Um plano de comunicação é um documento que orienta as estratégias de comunicação do negócio. Ele precisa estar de acordo com a realidade da empresa, seu público e o objetivo que deseja alcançar.
Muitas pessoas tentam elaborar um plano de comunicação para os negócios, mas sentem que não conseguem evoluir com ele. Mas é importante reverter essa situação porque a comunicação é a base da existência de qualquer empresa.
Se os produtos e serviços não forem divulgados adequadamente, dificilmente a organização consegue prosperar. Mas é importante dizer que a divulgação está além de campanhas de publicidade e postagens patrocinadas nas redes sociais.
Para que a companhia realmente tenha visibilidade e se torne competitiva no mercado em que atua, precisa pensar na comunicação como algo estratégico. Ela deve ser vista como um mapa que orienta as ações do negócio.
Ao seguir esse mapa, a corporação consegue alcançar os objetivos que almeja. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de ler este artigo até o final.
Aqui, vai ficar mais fácil entender o conceito de plano de comunicação e de que maneira elaborar essa ferramenta do jeito certo.
O plano de comunicação nada mais é do que um roteiro que mostra de que maneira a empresa vai se comunicar com o público e quando isso vai ocorrer. Ele mostra claramente quais são os objetivos a serem alcançados e organiza as tarefas.
É possível trabalhar com dois tipos de planos de comunicação, e tudo depende do público que a organização deseja alcançar.
Uma empresa de limpeza de granito preto pode usar o plano de comunicação interna, caso a intenção seja falar com os colaboradores. Por meio dele, é possível implementar um conjunto de ações que promovem a troca de informações.
Mais do que isso, fomenta o conhecimento entre os profissionais, além de criar um ambiente de trabalho motivador e melhorar a relação entre a corporação e seus funcionários.
Também existe o plano de comunicação externa, voltado para o público de interesse. Seu propósito é melhorar a imagem da organização e está relacionado ao relacionamento entre a marca e seus stakeholders, como:
Uma comunicação interna de qualidade favorece o cumprimento dos objetivos da comunicação externa, tendo em vista que os funcionários são prescritores da marca.
A comunicação da marca para o ambiente externo segue esse mesmo processo e ajuda a construir uma imagem que atrai e fideliza os clientes.
Dependendo do canal por onde a corporação desenvolve sua estratégia de comunicação, ela pode ser dividida entre online e offline.
A comunicação online de uma empresa de regulagem de GNV são realizadas, como o próprio nome sugere, nos canais da internet. A comunicação offline, por sua vez, é realizada fora da internet.
Tanto uma quanto a outra são importantes, diferentes e complementares, ou seja, precisam ser usadas em conjunto para potencializar os resultados.
Desenvolver um plano de comunicação traz muitos benefícios para os negócios, e eles explicam sua importância. No caso da comunicação interna, ela é fundamental porque os funcionários precisam se sentir parte da corporação.
O sentimento de pertencimento faz com que os profissionais se sintam confortáveis e mais produtivos no ambiente de trabalho, criando assim uma comunidade.
Ela também favorece o fluxo de informações entre a empresa e a equipe, portanto, todos estarão em dia com as novidades e qualquer mudança que aconteça.
É muito importante que exista uma boa relação entre empresa e trabalhador, pois isso aumenta o nível de lealdade dos profissionais. Eles desejam continuar trabalhando para a marca e os índices de rotatividade diminuem muito.
Também é por meio de um bom plano de comunicação interna que uma empresa de aplicação de bona sinteco consegue aumentar a eficiência de seus processos internos.
Colaboradores bem informados e conectados trabalham com mais motivação, e a companhia também tem mais facilidade para identificar o talento e o potencial de cada um deles.
A comunicação externa, por sua vez, também é imprescindível para projetar uma imagem positiva no mercado e fortalecer a marca. Ela saberá todos os recursos que precisa para suas ações, reduzindo assim os custos envolvidos.
Um bom plano de comunicação externa ajuda a analisar e redirecionar a estratégia atual, localizando possíveis erros para melhorar as ações e alcançar os objetivos.
