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Saiba 9 vantagens do WhatsApp marketing para o seu negócio!

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Nos últimos anos a competição no meio digital se tornou muito mais forte, deste modo, empresas de diversos setores e tamanhos tiveram que encontrar estratégias para se estabelecer neste novo cenário, uma delas foi o WhatsApp marketing

Impossível ele não ser utilizado pela maioria das empresas, como veículo para propagandas de produtos e serviços, nessa era já tão digitalizada em que a publicidade se torna essencial para veicular informações sobre CNH para carro e moto, por exemplo.  

O WhatsApp é a rede social que mais agrega usuários a cada mês, porém muitas pessoas alegam que o aplicativo não se trata de uma rede social. Contudo, essa ferramenta abre grande possibilidades para fazer marketing e realizar vendas. 

Ele assume o ranking entre os aplicativos mais usados na comunicação entre empresas, como as que comercializam rastreador para caminhão via satélite, e os clientes, sem contar o próprio uso pessoal entre familiares e amigos.  

Essa ferramenta é muito representativa e trata-se de uma oportunidade imperdível para gerar mais negócios e melhorar os resultados financeiros das empresas, na qual são oferecidas soluções para os consumidores, aproximando-os ainda mais.  

O que é WhatsApp marketing? 

WhatsApp marketing não é um recurso que se acessa no aplicativo, mas trata-se de uma estratégia que faz deste aplicativo um canal para que marcas e empresas ampliem o marketing e se relacionem com o público. 

Portanto, ele é uma ferramenta de marketing, e é um agente transformador nas publicidades de portão deslizante suspenso, visto que ele substituiu o SMS, formato que era utilizado antigamente  para veicular propagandas e trocar mensagens.  

É uma forma mais veloz e eficaz das pessoas se relacionarem e se comunicarem, por meio de ligações, textos, vídeos, mensagens de voz ou vídeo chamadas e basta ter um número de celular e conexão à internet para fazer download do aplicativo.  

O aplicativo conta com o compartilhamento de status que desaparecem depois de 24 horas, assim como acontece no Instagram Stories, no qual podem ser postadas informações sobre curso de vitrificação automotiva, por exemplo.   

Mediante todo esse potencial, o WhatsApp marketing tornou-se uma oportunidade de fazer negócios, vender produtos, impulsionar as empresas, e, inclusive, iniciar um relacionamento comunicativo mais próximo e assertivo com os clientes. 

O WhatsApp marketing é uma versão gratuita do aplicativo, e ganhou uma outra cara após o lançamento do WhatsApp Business, que é um recurso diferenciado para o cliente manter contato com empresas que prestam serviço de servidor provedor de internet

Muitas PME (pequenas e médias empresas) já estão aproveitando as funcionalidades da versão Business, tornando-se mais profissionais, no sentido de criar um canal interativo, para oferecer suporte ao cliente, por exemplo, e ainda divulgar produtos e serviços.    

As mensagens podem ser automatizadas e respondidas mais rapidamente para os clientes e potenciais consumidores de suporte para calha de zinco. Se já existir uma conta comercial, a empresa pode iniciar as estratégias de marketing pelo WhatsApp. 

As divulgações e marketing feitos pelo WhatsApp são umas das melhores estratégias utilizadas para relacionamento e atendimento de clientes e prospects em tempo real. Ou seja, toda a conversação é instantânea, principalmente se for feita por vídeo. 

Vantagens do WhatsApp marketing para os negócios

Abaixo serão listadas nove vantagens que demonstram a importância do WhatsApp marketing para os negócios, justificando o quanto é importante investir nessa estratégia para que uma empresa se destaque no mercado:  

  • O App é gratuito, seja na versão comum ou empresarial; 
  • Pode ser usado em todos os segmentos; 
  • As mensagens são enviadas instantaneamente para vários usuários; 
  • Facilita o conhecimento da opinião do público; 
  • As chances de as mensagens serem abertas são maiores; 
  • É um canal privado com o cliente ou parceiro; 
  • As marcas podem ser divulgadas através de propagandas; 
  • É possível veicular conteúdo por texto, imagens, vídeos e gifs; 
  • Atrair e fidelizar clientes, enviando descontos, ofertas e promoções. 

Os gifs, por exemplo, não são vídeos, mas imagens representativas que se movimentam em sequência dando a impressão de que os desenhos estão vivos. 

Portanto, é comum criar imagens que alguém que esteja conduzindo um veículo com direção eletro hidráulica, por exemplo, atraindo o possível consumidor que esteja interessado neste tipo de carro. É uma comunicação bem diferenciada.  

