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Fluxo de reengajamento: Aprenda a reativar clientes inativos

Fluxo de reengajamento Aprenda a reativar clientes inativos importância passo a passo

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Uma empresa deve pensar na elaboração de diversas estratégias de comunicação e marketing para atrair clientes e converter os leads. Uma dessas ações é o fluxo de reengajamento

Como o próprio nome já diz, essa ação se refere a buscar um cliente em potencial, que teve contato prévio com sua marca e fazer com que ele volte a se interessar pelo seu negócio. 

Para isso, a empresa precisa estabelecer algumas estratégias e ações, a partir de um planejamento e da definição das ferramentas que serão utilizadas. 

O processo de conquista dos clientes não é fácil, apesar de ser um pontos fundamentais dentro de uma gestão. Conquistar a audiência é complexo, por isso, a empresa precisa estabelecer estratégias voltadas a essas ações. 

É válido ressaltar que nesse processo, muitas pessoas vão acabar se desinteressando. É aí que entra o trabalho do fluxo de reengajamento. Se você deseja compreender como essa ação funciona, assim como os benefícios dessa estratégia, acompanhe o artigo a seguir!

A importância do Fluxo de reengajamento

Vamos entender qual é a importância do fluxo do reengajamento para sua empresa de parede baritada?  Quando uma empresa perde o seu fluxo de reengajamento, ela começa a ter problemas com os clientes. O que isso representa? 

Quando a empresa começa a identificar uma elevada quantidade de emails que caem em SPAM, baixas conversões nas ações criadas, redução dos cliques em seu site ou blog, ações promocionais que não atingem seus objetivos, dentre outros. 

Ou seja, existe uma perda de leads, ou seja dos clientes em potencial. Além disso, a jornada de compra do cliente pode ser comprometida, levando em conta, que falta uma interação com o público. 

Dessa forma, esse fluxo surge para trazer vantagens para sua empresa de projeto hidraulico piscina. Algumas delas, listamos a seguir!

  • Emails que não vão cair em SPAM;
  • Maior conversão em suas ações de lançamento de e-book ou webinar;
  • Mais cliques em seu site;
  • Ações promocionais que atingem seus objetivos;
  • Aumento da procura pelos seus produtos e serviços;
  • Lembrança da importância da sua empresa. 

Quando sua empresa investe na criação de ações ligadas ao fluxo de reengajamento, ela precisa ter conhecimento acerca do fluxo da jornada de compra do consumidor. 

É importante identificar quem é o cliente da sua empresa de chaves codificadas e em que fase ele está. Somente assim, é possível criar um material que seja específico, do ponto de vista comunicacional, levando em conta, a adaptação diante do público-alvo.

De modo geral, destacamos também que o fluxo de reengajamento consegue promover um aumento da procura dos clientes pelo seu site, assim como mais engajamento em redes sociais. 

Como resultado, sua empresa pode ter um aumento do número de vendas, assim como um bom desempenho nas campanhas de publicidade.

Para colocar em prática as ações do fluxo de reengajamento, é importante que a empresa conte com uma equipe de marketing especializada. 

No decorrer deste artigo, apresentaremos um passo a passo para que as ações ligadas a essa estratégia sejam postas em prática. 

Fluxo de reengajamento: o passo a passo 

Agora que você já sabe a importância de realizar o fluxo de reengajamento em seu negócio de alarmes de incêndio, falaremos sobre o passo a passo para garantir essa ação. Acompanhe!

Passo 1

O primeiro passo diz respeito ao momento de identificação do lead que deve ser inserido no fluxo de reengajamento. É importante que a empresa saiba responder a seguinte questão: está na hora de reengajar esse lead? E como isso é definido? 

Bem, é importante verificar se esse lead, ou seja, cliente em potencial, já demonstrou algum interesse por sua marca, seja preenchendo uma landing page ou respondendo algum email. 

Outra dica é verificar se esse lead realizou alguma ação em seu site, apesar de nunca ter entrado em contato com a empresa para tirar uma dúvida ou obter novas informações. 

Ou seja, esse primeiro passo deve ser de avaliação e planejamento, levando em conta a identificação de quem já teve contato com sua empresa e como esse contato foi feito. 

Passo 2

Agora que você já sabe quais foram as pessoas que tiveram contato com seu negócio de equipamentos contra incêndio, é importante criar um  fluxo de reengajamento. 

