Melhores praticas em fotos de produtos

Melhores praticas para aplicar nas fotos dos seus produtos para garantir uma boa divulgação em sua loja virtual, e conseguir vender mais.

Abaixo vamos mostrar as melhores praticas e técnicas aplicadas no mercado de e-commerce.

1° Proporção

A proporção da sua imagem é fundamental, manter a proporção do arquivo da foto ou imagem para diversos formatos ajuda a sua imagem se adaptar a qualquer dispositivo.

Recomendamos usar a proporção 1×1 nas fotos dos seus produtos, que seria uma imagem em formato “quadrado”, assim ela pode se encaixar melhor em qualquer dispositivo.

Uma ótima ferramenta para edição para quem não tem conhecimento aprofundado nas ferramentas de design, é o Canva, com ele você consegue alinhar, dar efeito e também remover o fundo dos produtos de forma simples, coisa que será ultimo para o próximo passo.

Correto

Imagem com proporção 1x1 (quadrada)
Imagem com proporção 1×1 (quadrada)

Incorreto

Imagem fora da proporção 1x1 (Ex: retangular)
Imagem fora da proporção 1×1 (Ex: retangular)

2° Fundo

Alguma lojas gostam de decorar ou enfeitar o fundo das fotos do produto, para dar um visual único ao seu produto, porem, deve-se tomar cuidado com isso, encher muito o fundo ou usa-lo de maneira inadequada pode confundir seu cliente.

Por conta disso, é sempre melhor ir com aquele fundo branco básico, principalmente com a primeira foto (foto principal) do seu produto, que ficara como miniatura junto a grade ou vitrine de produtos da sua pagina inicial ou categoria, assim facilitando a visualização do seu cliente.

Além de conseguir destacar o produto mesmo em telas ou grades de produtos de menor visualização, você deixa mais profissional e organizado a grade de produtos da sua vitrine digital.

Correto para 1° foto

Foto com fundo branco e limpo
Foto com fundo branco e limpo

Incorreto para 1° foto

Foto poluída de informações
Foto poluída de informações

3° Alinhamento

Mesmo que use uma imagem com fundo, ou com decoração, deixe sempre o produto principal no centro da imagem, alinhado tanto na vertical quanto na horizontal.

Sempre destaque corretamente o produto que esta sendo vendido no anuncio, e deixe claro ao cliente (na foto ou na descrição) que os outros itens da foto são apenas ilustrativos ou que são vendidos a parte.

Correto

Produto centralizado na vertical e na horizontal
Produto centralizado na vertical e na horizontal

Incorreto

Produto alinhado fora do centro
Produto alinhado fora do centro

4° Dimensão

A dimensão da imagem também é muito importante, levando em consideração o tópico “Proporção” que falamos acima, uma boa dimensão para a proporção 1×1 seria usar 1080 x 1080 px.

Isso porque a dimensão de imagem 1080 x 1080 pixels é o mais recomendável para usar em dispositivos moveis, e também para redes sociais.

Repare que para usar a proporção 1×1, a imagem sempre terá a mesma dimensão na horizontal quanto na vertical (Ex: 500 x 500, 1000 x 1000, 2000 x 2000, assim por diante).

5° Qualidade

O fator crucial para promover seu produto da melhor forma é, sem duvidas, a qualidade da foto.

Isso porque quanto melhor a qualidade, mais detalhes o cliente pode ver, também é melhor para usar em lojas virtuais onde tem a opção de ampliar o produto (nas lojas virtuais instaladas pela Workleads tem esse recurso, assim como no seu catalogo online de produtos), então se você usar uma imagem com baixa resolução, vai prejudicar a visualização para seu cliente.

A qualidade da imagem também interfere diretamente na compra, imagens com boa qualidade convertem mais vendas, do que imagens de baixa qualidade, que da a impressão para seu cliente que a imagem foi tirada de “qualquer lugar” da internet e colocada na loja online sem nenhum tratamento ou profissionalismo.

6° Tamanho

Sabemos agora que a qualidade da imagem interfere na conversão de vendas, porem quanto mais detalhes a imagem tem, mais pesada ela fica.

Muitos sites ou plataformas de loja virtual tem restrição quanto ao tamanho da imagem que pode ser carregada pelo servidor.

Além de pesado para o servidor, isso prejudica demais o carregamento da pagina do produto no seu site ou catalogo online, prejudicando a experiência do seu usuário.

Por conta disso você fica refém de uma grande duvida, “Será que devo diminuir o tamanho da imagem e abrir mão da qualidade da minha imagem?

Para isso procure sempre otimizar suas imagens, para evitar problemas para seu usuário e para você.

1° passo: O principal é procurar uma plataforma que use vários recursos de otimização automática como compressão de imagens para web, CDN, Cache, Lazyload, etc.

Todas as lojas virtuais e catalogo online da Workleads usam os melhores recursos de otimização e carregamento de imagens para gerar a melhor experiência para seu usuário.

2° passo: Antes de subir a imagem, se ela for muito pesada e ultrapassar a recomendação de tamanho do servidor e/ou plataforma de loja virtual, use ferramentas que otimizem e realizem compressão de imagem sem perda de resolução. Uma ótima ferramenta online e gratuita é o site iloveimg.com que tem vários recursos para edição de imagens e um deles é ferramenta de Comprimir IMAGEM

7° Autenticidade

Sabemos que as vezes é complicado dispor de tempo para tirar foto de todos os produtos, editar, tratar, etc.

Principalmente quando o fornecedor ou fabricante daquele produto que você vende, já tem uma imagem prontinha para ser pega, e usada em seu site.

Porem, usar fotos dos fornecedores deixa o seu site com cara de “todo mundo” as vezes, se não souber trabalhar as imagens corretamente.

Para isso, é sempre bom tirar e editar suas próprias fotos.

Caso não tenha conhecimento em edição de imagens, você pode procurar uma agência ou profissional para realizar este trabalho.

A agência digital BR Criativus pode ajudar você nisso, você mesmo pode tirar as fotos (um especialista vai orientar e ajudar com todas as dicas de uma boa foto), envia-las via diretório online (servidor de nuvem próprio da agência) sem perda de resolução, eles vão editar e tratar todas as imagens, e disponibilizar tudo isso em nuvem para ser baixada por você a qualquer momento, ou até mesmo cadastrar os produtos para você de forma automática enquanto já vão editando as fotos.


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