Automação de Marketing até 10x mais eficientes.

Entenda como funciona o dropshipping e por onde começar

Entenda como funciona o dropshipping e por onde comecar o que e como funciona vantagens como iniciar vale a pena

Online delivery banner with realistic laptop, parcels, clouds, and social icons in realistic style. Vector illustration

Inscreva-se em Nossa News


O crescimento do mercado de negócios é algo notável, tanto que novos modelos de negócio como o dropshipping surgiram. E como funciona o dropshipping? O que é e quais são seus benefícios?

Entender como este modelo funciona é um jeito de ter um negócio online de dropshipping e conquistar bons resultados.

O que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo de operações em que os lojistas recebem os pedidos dos clientes em sua loja virtual e repassam a ordem de compra aos fornecedores, este que será o responsável por providenciar e fazer o envio do produto ao consumidor.

Este é um processo que pode acontecer tanto nacional como internacionalmente.

Os lojistas trabalham sem um estoque, ou seja, atuam como uma espécie de intermediário no processo de compra. Todas as questões relacionadas à entrega ficam a cargo dos fornecedores, desde a escolha da embalagem até o momento em que o consumidor recebe o produto.

É possível fazer dropshipping na área de manutenção elétrica industrial ou em outros setores?

Essa é uma dúvida muito comum dos empreendedores e a resposta é depende. O primeiro passo, não importa o negócio que você deseja ter, é fazer uma análise, ou seja, entender como funciona o mercado.

Ao conhecer melhor o mercado, é possível escolher um nicho do mercado e a partir disso, buscar bons fornecedores. 

Outro ponto importante é ter um planejamento financeiro e desenvolver um site, registrar sua empresa e criar estratégias de marketing que ajudem a se destacar diante da concorrência.

Para dar os primeiros passos em um negócio dropshipping é necessário:

  • Escolher um nicho de mercado;
  • Fazer análises de mercado;
  • Buscar fornecedores;
  • Organizar a parte financeira;
  • Criar uma loja online;
  • Definir alguns detalhes importantes;
  • Fazer o marketing do seu negócio.

Algumas pessoas podem ter dúvidas ou receios se realmente dá para ter lucros com este modelo de negócio. 

É possível lucrar graças às técnicas de majoração nos seus preços. Basicamente significa que você pode realizar as vendas por um valor maior do que será cobrado pelo fornecedor.

O mecanismo do estoque funciona da seguinte forma:

O consumidor realiza a compra na loja online ou do vendedor (dropshipper). Depois, o vendedor encomenda o produto com o seu fornecedor e este trata de todas as questões relacionadas ao envio da mercadoria para o consumidor.

Os negócios em dropshipping se tornaram populares nos últimos anos e suas vantagens se tornaram mais conhecidas, por isso conhecê-las é uma forma de decidir se vale a pena investir em dropshipping na área de projeto arquitetônico 3d.

Como funciona o dropshipping?

O processo do dropshipping possui algumas etapas importantes e conhecê-las mais a fundo é essencial para implementar este modelo no seu negócio.

O dropshipping funciona da seguinte maneira:

Clientes

Os clientes realizam os pedidos na loja online do seu empreendimento, escolhendo os produtos conforme o catálogo disponibilizado pelo fornecedor.

O cliente acessa a loja e tem acesso às mercadorias que são disponibilizadas. O catálogo que a pessoa tem acesso é enviado pelo fornecedor previamente ao lojista, considerando alguns fatores como: o estoque dos produtos disponíveis e a logística de distribuição.

Nessa etapa é muito importante que lojista e fornecedor tenham um bom alinhamento para que as questões relacionadas ao alinhamento e balanceamento valor sejam um sucesso, ou seja, para que a experiência de compra do cliente não seja prejudicada.

A parte de logística diz respeito às necessidades de realizar as entregas, seja nacional ou internacionalmente, conforme o que o vendedor e a clientela precisa. Já a parte de estoque dos produtos se refere à quantidade de produtos que há disponíveis.

Lojista

Você como lojista, faz o envio dos pedidos e ordem de compra dos consumidores ao fornecedor.

Após o pedido de compra ser feito pelo cliente, o lojista pode fazer o processo de aprovação do pagamento e depois encaminhar a ordem de compra ao fornecedor.

A segunda etapa pode ser considerada um acordo entre as partes (vendedor e fornecedor) do produto. Sendo assim, o cliente não precisa entender o que é o dropshipping, pois não é afetado por este modelo de venda.

