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Entenda o que é Call To Action e os benefícios de utilizar

Entenda o que e Call To Action e os beneficios de utilizar definicao do funil de vendas e etapas essenciais o que sao e onde utilizar qual a duracao como escolher principais beneficios

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Um CTA, do inglês Call To Action, ou chamada para ação, é uma mensagem ou botão de estímulo destinado ao público, indicando o que fazer depois de consumir determinado conteúdo, fazendo-o evoluir na jornada e relacionamento. 

O Call To Action incentiva o público a dar o próximo passo em um funil de vendas, o que aproxima ainda mais o lead, ou cliente em potencial, a fazer negócios com a empresa, comprando um produto ou contratando um serviço.

De modo geral, um CTA pode convidar os visitantes de um site, ou destinatário de um e-mail, a realizar as mais diversas ações, como:

  • Assinar uma newsletter;
  • Clicar para comprar;
  • Criar uma conta;
  • Ingressar em uma página;
  • Inscrever-se em um curso.

CTAs são, de fato, parte essencial do marketing digital, sendo apresentados no funil de vendas e na jornada do comprador. 

A ausência do Call To Action não insere os consumidores no funil de vendas, fazendo com que ele fique livre para seguir no fluxo de compra ou vá para outros canais, devido à falta de estímulos.

Por isso, é preciso entender sobre como os CTAs influenciam no funil de vendas de uma empresa de aparelho de endoscopia, e como ele pode ser desenvolvido para levar diversos benefícios até a marca.

Definição do funil de vendas e etapas essenciais

Antes de entender como funciona a Call To Action, é preciso reforçar a importância do funil de vendas, que trata da jornada que os clientes fazem junto a uma empresa. 

As etapas se iniciam a partir da descoberta de um negócio até o momento em que se tornam clientes pagantes, e até mesmo embaixadores da marca. 

Para isso, o funil de vendas normalmente é dividido em 4 estágios: 

  • Conscientização;
  • Interesse;
  • Decisão;
  • Ação.

Dependendo do modelo de negócio, os funis de vendas envolvem várias etapas, isso porque os CTAs podem ser empregados para que o cliente em potencial, ou lead, tome conhecimento da marca de artefatos de cimento e, finalmente, faça uma ação efetiva na evolução do relacionamento, como uma compra. 

Ou seja, o conteúdo empregado no funil de vendas tem como função conduzir os clientes em potencial, de forma gentil, até o próximo estágio. 

Isso pode incluir estratégias que se aplicam a ferramentas de marketing digital, principalmente, como e-mail marketing, oferta de downloads de e-books e webinars, landing pages, ou até mesmo ouvir um podcast ou assistir a um vídeo de apresentação. 

Esses recursos são utilizados para aquecer os leads que entram no funil de vendas, nutrindo-os devidamente de modo a ampliar as chances desses usuários concluírem a compra pela primeira vez, ao se deparar com uma marca, um produto ou um serviço. 

De acordo com os desejos, anseios e necessidades do cliente em potencial, o ciclo pode ocorrer em períodos mais ou menos ágeis, podendo variar de dias a meses, para que estejam preparados para realizar uma compra.

Daí a importância do funil de vendas bem estruturado e a aplicação de Call To Action de forma pontual e adequada.

O que são e onde utilizar CTAs?

Um Call To Action também pode ser definido como uma frase de chamariz, um link ou um botão que incentiva visitantes, leads e clientes a realizar uma ação específica em ambientes diversos, como um e-commerce de balança comercial para o comércio em geral. 

O Call To Action deve ser imperativo, como uma ação do tipo “Baixe Agora”; ou convidativo, como solicitar que as pessoas sigam as redes sociais. 

O que é preciso entender sobre Call To Action é que tem como objetivo conduzir os visitantes pelo funil de vendas e jornada de compra, indo em direção à conversão de lead para cliente pagante. 

Para isso, as frases de chamariz precisam ser relevantes para que os visitantes sigam, por exemplo, em uma jornada de compra, que se divide em 3 categorias de CTA que coincidem com o funil de vendas. 

  1. Topo do Funil

No topo do funil, o Call To Action deve focar nos problemas e necessidades que uma buyer persona, ou persona de comprador, enfrenta. 

Todo conteúdo vinculado ao CTA do topo do funil deve ser educacional, para que possa ajudar o público a conhecer mais sobre uma câmara fria, sem promover ou vender nada de forma direta, por exemplo.

Essas CTAs devem ser anexadas a ofertas como guias, ou manuais de instrução. 

  1. Meio do Funil

O meio do funil permite a promoção da marca e dos negócios de forma menos sutil, em que é possível mostrar aos usuários o que a marca, os produtos ou serviços já fizeram por outros consumidores. 

