cada vez mais aplicada por empresas.

O termo CRO é derivado da sigla em inglês para Conversion Rate Optimization, em tradução para o português significa “otimização de taxa de conversão”. Essa estratégia tem como base o aprimoramento constante de elementos do site voltados à conversão.

Dentro do contexto do universo em volta do marketing digital, a conversão é um dos conceitos mais importantes e representa muitas vezes a ponta final do processo de venda. A conversão ocorre quando um visitante concluir uma compra se convertendo em consumidor.

Em geral, esse visitante que já teve um contato com a empresa de recepcionista terceirizada, mas ainda não efetuou uma compra é chamado no marketing digital de lead. Esse consumidor em potencial geralmente é direcionado até o site para essa conclusão.

Esse movimento é o mais comum apenas de não ser  o único, isso indica que mesmo que esse não seja seu único canal de contato, ele será o canal de maior valor de faturamento e de fechamento de negócios seja a venda de produtos ou a contratação de serviços.

Pensando nesses princípios, a otimização de conversão visa colocar na prática do dia a dia e na estrutura do site ferramentas para melhorar o desempenho desse site e garantir mais conversões. O CRO ganha destaque pelo seu potencial de reforçar o ROI de uma marca.

O que é CRO?

A Conversion Rate Optimization, ou otimização de taxa de conversão, é representada pela sigla CRO. Essa é uma estratégia utilizada por empresas de bateria automotiva eletran para aumentar a taxa de conversão das suas ações.

A base desse tipo de ação é a empresa se manter sempre revisando e aprimorando elementos da comunicação visual e textual do seu site a fim de gerar mais conversões de compra por acessos em seu canal de contato.

Ao usar o marketing digital, uma empresa cria canais de contato, de interação, de aquisição de novos clientes interessados e por fim canais de venda, esses últimos podem ser tanto uma loja virtual quanto uma página de vendas e solicitação de produtos ou serviços.

Em especial, produtos mais caros e mais complexos também tem em si uma decisão de compra mais complicada, uma loja de móveis planejados para escritório planejado em L pode garantir muitos acessos nos seus canais, mas nem sempre garante mais vendas.

Esse fato é ainda mais relevante quando se pensa que mesmo que o alcance e a percepção de valor do seu trabalho seja importante é o que realmente vai garantir que uma empresa continue disputando mercado com potência e sustentabilidade.

Nesse contexto, as estratégias de otimização de conversão atuam como um levantamento de quanto do volume total de visitantes está atingindo o ponto de comprador do seu produto ou contratante do seu serviço.

O caráter mais marcante desse conjunto de estratégias é realizar testes e monitorar resultados de ações correntes e anteriores e otimizar as ações nesse processo para que os números de vendas sejam cada vez maiores.

Para entender a importância do CRO, é bom saber o papel do ROI para uma estratégia de marketing. 

Garantir mais tráfego para uma página ou um canal de venda tem o seu custo e o retorno desse investimento se dá a partir do número de visitantes que fecharam uma compra.

O retorno de qualquer investimento no mundo do marketing para empresas focadas em revitalização de piso cerâmico deve se dar por meio da conversão de vendas. O CRO é essencial para valorizar essa métrica e cada centavo investido.

Como funciona o CRO

Muitas empresas que buscam adotar estratégias de marketing digital possuem a sua atenção voltada a atrair mais pessoas para ter um primeiro contato com a sua marca e estabelecer um relacionamento, mas onde entram as vendas?

Na separação entre as funções de um setor de marketing e vendas dentro de uma empresa de estrutura metálica aparente, a ação de transferência de um visitante até o setor de vendas para sua finalização vai depender da conversão.

Esse processo depende da persuasão e da capacidade das empresas de quebrar as objeções dos clientes para que o setor de vendas apenas conclua a operação, muitas vezes, essa finalização ocorre por meio de um site ou de uma página de vendas.

Quando uma companhia inicia suas ações de marketing digital por mais que ela crie canais de contato diverso é natural que todos esses meios se afunilam em um único canal de fechamento de vendas que na maioria dos casos é um site.

O avanço do marketing fez com que o processo de venda se tornasse mais complexo e dinâmico se estabelecendo como uma jornada de cliente, que se inicia no primeiro contato entre consumidor e a marca e se fecha no momento da venda concluída.

O CRO busca justamente otimizar essa taxa de conversão e consolidar o processo de persuasão da empresa da forma mais eficiente possível. Com novos processos e a realização de testes frequentes, os resultados são otimizados.

Entenda a importância do CRO

O tráfego é uma métrica entre as mais comentadas e buscadas quando se fala em marketing digital. Tanto o tráfego pago quanto o orgânico exigem um certo nível de investimento por parte de uma empresa de curso extensão de cílios iniciante.

Isso faz com que tanto as empresas de marketing que conseguem conquistar muito tráfego quanto uma companhia que tem dificuldades de chegar até o seu consumidor pode ter o mesmo resultado se essa primeira não acertar na conversão de venda do seu cliente.

Por mais que trazer mais pessoas seja importante para uma organização que quer expandir a sua marca no mercado, no dia a dia o fator mais importante do sucesso de uma campanha é o número de vendas realizadas.

Para isso, é essencial que as marcas foquem e tenham em seu planejamento de marketing uma estratégia de CRO. Entre os benefícios que podem ser listados desse processo estão fatores como:

  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Capacidade de escalabilidade;
  • Aumento do Retorno de investimento;
  • Mais resultados com menos trabalho;
  • Aumento do ticket médio da empresa.

A função principal do CRO como um conjunto de técnicas de otimização de conversão tem como objetivo garantir o máximo de tráfego possível e que esse tráfego não acabe em si mesmo gerando mais vendas para uma marca de painel backdrop para fotos.

Testes e análises de métricas são o tipo de processo que está marcado no DNA do marketing digital, a estratégia focada na otimização da conversão coloca essas ações no centro do planejamento a fim de manter cada passo da marca no máximo da sua eficiência.

Para gerar uma conversão de venda as empresas lançam mão tanto de estratégias de captação da atenção, apresentação do seu produto ou serviço, como também buscam quebrar objeções e persuadir o seu consumidor a consumir.

Para realizar esses feitos diferentes ações são propostas, identidade visual, discurso de venda, criação de conteúdo e outras técnicas têm diferentes valores de eficiência e são esses os fatores analisados pelo CRO.

Considerações finais

O mundo do marketing digital, muitas vezes, pode parecer bastante complexo. Um dos fatores que geram dúvidas é o número de siglas que simbolizam diferentes ações, conceitos e processos de gestão de marca, incluindo o CRO.

Quando se olha de mais de perto todas as ideias parecem mais claras, o CRO simboliza uma série de ações de planejamento de marketing focadas na otimização de conversões de vendas em um determinado canal.

De nada adianta uma empresa de tela de proteção para janela basculante, ou de outro segmento, ter milhares de acessos dentro do seu canal de venda digital, seja uma página de contato, loja virtual ou site, sem que esses acessos sejam convertidos em vendas reais.

O foco da estratégia de otimização de conversão é analisar diversos parâmetros gerados a partir das métricas do marketing digital e aprimorar esse canal de conversão para ampliar os seus resultados.

Quando se fala em conversão, é possível ainda lidar com o próprio lead como uma primeira etapa de conversão a partir do momento que se oferece uma oferta como um conteúdo rico.

Nesse caso, também as técnicas de CRO contribuem para a captação desses clientes em potencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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