Deste modo, o processo de compra flui naturalmente da mesma forma que outras negociações na internet, seja de um produto ou serviço de sistema de aterramento.

Fornecedor

O fornecedor realiza as entregas diretamente aos clientes que fizeram os pedidos pela sua loja online.

O fornecedor é o único responsável por fazer as entregas dos produtos e cuida de todos os processos, desde a embalagem até o transporte que levará as mercadorias até a casa do cliente.

Nessa última etapa, a única preocupação do lojista é entrar em contato com o fornecedor para pegar o código de rastreamento da transportadora e disponibilizá-lo ao cliente, seja por e-mail ou no próprio site, assim as pessoas podem acompanhar o status da entrega.

Vantagens do dropshipping

Ao entender melhor o que é e como funciona o dropshipping, saber algumas vantagens deste modelo de negócio é um jeito de decidir se vale a pena ou não investir.

Algumas das vantagens são:

Redução de custos

Este modelo de negócio não exige um gerenciamento de estoque por parte do lojista, algo que reduz muito os investimentos iniciais, incluindo gastos com transporte e embalagens.

Outro ponto interessante é que não exige gastos com matéria-prima, aluguel de espaço para armazenar as mercadorias, mão de obra e outras questões relacionadas à realização das operações do seu empreendimento de ambulância para eventos.

Variedade de mercadorias

Os fornecedores de dropshipping costumam disponibilizar uma grande variedade de produtos, algo que facilita muito o processo de vendas de diferentes categorias de um mesmo segmento.

Normalmente, o catálogo de produtos costuma ter diversidade de itens, já que o cuidado e gerenciamento de estoque não é de responsabilidade do vendedor.

Maior flexibilidade para o trabalho remoto

Considerando o fato de que o lojista não precisa ter um estoque físico, não é necessário ter um local fixo de trabalho. Com uma boa conexão de internet e um notebook, você pode trabalhar de qualquer lugar.

Possibilidades de atender mais clientes

Da mesma maneira que o lojista pode trabalhar de qualquer lugar, o seu cliente tem a liberdade de comprar de qualquer local, independente de barreiras geográficas. Desse modo, o seu negócio tem mais chances de crescer e gerar ótimos resultados.

Foco no marketing

Ao terceirizar a logística do dropshipping, o lojista de transporte de medicamentos tem mais tempo para se dedicar a outras atividades e estratégias do negócio, principalmente as que estão relacionadas a adquirir e fidelizar clientes, por exemplo, redes sociais, blogs e anúncios pagos.

Isto posto, elaborar um planejamento de marketing é muito importante para colocar em prática as ações que ajudam o seu empreendimento a se destacar diante dos concorrentes.

Baixo risco

O único custo que precisa ser considerado é o do produto que será oferecido ao consumidor.

Alguns detalhes precisam ser analisados com atenção para evitar problemas, por exemplo: ter cuidado com barreiras alfandegárias se o seu fornecedor for internacional, a margem de lucro pode ser menor, a concorrência pode ser acirrada e o controle de estoque do fornecedor. 

Como iniciar um dropshipping?

Como trabalhar com dropshipping? O que precisa ser feito? Essas são dúvidas comuns, principalmente os iniciantes.

O que você precisa saber é que seja em uma empresa de geladeira de medicamentos ou no segmento varejista, é necessário dedicar energia e tempo para que o dropshipping dê certo.

O primeiro passo é ter um bom planejamento para conseguir encontrar fornecedores de qualidade, escolher os melhores produtos para o seu público-alvo, investir em divulgação, entre outras tarefas.

Quando o assunto é ter uma loja online, é muito simples e fácil começar um dropshipping, já que há poucas barreiras para iniciar. Basicamente é necessário escolher um fornecedor de qualidade e experiente no segmento que você irá atuar.

Uma análise de mercado é outro ponto importante, porque, a partir dos resultados obtidos, é possível entender se o dropshipping será ou não bem-sucedido. Depois, é necessário organizar a parte financeira e verificar os requerimentos da legislação exigida na sua região e da sua área, seja no setor de painéis elétricos ou de outra segmentação.

O dropshipping vale a pena?

O dropshipping é um modelo de negócio que proporciona ótimos ganhos. Por mais que o segmento de e-commerce (loja virtual) se mostre saturado, ainda há espaço para negócios dropshipping e assim você pode conquistar uma fatia interessante do mercado.

Portanto, os investimentos em dropshipping é um jeito de se diferenciar dos concorrentes no mercado, ter mais destaque, chamando atenção dos clientes e tendo excelentes resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco