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Saiba como calcular o ticket médio

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O ticket médio é uma métrica muito importante para as empresas porque avalia o quanto os clientes estão gastando com a marca, além de ajudar a descobrir quais produtos trazem mais retorno.

Acompanhar métricas é fundamental para qualquer negócio que queira alcançar o sucesso, isso porque o mercado está cada vez mais dinâmico, exigindo um controle mais apurado das operações internas.

É assim que a companhia vai garantir que suas estratégias sejam executadas da melhor maneira possível, garantindo a sobrevivência da marca.

O acompanhamento das métricas também é essencial para saber se as estratégias estão trazendo resultados. Isso ajuda a lidar com um cenário onde é possível fazer correções em tempo real, otimizando as ações e os investimentos.

Saber o quanto o cliente gasta com a empresa que os produtos que vendem mais é uma forma de fazer com que os consumidores se sintam mais atraídos pelas soluções e comprem cada vez mais.

O ticket médio é uma métrica que não existe por acaso, por isso, é fundamental entender mais sobre ele e como pode ajudar o negócio.

Portanto, neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre seu conceito, importância e como fazer para calculá-lo do jeito certo.

Saiba o conceito de ticket médio

Ticket médio é o valor ou média de compras que um cliente faz com a empresa, independentemente de ser estabelecimento físico ou uma plataforma e-commerce.

Essa métrica costuma ser avaliada por organizações presentes nos segmentos de varejo e tecnologia, mas pode ser adotada por outros tipos de negócios, visto que ajuda a avaliar as ações, planejar as vendas e melhorar os lucros.

É por meio dela que uma empresa de serviços gerais terceirizados vai saber o quanto o cliente investe financeiramente em seu relacionamento com ela.

A importância do ticket médio

Calcular essa métrica é fundamental para entender e projetar as estratégias de crescimento da corporação. Quando está alto, mostra que a performance de vendas da marca está boa.

Para saber se o ticket médio do seu negócio está alto, é necessário avaliar os números dentro de um contexto. Isso porque o que pode parecer alto para a sua empresa, pode não ser para outra.

Outra coisa que aponta se ele está satisfatório ou não, além do tipo de venda, são os custos que cada negócio gera e o histórico da própria organização.

Pense, por exemplo, em uma pessoa que gasta mais do que recebe, nesse caso, seus lucros estão desequilibrados. A mesma situação se aplica aos negócios, e um ticket médio equilibrado consegue cobrir os custos de aquisição de clientes.

Ele também garante que o chaveiro 24hrs consiga uma boa margem de lucro, algo que absolutamente qualquer empresa procura. Se ele aumenta mês a mês, ou a cada trimestre, está indicando que os clientes estão comprando mais a cada contato.

Como calcular essa métrica?

Para saber qual é a média de gasto de seus clientes, é necessário fazer uma conta muito simples. A primeira coisa é considerar um período, de acordo com o um dos objetivos da empresa, podendo ser:

  • Diário;
  • Semanal;
  • Mensal;
  • Trimestral.

Depois, é necessário verificar quantos clientes foram atendidos dentro desse período e o valor total das vendas. Divida o valor total pelo número de clientes e, com isso, vai obter o ticket médio do período.

Ao fazer esse cálculo, percebe-se que essa métrica tem uma relação direta com a fatia de mercado que o negócio atende. Em outras palavras, ao fazer o cálculo, é possível avaliar essa questão e ela mostra o que a marca precisa fazer para melhorar.

Você pode aumentar a participação do negócio no mercado elevar a média de gastos de cada cliente, por meio de um estudo de caso.

Outra ação muito eficiente é o benchmarking, que toma como referência os concorrentes. Por exemplo, se uma serralheria de ferro e alumínio atende mais clientes do que outra, é sinal de que possui um diferencial.

A melhor maneira de fazer com que as vendas aumentem é atrair mais clientes e, ao fazer um comparativo com a concorrência, a participação no mercado também aumenta.

A marca pode reforçar a equipe de vendas, tendo em vista que se os consumidores não estão comprando com ela, pode ser que os vendedores não estejam estimulando a necessidade de compra.

Outra solução é investir em publicidade, por meio de anúncios em mídias de massa, como no caso da TV e do rádio.