Saber se comunicar com as pessoas é a melhor maneira de conhecer o público e aumentar a participação do negócio no mercado, e isso acaba ajudando a reter os clientes atuais.
Um bom plano de comunicação costuma ter duração de 1 ano, mas por meio de estratégias de curto, médio e longo prazos, é possível conquistar uma mensagem homogênea e que transpareça a filosofia da corporação.
Como resultado, uma empresa de segurança para eventos vai ganhar mais visibilidade e conquistar a confiança dos clientes. Mas para aproveitar todos esses benefícios, é necessário saber elaborar um bom plano de comunicação.
Para fazer um bom plano de comunicação, o negócio precisa seguir algumas estratégias, e dentre elas estão:
A primeira coisa que precisa ser feita é definir os objetivos e metas que o negócio pretende alcançar. Existem os objetivos gerais e específicos que devem ser vistos como pontos de chegada para o planejamento.
As metas, por sua vez, vão traçar o caminho que a companhia precisa seguir para alcançar os resultados que deseja.
Para se certificar de que está na direção certa, lembre-se de elaborar metas de acordo com a metodologia SMART. Elas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitadas ao tempo.
O segundo passo para elaborar o plano de comunicação de uma empresa de aluguel de escritório compartilhado é conhecer o mercado.
A jornada é composta pelo ponto de partida e o ponto de chegada, mas para alcançar os objetivos, é necessário saber qual é a situação atual da organização, pois este será seu ponto de partida.
Procure analisar a situação da corporação, considerando seu posicionamento, os canais que utiliza, a mensagem que deseja transmitir, o público com quem se relaciona e a imagem que tem para essas pessoas.
Assim como é importante conhecer o mercado, também é fundamental saber quem é o público-alvo do negócio, ou seja, o perfil das pessoas que ele deseja impactar com seu plano de comunicação.
Conhecer a audiência significa saber quais são seus valores, suas dores, o que a marca pode fazer para ajudar essas pessoas e qual é a maneira mais eficiente de se comunicar com elas.
Uma empresa de climatização de dois ambientes com um aparelho split precisa saber quando as ações serão colocadas em prática, e o ideal é que uma etapa complemente a outra, de maneira que o plano cresça em complexidade.
Esse processo ajuda a reforçar a imagem da companhia junto ao público e otimiza o orçamento. Além disso, é uma metodologia que corrige ações que não estão ajudando o negócio a alcançar seus objetivos.
A comunicação não deve ser a atividade fim da companhia, no entanto, trata-se de uma atividade estratégica que precisa ser trabalhada por qualquer tipo de companhia.
A equipe que cuida das estratégias de comunicação de uma empresa de limpeza e conservação predial deve assumir a responsabilidade de construir a reputação da marca e posicioná-la como referência no mercado.
Para que isso seja possível, é imprescindível qualificar os profissionais, percebendo quais são as necessidades de habilidades que estão faltando para o time. Ao identificá-las, ofereça cursos profissionais para que possam dominar as técnicas.
Tudo o que está relacionado ao planejamento de comunicação precisa ser coerente para que ela seja realmente eficiente.
A identidade visual das peças e ações deve estar alinhada com o discurso e as plataformas adotadas devem seguir uma linha criativa,
Uma confecção de uniformes profissionais plus size deve definir esses critérios antes de colocar suas ideias em prática, afinal, a coerência é um aspecto fundamental para construir a imagem da marca.
Antes de colocar o plano de comunicação em ação para o público, faça testes com grupos menores e verifique como eles reagem.
Pode ser que uma mensagem seja interpretada de maneira errada, ao contrário do que originalmente era a intenção do emissor. Testes preliminares são muito importantes para evitar mal-entendidos que ameaçam a reputação do negócio.
Uma boa comunicação é imprescindível para qualquer empresa que queira se estabelecer no mercado e construir uma imagem positiva para sua marca.
Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o plano de comunicação e de que maneira elaborá-lo para alcançar os propósitos da companhia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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