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Quais as principais métricas para e-commerce?

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Ao se trabalhar com o e-commerce, algumas ferramentas ou planejamentos se tornam importantes para ter um melhor acompanhamento de como está o negócio, e uma delas é conhecida como métricas

Fazer a administração de um empreendimento, tanto no online quanto o tradicional, é algo que requer um acompanhamento por meio de dados que são atualizados constantemente para ajudar com maiores certezas no que está sendo operado e os planos futuros. 

O que torna as métricas um dos pontos mais importantes de um empreendimento pode ser tanto por conta do acompanhamento que proporciona ao setor que é configurado como também, na demonstração dos resultados que possam ter valor ao negócio. 

O setor do e-commerce é um dos que mais crescem, especialmente com a entrada da tecnologia e da internet cada vez mais presentes em diferentes nichos, desde um reator em vidro até a produção de bebidas destiladas. 

E pelo fato do mercado estar migrando cada vez mais para dentro dos campos digitais, a procura por ferramentas que ajudem a acompanhar as mudanças é cada vez maior, oferecendo posteriormente maiores novidades e opções para os negócios. 

Para que as métricas dentro do e-commerce possam servir como uma forma de melhorar o empreendimento, é importante conhecer como elas podem colaborar e quais devem ser implantadas para apresentar os melhores resultados na venda de hidrante de parede

As análises de um e-commerce devem ser observadas com cuidado e atenção, especialmente por todos os processos serem feitos online de modo que a experiência dos consumidores e as metas da empresa não sejam prejudicadas.

Assim, as chances de fazer com que o negócio tenha uma maior visibilidade e aumente sua credibilidade dentro do segmento de atuação crescer ainda mais, pode se dar devido aos resultados que foram apresentados em diferentes áreas que a métrica opera. 

Um empreendimento que acompanha os resultados que são apresentados após algumas ações, ganham maiores chances de destacar e saber quais são os futuros planos com base em dados concretos, algo importante que pode virar uma boa base dentro do mercado. 

A importância e as vantagens das métricas

Uma empresa que opera na forma de e-commerce, seja vendendo filtros hidráulicos industriais ou atuando em outro segmento, e descobre a importância que as métricas trazem ao empreendimento, pode se deparar com pontos como:

  • Saber os produtos que mais geram lucro;
  • Canais mais interessantes para o consumidor;
  • Níveis de desempenho;
  • Eficiência no processo de vendas;
  • Maiores chances de fidelização.

Pela estrutura do e-commerce ser completamente online, e um dos pontos presenciais serem somente o ato da logística até a entrega ao consumidor, saber quais são as métricas dentro da loja virtual que gera o lucro é importante. 

Assim como, saber quais são os produtos mais procurados, de modo que a qualidade envolvendo eles melhore e investir na divulgação de outros, também podem ser melhor elaboradas. 

Outro ponto importante e vantajoso que as métricas podem oferecer é a empresa saber quais são os canais mais interessantes para o usuário.

Seja por conta dos conteúdos sobre divisória corporativa que são publicados nas redes sociais ou então pelas melhores condições de atendimento que há quando se estabelece um contato com o empreendimento via site institucional. 

Esses acompanhamentos permitem que a empresa saiba como os clientes estão procurando-a e qual o motivo, fazendo com que as chances de melhores condições para se estabelecer uma relação possam ser elaboradas. 

As métricas ajudam a empresa a saber os níveis de desempenho que estão tendo em relação ao mercado e dentro das suas operações internas, e assim, buscar sempre melhorar os índices que estão ligados ao aspecto positivo. 

Assim como, abaixar os que representam um aspecto negativo para que desta forma, os processos possam ser mais eficientes e deixar os clientes satisfeitos. 

Ao ponto de fazer com que a recomendação para amigos e familiares ocorra de um modo mais natural. Além disso, essa melhoria possibilita que as fidelizações ocorram com mais facilidade. 

As métricas também mostram o fluxo de clientes que a empresa ganhou ou então, o que perdeu, assim o negócio sabe como está sendo visto no mercado. 

E, posteriormente, pode elaborar estratégias onde a visibilidade e a credibilidade mantenham-se em médias positivas, tornando-se a referência dentro do segmento e também, gerando uma maior movimentação dentro do mercado. 

Por isso, acompanhar as métricas e fazer mudanças necessárias conforme os resultados que foram apresentados, podem ser uma boa forma de estabilizar a empresa dentro de um formato de mercado com grande concorrência.  

