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Saiba 9 práticas para captar clientes no seu e-commerce

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Captar clientes é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio, principalmente para as plataformas e-commerce que dependem dos recursos da internet para vender suas soluções.

As vendas são essenciais para as organizações porque é a partir delas que o negócio consegue se manter no mercado, no entanto, é um grande desafio.

As indicações feitas por clientes já conquistados são muito boas e fazem parte dos objetivos da marca, porém, as empresas não devem depender apenas delas, uma vez que não é possível crescer dessa forma e que pode desencadear uma crise no longo prazo.

Muito se fala sobre a fidelização dos clientes, mas captar novos consumidores também é fundamental para expandir a marca, levar os produtos e serviços ao conhecimento de mais pessoas e crescer constantemente.

Se a estratégia for bem elaborada, é possível se destacar em meio aos concorrentes e superar a competitividade comum em diferentes segmentos de mercado. Mais do que isso, o negócio não depende de fatores que estejam fora de seu controle.

Dessa forma, torna-se importante entender qual o conceito da captação de clientes, qual a sua importância, além de saber como fazer a captação de clientes dentro de um e-commerce.

O que é captação de clientes?

A captação de clientes nada mais é do que um processo comercial em que os vendedores identificam quem são os consumidores em potencial e entram em contato com essas pessoas para oferecer produtos e serviços.

O objetivo desse processo é conduzir os consumidores até o fechamento do negócio. Mas para que seja possível trabalhar dessa forma, primeiro é necessário definir o perfil de cliente ideal e contatá-lo por meio de diferentes canais.

Uma loja de moveis planejados para loja de roupas pode fazer a comunicação com seus clientes por meios como telefone, e-mail, chatbots, aplicativos e por meios analógicos, como cartas, caso esteja dentro do perfil da empresa.

Importância da captação de clientes

A captação de clientes é importante para que a empresa tenha uma base de compradores ativa e crescente.

A estratégia é fundamental para o crescimento da marca, para expandir o negócio e levar seu nome ao conhecimento de uma quantidade maior de pessoas.

As plataformas e-commerce precisam agir nesse sentido porque a ação traz mudanças positivas para o processo interno. Isso porque ela envolve a organização do funil de vendas, criação de plano de vendas, além de prospecção e geração de leads.

É assim que os resultados vão melhorar consideravelmente, tanto dentro do negócio como no contexto do mercado em que ele atua. Mas para aproveitar todos os seus benefícios, é necessário saber como captar clientes.

Como captar clientes para o e-commerce?

Um fabricante de grama sintetica para jardim residencial precisa planejar sua estratégia de captação de clientes, da mesma forma como uma loja virtual. No caso dos negócios digitais, algumas das principais dicas para fazer isso são:

Usar as redes sociais

As redes sociais são plataformas muito populares para  a captação de clientes, por conta disso, são consideradas como estratégias adequadas a todo tipo de segmento.

De acordo com uma pesquisa realizada pela MarketingSherpa, mais de 90% dos adultos seguem alguma marca nas redes sociais. Isso acontece porque esses canais promovem mais proximidade entre os consumidores e as empresas.

Os perfis comerciais podem se comunicar com os seguidores, o que aumenta o nível de identificação e as chances de conversão. Para as plataformas de e-commerce que dependem da internet para vender, estar nas redes sociais é ainda mais importante.

No entanto, é preciso lembrar que cada plataforma possui um público específico, assim sendo, é necessário certificar-se de quais são as redes usadas pelo público-alvo do negócio para que seja possível captar clientes novos.

Definir o perfil de cliente ideal

Perfil de cliente ideal é uma descrição do consumidor que pode se beneficiar com as soluções oferecidas pela marca. Para isso, um fabricante de capa para sax soprano deve estudar sua clientela e entender como ela se relaciona com a empresa.

Isso ajuda na hora de se comunicar com as pessoas, além de facilitar a abordagem daqueles que possuem potencial para comprar.

Ter um bom site

Uma plataforma e-commerce depende de seu site para vender os produtos disponíveis, portanto, nada mais é importante do que garantir um funcionamento simples, otimizado e rápido.

A transformação digital trouxe muitas mudanças para a sociedade e uma delas é o fato de que a maioria das pessoas possui um dispositivo móvel, como celulares e tablets.

Esses recursos são usados para procurar os mais diversos produtos e serviços, assim sendo, o plano de captação precisa considerar a construção de um site simples de navegar e acessível para qualquer aparelho.