Desta forma, o Call To Action que se aplica ao meio do funil deve levar a um estudo de caso, um webinar ou um white paper, sendo mais profundo e possibilitando o reforço de relevância da marca, promovendo uma potencial venda futura.

  1. Fundo do Funil

Por fim, o CTA do fundo do funil é útil quando uma pessoa está pronta para identificar o que uma empresa pode fazer, como a solução de um problema específico. 

Esses CTAs devem seguir linhas como “Conheça nosso curso design gráfico online”, ou então “Agende agora uma Consulta”.

Qual a duração de uma Call To Action?

A duração das frases de chamariz varia conforme o tipo de Call To Action que se usa, como botões que direcionam para landing pages, ou uma frase completa dentro de um texto-âncora.

Na verdade, a duração de um Call To Action vai variar, mas deve ser sempre relevante, incentivando os visitantes no funil de vendas para que se sintam no controle, mas se direcionem ao ponto de compra. 

Como escolher a Call to Action ideal 

O bom senso e a criatividade fazem parte do marketing, como um todo, e com a Call To Action não é diferente. 

A linguagem utilizada em uma CTA é importante e precisa ser intencional, sendo projetada para atrair e direcionar o público-alvo. Por isso, siga as dicas a seguir para escolher o modelo ideal para seu negócio.

  1. Seja direto ao ponto

Para os consumidores, é muito ruim seguir um CTA e encontrar um material que não condiz com o que foi apresentado anteriormente ou com a imposição de uma taxa para acessar o produto ou serviço. 

Dessa forma, a dica é apresentar às pessoas exatamente o que elas podem encontrar sobre nobreak online

  1. Siga as tendências

Quem não sabe como aplicar uma Call To Action ideal, pode verificar como os concorrentes do setor estão fazendo, considerando aqueles que apresentam um público-alvo semelhante. 

Além disso, há certas tendências que podem ser aplicadas, não como uma cópia, mas de forma personalizada. 

Isso também pode significar a condução de pesquisas de mercado junto ao público-alvo, ou mesmo identificar o que funciona para outras empresas e adequar à realidade do seu empreendimento.

  1. Empregue linguagem emocional

Os gatilhos mentais são amplamente utilizados no marketing digital, e a Call To Action com uma linguagem emocional pode convencer o público-alvo a agir mais rapidamente.

Basta pensar em determinados problemas que os leads podem enfrentar, e como os produtos e serviços de solo grampeado podem ser a solução ideal. 

A dica, nesse caso, é fazer com que uma CTA seja persuasiva a ponto de apelar para a emoção.

  1. Use verbos para CTA imediata

A aplicação de verbos nos CTAs, como “Compre Agora”, “Inscreva-se Hoje” ou “Clique Aqui” é uma maneira de incentivar os visitantes a agir de forma imediata. 

Certas pessoas respondem à CTA do fundo do funil, mas é preciso ter cuidado, pois se interagirem no momento inadequado, isso pode prejudicar a evolução na jornada de compra.

Os CTAs de fundo de funil, que apresentam ofertas por tempo limitado ou com vagas reduzidas, podem invocar o senso de urgência, inspirando as pessoas a tomarem medidas imediatas. 

Principais benefícios de utilizar CTA 

Quando uma empresa consegue melhorar o desempenho de um e-commerce, o reflexo se dá no aumento das taxas de conversão. 

Assim, um CTA estratégico pode orientar os visitantes no funil de vendas e, dessa forma, impactar de forma direta a conversão de leads em clientes. 

Os botões de Call To Action são uma forma simples de aumentar o engajamento de postagens em redes sociais e diversos outros canais, possibilitando que eles interajam e concluam a ação esperada pela marca.

Para quem deseja que os usuários visitem uma página no e-commerce de spray drying, os CTAs podem fornecer informações de contato, baixar ou se inscrever em um mailing de boletim informativo. 

Caso o leitor acesse um artigo em um blog, sem qualquer CTA ao final da postagem, provavelmente ele sai do site sem realizar outra ação. 

No entanto, se houver um botão ou um link na parte inferior, com uma solicitação para ler mais artigos, ou encaminhar a posts em redes sociais, isso incentivará novas interações com o site, até que o usuário seja efetivamente retido e convertido. 

Conclusão

O objetivo geral dos materiais – mesmo que secundário -, é levar o público a agir pelo funil de compras, e o Call To Action ajuda a converter os leads e movê-los até que se tornem seguidores, clientes pagantes e até mesmo defensores de uma marca. 

Por fim, vale destacar que a presença do Call To Action devidamente posicionado impacta até mesmo o fluxo no funil de vendas, qualificando-o.

Assim, a presença do CTA, seja em qualquer formato, faz toda a diferença para vender mais, elevar os lucros e se posicionar como uma autoridade sobre o mercado consumidor.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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