Principais métricas para o e-commerce

Se um e-commerce de cabo elétrico trifásico, por exemplo, deseja implantar as métricas, algumas são essenciais para contribuir com os seus planejamentos futuros e aqueles que já estão em operação. 

Custo de Aquisição de Clientes

Também conhecido como CAC, o Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica importante para se ter dentro de um e-commerce, especialmente porque é por meio dela que se tem o conhecimento de quanto investimento é necessário para atrair o consumidor. 

Para que o resultado seja conhecido pelo empreendimento, é necessário que a soma do que foi investido seja dividida pelo número de clientes que foram conquistados, e o resultado baixo é considerado uma forma positiva para o negócio. 

Já que quanto menor for o custo, mais bem sucedido está sendo o plano para reter os clientes, já que em muitos casos, há necessidade de um investimento financeiro em torno destas ações de retenção e fidelização. 

Em resultados altos, é considerado que o CAC está muito elevado e pode gerar prejuízos ao empreendimento, por isso, deve ser revisto para que esta taxa ao longo do tempo não gere grandes impactos nas receitas do negócio. 

Taxas de rejeição

Embora os níveis positivos de um empreendimento possam ser altos, acompanhar os índices negativos que acabam sendo levantados pelas métricas também é essencial, já que há algum empecilho entre a relação da empresa e cliente que está gerando estes dados. 

Compreender o que melhorar tanto da página de um site como do produto ou serviço é fundamental para haver um destaque dentro do e-commerce, e assim, ter a percepção do que está fazendo os clientes saírem da página ou não realizarem interações. 

Quando os índices estão pela metade das metas que a empresa costuma atingir pode ser um primeiro sinal de que algo deve ser feito, e por isso, quanto maior o acompanhamento nas taxas de rejeição, melhores serão as estratégias para reverter os números. 

Conversão

Saber quantos clientes compraram um biombo para escritório e se converteram após a compra é algo importante, porque é por meio desta fidelização que a empresa sabe o que melhorar e como mantê-los nutridos. 

As taxas de conversão de uma empresa são importantes porque indicam que o cliente gostou do atendimento e dos produtos ou serviços que foram oferecidos, e com bons estímulos, a divulgação ocorre de modo naturalizado. 

Por isso, quanto mais uma empresa busca fazer com que seus clientes sejam convertidos após uma compra, melhor serão os resultados futuros que irão ser apresentados, garantindo que haja uma visibilidade maior dentro do segmento de atuação.   

Abandono de produto

Durante uma compra no e-commerce, é comum que o cliente acabe deixando um produto por muito tempo no carrinho e não finalize a compra naquele momento, seja por razões pessoais ou até por alguma perda de interesse momentânea. 

Por isso, a métrica de abandono é importante para saber quais planejamentos devem ser feitos de modo que a compra de um piso vinílico de encaixe possa ser concluída, e desta forma, ajudar nas necessidades ou desejos do consumidor. 

Observar perfis e compreender em qual momento o abandono ocorre faz com que a empresa crie estratégias para que essa ação não seja realizada, e assim que assim a compra possa ser concluída. 

Portanto é fundamental que as páginas estejam otimizadas assim como, as descrições dos produtos estejam alinhadas com o que realmente está sendo vendido e assim, as chances de abandono podem diminuir. 

Considerações finais

Um empreendimento que usa as métricas como uma forma positiva para saber como está sendo a atuação dentro do mercado, com dados reais, possui resultados positivos sobre como melhorar o seu desempenho. 

Dentro do e-commerce, uma das formas mercadológicas com grandes concorrências, buscar ter dados sobre como está sendo o desempenho e também, se há algum retorno dentro das estratégias em prática é fundamental para o desenvolvimento da empresa. 

Incluindo que, por meio das métricas, também é possível ter a percepção se os investimentos que foram realizados estão trazendo o retorno financeiro ou de consumidores que se espera para o segmento de paviflex para banheiro, por exemplo. 

Oferecer bons produtos e um bom atendimento são pontos que oferecem um destaque da empresa em relação aos outros negócios que atuam dentro do mercado, por isso, as métricas são boas ferramentas para se preparar e enfrentar a concorrência. 

Assim, um consumidor que busca pela empresa que atende suas necessidades ou desejos encontra a resposta dentro daquele e-commerce, podendo se tornar um consumidor fidelizado e até mesmo indicando a marca para outras pessoas.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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