Gamificação, ou gamification, é uma forma estratégia que as equipes comerciais utilizam dentro de uma empresa para manter o time de vendas unido, para que os objetivos das metas sejam cumpridos com assertividade, conduzindo a um bom desempenho.
O departamento de vendas é uma área muito competitiva e os colaboradores disputam sempre o primeiro lugar quando se trata de vender mais produtos e serviços, focando na plaquinha tão famosa de “melhor vendedor do mês”.
Dessa forma, uma empresa de climatização e refrigeração deve conduzir a equipe de vendas, para fazer com que as metas sejam alcançadas, porém, sem criar qualquer tipo de animosidade no ambiente que todos compartilham diariamente.
Para isso, é preciso apostar na estratégia da gamificação entre os funcionários para que os mesmos sejam estimulados, melhorando o processo comunicativo com os colegas. Essas estratégias geram engajamento e motivação entre eles.
Trata-se de um sistema baseado em jogos que desafiam a perspicácia da equipe, recompensando-os através de um curso de vendas ou nas rotinas de trabalho do dia a dia.
Os jogos que são utilizados motivam os colaboradores a venderem mais porta de vidro de correr automática, por exemplo, como também os levam a se interessar por outros produtos ou serviços que a empresa oferece aos clientes.
Existem plataformas que se baseiam na gamificação, como as que oferecem aprendizado em diversos idiomas e nos processos de vendas pode-se citar o UserGuiding, o Mambo.Io ou o Gametize.
Apenas para exemplificar, o Gametize oferece vários tipos de desafios, por meio de questionários ou pesquisas e premia os usuários quando eles atingem a pontuação e os mesmos podem competir uns contra os outros de maneira saudável e divertida.
Portanto, a gamificação é interessante porque uma equipe de vendas responsável pela venda do serviço de ar condicionado central apartamento pode disputar com outra, através de jogos competitivos.
Ainda que sejam “apenas” jogos, o intuito é que eles aumentem as vendas dentro da realidade, pois os mesmos capacitam o desenvolvimento da área e são modelos de brincadeiras ideais, como as citadas abaixo:
O tipo de gamificação batata quente é simples e a equipe deve ser dividida em dois times e no final do jogo sempre existe uma “moral da história” e o aprendizado é saber lidar com os desafios diários que aparecem no setor. Vender é algo bastante complexo.
A gamificação do tipo acampamento de férias ajuda a lidar com o orçamento que a área possui e os participantes passam a conhecer como o planejamento financeiro pode ser adaptado, caso ele seja reduzido pela empresa de serviços gerais terceirizados.
Essa brincadeira aumenta o poder de negociação, quando há cortes de gastos e ativa o processo criativo da equipe, fazendo com que ela passe a priorizar as reais necessidades da empresa, dentro de um orçamento mais enxuto.
A gamificação do tipo venda impossível possui dois grupos: um de vendedor e outro de comprador, e a ideia aqui é vender um produto que ninguém compraria. Nesse contexto, é necessário que a equipe de vendas crie bons argumentos para vender este produto.
É crucial, também, que os vendedores trabalhem com as possíveis objeções dos clientes, tentando, portanto, fechar um negócio que seja vantajoso, aplicando as melhores técnicas de vendas.
Os jogos no estilo de aventura estimulam o trabalho em equipe, o poder de iniciativa e a proatividade entre os colaboradores, criando um ambiente de gincana entre várias equipes, onde são propostas atividades em que todos se envolvem simultaneamente.
Todos aprendem como vender churrasqueira gourmet moderna e esse conhecimento deve ser levado para dentro da empresa e a intenção não é desmerecer a capacidade de venda de cada um. Ao contrário, é um estímulo ao respeito individual de cada vendedor.
Na dinâmica de vendas nos áudios por WhatsApp, a estratégia é dividida em dois grupos. O primeiro envia um áudio de, no máximo, 1 minuto e 20 segundos para o outro grupo, considerando-o como se fosse um cliente.