Por fim, a organização também pode investir em marketing digital, tendo em vista que a internet é o principal canal de comunicação hoje em dia. Suas estratégias são financeiramente mais acessíveis, além de direcionadas para o público certo.

Dicas para aumentar o ticket médio

Uma empresa especializada em pintura emborrachada automotiva pode investir em várias estratégias para aumentar seu ticket médio. Dentre as práticas mais eficientes, estão:

1. Treinar os vendedores

Quando as vendas não atingem o esperado, uma das causas pode ser o despreparo por parte dos vendedores. Procure descobrir se eles estão engajando os consumidores e apresentando as vantagens de seus produtos e serviços.

O gestor pode oferecer feedbacks constantes, conferir como são as práticas adotadas e desenvolver alternativas para que os vendedores tenham uma boa abordagem. Assim, vão conquistar a confiança dos clientes e aumentar as vendas.

2. Fazer promoções

Tendo a margem de lucro como base, é possível desenvolver promoções e descontos mais assertivos. Fica mais fácil aumentar as vendas quando os percentuais respeitam os limites exigidos pela margem de lucro.

Outra possibilidade viável é oferecer brindes, de acordo com o valor comprado pelo cliente. Muitos estabelecimentos, como no caso de uma empresa de montagem de quadro elétrico monofásico, trabalham dessa forma.

Eles oferecem mercadorias avulsas ou cupons promocionais, de acordo com o valor de aquisição. Agora, se a companhia prefere fazer uma promoção, deve confirmar a quantidade em estoque e prepará-la para o aumento da demanda.

É muito ruim quando a organização percebe que não será capaz de atender as demandas porque o estoque é incompatível com o número de vendas.

Aliás, quando se trata de armazenagem, é fundamental lançar estratégias que ajudem a aumentar os lucros e contar com ferramentas de gestão de estoque.

3. Variar os tipos de produtos

Para aumentar rapidamente a margem de lucros, outra opção é variar o mix de produtos. Por exemplo, uma loja de roupas femininas pode oferecer alguns acessórios, como brincos, pulseiras e colares.

Se não houver variação, é necessário calcular o Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) de cada um. Mas, se uma loja de freio elétrico automotivo já oferece uma variação, talvez possa melhorar o merchandising.

Procure melhorar a maneira como os produtos são expostos no ponto de vendas, tendo em vista que um reposicionamento na gôndola pode chamar mais a atenção do cliente.

4. Oferecer um bom atendimento

Assim como é importante treinar os vendedores, é essencial avaliar como está a qualidade do atendimento que o seu negócio oferece atualmente, tendo em vista que ele é a porta de entrada para o contato de novos consumidores.

Todo tipo de comunicação entre a empresa e o público gera uma oportunidade de vendas. Assim sendo, quando uma pessoa vai até um estabelecimento de aluguel maquina de xerox, é fundamental que ela seja bem atendida.

Isso vai aumentar ainda mais seu interesse pelas soluções, além de conquistar a confiança dela na hora de fazer negócio.

5. Ter um bom relacionamento com os clientes

Saiba que é muito mais fácil ter um cliente fiel do que conquistar um consumidor que nunca comprou com você. Embora os clientes já conquistados possam se tornar mais exigentes, eles sabem o que esperar do negócio.

Na hora de aumentar o ticket médio, os investimentos em clientes antigos são muito menores do que os necessários para conquistar outras pessoas.

São indivíduos que já conhecem os produtos e serviços e tudo o que a marca precisa fazer é mostrar as vantagens de continuar comprando com ela.

Para fazer isso, um fabricante de produtos para impermeabilizar bancos de carros deve investir em marketing de relacionamento. Isso porque é comum que as organizações se esqueçam de quem já comprou com elas.

O marketing de relacionamento ajuda a manter o contato sempre próximo e lembra as pessoas sobre as opções oferecidas, quando elas precisam comprar novamente.

Considerações finais

Saber o quanto seus clientes gastam com a sua marca é fundamental para identificar se eles estão no caminho certo e se as estratégias de vendas são eficientes.

Avaliar essa métrica ajuda a conhecer um pouco mais sobre o hábito de consumo das pessoas, entender o que elas procuram e melhorar continuamente o atendimento e as práticas de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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