Ele ainda é utilizado para manter um bom atendimento ao cliente, de maneira educada, rápida e particular, e consegue conquistar o coração de qualquer cliente, importante para o sucesso dos negócios voltados para os serviços de instalação de forro isopor.  

Além disso, é possível que, através do app, a área de marketing possa retratar-se com os clientes, revertendo situações difíceis, com a veiculação de uma propaganda que surtiu efeito negativo, cujos resultados não foram positivos.  

Contudo, a comunicação só deve ser realizada entre a empresa e o usuário se ele der autorização no uso do app, para que não considere algo invasivo, podendo até bloquear o diálogo, como acontece muitas vezes.   

Entretanto, o conteúdo deve agregar algum tipo de valor, como dicas úteis ou tendências da moda, todos relacionados com o segmento de atuação, e ele precisa resolver os problemas dos clientes, como responder mensagens e também as dúvidas que surgem.  

No marketing digital, os áudios, fotos e vídeos de propagandas acabam se viralizando mais rapidamente, por isso o conteúdo deve ser criativo e o mais chamativo possível.  

Além de impactar o cliente, a abordagem pode causar emoção, diverti-lo ou entretê-lo, atingindo um grande público.    

Desta forma, uma marca pode elevar o alcance, aumentando o tráfego do site, gerando mais conversões de leads, aumentando e impulsionando as vendas de produtos e serviços, fator positivo no faturamento da empresa.  

Com o WhatsApp marketing, é possível avisar os clientes, periodicamente, sobre o lançamento de um novo produto ou serviço, estabelecendo promoções mais interessantes e as vendas podem ser realizadas pela plataforma.   

Continuando nas vantagens, aproveitando as funções do aplicativo, um profissional autônomo pode prestar serviços como um consultor, por exemplo, em qualquer lugar que esteja oferecendo suporte.  

As mensagens transmitidas podem ser enviadas de uma vez só para diversos usuários ao mesmo tempo. Contudo, elas não devem ser exageradas porque, se não, a empresa pode se tornar um incômodo. Nesse momento vigora o bom senso para encontrar a quantidade.  

Sem contar o fato que, ainda, é um tipo de chat, com o benefício de serem criados grupos com até 256 participantes. Atente-se para não exagerar, para que a empresa não seja mal interpretada.  

As mensagens enviadas para o cliente, também passam a ser mais humanizadas, e esta estratégia coloca a empresa um passo à frente da concorrência e uma forma de fixar a marca na mente do consumidor.  

Uma dica importante, é colocar uma foto bem representativa do tipo de negócio, gerando ideia de profissionalismo, transmitindo a essência da empresa. Desta forma, o consumidor tem a impressão de estar conversando com uma pessoa e não com um robô. 

A empresa deve aproveitar a facilidade de comunicação por este aplicativo para realizar pesquisas de satisfação, com relação às propagandas dos produtos ou serviços, sendo uma base para entender o quanto elas são adequadas ou não. 

Para criar posts, o Canva é uma ferramenta gratuita e que permite a criação de design para tudo e para integrar um site com o WhatsApp o Whatsapp Site é recomendado, no sentido de criar um chat igualando-se a um atendimento por e-mail.  

E, para automação e relacionamento com o cliente, existem sites e aplicativos que oferecem automatização de marketing, permitindo a segmentação de públicos para o envio de campanhas e capturar leads.  

Agora, com o Conversational Marketing, as mensagens e notificações sobre produtos ou serviços podem ser configurados através da Inteligência Artificial. 

Considerações finais 

O WhatsApp marketing é prático e acessível para qualquer tipo de empreendedor, inclusive os autônomos e gera um valioso marketing de relacionamento, entre empresa e consumidor. 

Proporcionando um aumento nas vendas, e facilitando a veiculação de propagandas e no status ainda é possível compartilhar informações, ainda que elas estejam disponíveis por apenas 24 horas.  

É um recurso inovador, moderno, estratégico e vale a pena investir nessa ferramenta, porém é necessário evitar o excesso de mensagens para não provocar o bloqueio por parte do cliente. 

O marketing realizado pelo WhatsApp é muito mais do que a divulgação de produtos ou serviços, uma maneira de atrair mais clientes, através da formação de grupos específicos e exige foco e foco e planejamento para que se torne um canal poderoso. 

Considerado ou não como uma rede social, o interessante é que a publicidade é gratuita e perfaz muitas vantagens para a empresa, como as elencadas aqui e as estratégias aplicadas tornam o relacionamento empresa-cliente extremamente assertivo. 

Com o WhatsApp marketing, a empresa cresce, porque com ele é muito mais fácil conquistar o coração dos clientes de forma mais harmoniosa, além de ajudar a criar uma conexão.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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