Uma das formas de fazer isso é por meio do design responsivo, que ajusta a página do site e seus elementos a qualquer tamanho de tela.

Investir em tráfego pago

Por meio do tráfego pago, um fabricante de porta comercial aço vai atrair visitantes para seu site de vendas, por meio de anúncios patrocinados.

A função do tráfego é captar clientes que estão navegando em outras plataformas da internet, tais como:

  • Buscadores;
  • Blogs;
  • Aplicativos de vídeos e jogos;
  • Sites institucionais;
  • Redes sociais.

Os negócios que já usam esse recurso em seu e-commerce podem maximizar os resultados ao analisar a performance de suas últimas campanhas.

Investir em marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental para captar clientes de maneira mais estratégica, tendo em vista que antes de comprar qualquer produto ou serviço, ou até mesmo antes de saber que precisa deles, as pessoas procuram informações.

Elas acessam os buscadores para esclarecer suas dúvidas, nesse contexto, uma boa estratégia de conteúdo ajuda a impactar o consumidor na hora certa.

Um fabricante de peças para empilhadeira still pode criar e-books, publicações nas redes sociais, postagens em um blog, entre outras possibilidades, desde que elas tenham qualidade e mostrem a autoridade da marca em seu mercado.

Com o objetivo de captar clientes, o marketing de conteúdo pode ser usado como uma estratégia ampla de Inbound Marketing, atraindo novos clientes com materiais relevantes e canais compatíveis com os mecanismos de busca, como um blog ou site institucional.

Saber apresentar a proposta de valor

É muito comum que os usuários acessem sites para saber mais informações sobre um produto e encontrem explicações complexas relacionadas às atividades da corporação.

Existe uma crença equivocada de que se a companhia falar de maneira complicada, vai dar a impressão de que sua solução vale mais.

Antigamente, isso até poderia funcionar, mas na era da informação, é indispensável ser o mais claro possível. É necessário explicar o que a empresa faz e os benefícios de seus produtos e serviços de maneira simples e objetiva, para que todos possam entender.

Fazer marketing de influência

As plataformas de e-commerce também podem usar o marketing de influência para captar clientes, e ele vem sendo cada vez mais usado por organizações no mundo todo devido à necessidade de se reinventar.

Uma loja virtual de teclado externo para Notebook faz uma parceria com um influenciador digital para divulgar seus produtos para um público fiel e engajado.

Antigamente, as marcas contratavam celebridades para fazer propagandas de suas soluções, hoje em dia, podem fazer parcerias com os influenciadores digitais que têm muito mais credibilidade com as pessoas.

Incentivar as indicações

Os clientes mais próximos de uma marca conhecem suas vantagens, como é seu atendimento, entre outras características. Por essa razão, uma loja virtual de forro drywall com sanca pode aproveitar essa base de clientes para receber indicações.

O objetivo é transformar os consumidores atuais em uma fonte de captação e trabalhar com estratégias que incentivam as indicações. A companhia pode criar um programa de indicações que estimulam as recomendações de modo estruturado.

Fluxo de e-mail segmentado

Para manter o interesse das pessoas sempre vivo, é muito importante trabalhar com e-mail marketing de maneira segmentada.

Para quem investe em marketing de conteúdo, o e-mail é um recurso fundamental e que precisa estar sempre no planejamento de marketing de uma empresa.

Nessa estratégia, um fabricante de totem para divulgação vai criar um fluxo de e-mails segmentado, por meio de uma série de mensagens que serão enviadas de maneira automática e periodicamente.

Elas contêm conteúdos relevantes e compatíveis com os grupos de leads. Ao fazer isso, a estratégia ganha impacto, economiza tempo e ainda faz com que os leitores mais próximos se tornem clientes da marca.

Considerações finais

Os clientes de uma empresa são indispensáveis para que ela possa vender e obter lucros. Por isso, precisam ser valorizados e constantemente incentivados a comprar.

Mas nenhuma organização deve parar no tempo e contar apenas com os compradores que já possui. A fidelização é uma estratégia importante, mas a companhia não deve abrir mão da captação de clientes novos.

A captação de clientes, em parceria com a fidelização deles, é o que vai expandir e consolidar uma marca no mercado, levando suas soluções e conhecimentos ao maior número de pessoas possível, e aumentando os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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