Esse fluxo implica na definição de etapas, de modo claro e objetivo. Somente assim, é possível identificar uma determinada ação e colocá-la em prática dentro da empresa. 

A criação desse fluxo de reengajamento não ocorre da noite para o dia, já que leva em média 3 meses de contato com o cliente, em tempos delimitados na estratégia. Esse fluxo também deve ser criado a partir dos objetivos da sua empresa. 

Por exemplo, você deseja aumentar seu ticket médio ou vai realizar uma promoção. Nesse caso, faz sentido criar um fluxo automatizado de envio de material por email marketing. 

Mas, se você trabalha com outro produto ou serviço, é importante levar mais tempo nessa tentativa de se reconectar com o cliente, seja por email, telefone e até mesmo, por meio das redes sociais – que são excelentes fontes de engajamento. 

Pode ser que sua empresa de avaliações ambientais não saiba qual é o intervalo que se deve ligar para o cliente. A recomendação é em torno de 20 dias. 

Passo 3

O passo 3 diz respeito ao ato da empresa lembrar o cliente sobre sua existência. Imagine que diariamente, o cliente tem contato com várias marcas, produtos e serviços. 

Dessa forma, é importante pensar em possibilidades de fazer com que sua marca se diferencie. Uma das ações é lembrar o cliente sobre isso. 

O fluxo de reengajamento envolve a elaboração de uma estratégia direcionada para mostrar ao lead o que é sua empresa, seus compromissos e também, as ações realizadas. 

Ou seja, identifique de que forma o cliente entrou em contato com você, se foi pelo site, redes sociais ou por telefone. Diante disso, crie uma estratégia de lembrança a depender de cada canal. 

Essa é uma boa opção para estar dentro da realidade do cliente e motivá-lo a conhecer mais sobre seu negócio. 

Passo 4

A sua empresa precisa gerar valor relacionado ao produto, assim como os serviços que estão presentes no local. Se você tentou falar com o cliente e ele não te respondeu, o que você faz? 

O ideal é mudar o tom da conversa, abordando assuntos que geram um interesse no lead. Os textos e conteúdos criados pela sua empresa precisam ser relevantes para o cliente, ou seja, precisam chamar sua atenção, engajar e motivar. 

Uma dica para sua empresa de subestação de energia é criar um conteúdo inovador. Sugerimos:

  • Eventos onlines criados pela sua empresa;
  • Webinars informativos;
  • Cursos gratuitos;
  • Consultorias gratuitas. 

Essa é uma forma interessante de atrair o cliente e fazer com que ele se sinta interessado pelo seu negócio. Essa é uma oportunidade de trazer valor para o seu negócio, por meio de uma conquista ao lead.

Além disso, sua empresa consegue se mostrar como uma autoridade no negócio. 

Passo 5

É muito importante que sua empresa esteja aberta a ouvir o cliente. Mas, como isso pode ocorrer? 

Se o cliente estiver desengajado, é muito importante que sua empresa busque entender os motivos pelos quais isso ocorreu, pois isso gera melhorias, além de trazer a ideia de que o cliente foi ouvido. 

Aproveita as respostas dos seus clientes para analisar o que pode ser feito dentro da sua empresa, buscando voltar a motivar esse lead e até mesmo, fazer com que outros leads não percam o ânimo. 

Além de ouvir os clientes da sua empresa de sensor de temperatura digital também é recomendado que sua empresa dedique um tempo para ouvir os colaboradores. 

Aspectos conclusivos 

A partir dos 5 passos que apontamos nesse artigo, sua empresa está apta a criar um fluxo que busque reengajar os clientes. Existem boas oportunidades no mercado que não podem ser perdidas. 

Por isso, sua empresa deve trabalhar em cima da criação de estratégias que atraiam os leads e que consigam melhorar o relacionamento, assim como gerar vendas. 

Para isso, é essencial que sua empresa crie um planejamento de como aplicar suas estratégias, assim como invista em ferramentas que podem ajudar no envio de emails marketing, assim como na publicação de conteúdo nas redes sociais. 

Lembre-se que essa é uma ação de se conectar com o público, ou seja, é desenvolver ações de comunicação que atinjam o público-alvo dentro da sua linguagem. Por isso, comece a praticar e veja as mudanças dentro da sua empresa. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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