A mensagem enviada tem como objetivo mostrar ao cliente que a empresa tem a solução ideal, estimulando-o a experimentar a maquina de estampar copos que ela oferece e através de uma comunicação eficiente, o consumidor pode ser convertido em um cliente.
Todos esses tipos de gamificação feitos por meio de jogos interativos focam na que é prioritário para que uma empresa permaneça mais tempo no mercado em que atua, independentemente do segmento: vender mais e aumentar os lucros financeiros.
Resumidamente falando, a gamificação funciona como um jogo entre os colaboradores da área de vendas, para que eles possam aprender como lidar com os obstáculos que aparecem no setor, dia a dia, como também aprimorar as técnicas de vendas.
Para aplicar a gamificação no setor de vendas de uma empresa, é primordial seguir os seguintes quesitos apontados abaixo:
O melhor objetivo na estratégia do jogo é fazer com que os vendedores aprendam a realizar mais vendas, desfiando-os durante este jogo e, para isso, as metas devem ser claras e em comum entre eles.
Ganhar estes jogos, além de ser uma grande conquista, também é uma recompensa, mas um valor adicional ao salário é uma forma diferenciada de premiar aquele que conseguir vender mais cortina blackout, por exemplo.
Os jogos entre os participantes devem ser acompanhados durante o processo, pois, dessa forma, aqueles que não estiverem se desempenhando com mais assertividade podem ser direcionados a novos treinamentos, palestras ou cursos em técnicas de vendas.
A gamificação no setor de vendas proporciona vários benefícios, dos quais pode-se destacar seis de fundamental importância:
Equipe unida, motivada e estimulada é o que toda empresa precisa, pois favorece o cumprimento das metas semanais, mensais ou anuais e isso, através dos jogos aplicados, trazem maior conhecimento e compartilhamento de aprendizados.
A gamificação auxilia na evolução profissional e tem a capacidade de criar um ambiente de trabalho mais saudável e o colega não deve ser visto como um inimigo, mas como alguém que pode contribuir com outras experiências que não são observadas no dia a dia.
É fundamental promover uma comunicação adequada e respeitosa entre os colaboradores. Dessa forma, as tarefas cotidianas se tornam mais interessantes, mas é importante ressaltar que a competição não deve ser vista como algo tóxico e desmotivador.
O aumento nas vendas também pode ser alcançado através da distribuição de flyer festa junina, por exemplo. Não é o tipo de estratégia que define isso, mas a forma como os vendedores atuam frente aos consumidores, convencendo-os de forma efetiva.
A produtividade de cada colaborador aumenta os lucros da empresa e perfazem recursos financeiros excelentes, o que contribui para a sobrevivência da empresa por muito mais tempo no mercado e também diante da concorrência, que é muito acirrada ultimamente.
Não existe uma fórmula mágica em vendas e que já vem pronta em um manual. As estratégias nesse sentido devem ser arquitetadas entre as equipes de vendas, de acordo com a realidade em que cada empresa vive.
Como foi possível ver ao longo deste conteúdo, a gamificação no setor de vendas é uma estratégia de aplicar jogos entre os colaboradores, para que eles possam treinar uma melhor capacidade de vendas de produtos ou serviços, durante as tarefas do dia a dia.
Nos jogos promovidos, em geral, o intuito é aumentar o nível de desempenho da equipe de vendas, sem desconsiderar a forma como cada vendedor trabalha.
Estes jogos possibilitam criar maior motivação e engajamento entre as equipes, melhorando a performance de comunicação entre todos.
Não há limites para a aplicação dos jogos e qualquer um que for adotado pela empresa pode ser uma maneira de treinar os vendedores, que competem entre si, de forma positiva e saudável, sem trazer toxicidade para dentro do ambiente de trabalho.
Muitas empresas estão adotando esse tipo de estratégia divertida, que gera cooperação e engajamento entre todos, instigando os vendedores a melhorarem os aspectos profissionais na área de vendas, sem afetar o ambiente corporativo e os trabalhos do dia a dia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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