Automação de Marketing até 10x mais eficientes.

Empreendedorismo Digital: saiba o que é e como funciona

Inscreva-se em Nossa News


Muitas pessoas percebem a sua vocação para empreender no mercado. Diante disso, precisam encontrar a melhor forma de abrir o seu negócio e começar a trabalhar. Nos tempos atuais, o Empreendedorismo Digital merece destaque.

As pessoas nascem com suas vocações específicas, que podem ser descobertas com o passar dos anos e com muito estudo. Essa informação é muito importante, pois vai determinar o futuro trabalho de cada um. 

É preciso dizer que virar empreendedor pode parecer interessante e fácil em um primeiro momento. No entanto, isso não é verdade. Abrir uma nova empresa e conseguir gerenciá-la da melhor forma possível exige comprometimento e muita dedicação. 

Ao mesmo tempo, todo empreendedor precisa se dedicar e estudar para estar atualizado dentro da sua área. Por isso, se matricular em um curso de prótese capilar masculina é tão importante para um cabeleireiro quanto um curso de finanças é importante para um empreendedor.

Além disso, garantir o atendimento de excelência para os clientes não é uma tarefa simples, o que acaba exigindo esforços extras do empreendedor que deseja desenvolver uma empresa da melhor forma possível.

No cenário atual, é interessante mencionar um ponto que merece destaque: ter um negócio físico já não é a única decisão que pode ser tomada quando a ideia é começar uma nova empresa. 

Hoje, ter uma companhia que atua no meio digital pode surpreender muito mais positivamente o empreendedor do que ele poderia imaginar anteriormente. 

De fato, cada vez mais pessoas optam por fazer as suas compras na internet, devido a uma série de facilidades que elas podem obter ao realizar um pedido virtual. 

Sendo assim, o empreendedorismo digital se tornou uma alternativa bastante promissora para quem quer empreender. Por isso, para entender melhor o que é, como funciona e os benefícios de ser um empreendedor digital, não deixe de ler este conteúdo.

O que é empreendedorismo digital?

É cada vez mais comum que, antes de comprar uma bateria de 150 amperes para caminhão, o consumidor passe a pesquisar pelo produto na internet e, então, realize a compra diretamente com uma loja online. 

Se anos atrás isso parecia impossível ou mesmo inviável, atualmente não dá para imaginar como se davam as relações de compra e venda sem a possibilidade de fazer uma compra virtual. 

O empreendedorismo digital se trata justamente disso: um formato no qual se utilizam meios digitais para comercializar diferentes produtos ou serviços. Alguns exemplos práticos do que pode ser vendido virtualmente são:

  • Cursos;
  • Videoaulas;
  • Softwares;
  • E-books;
  • Jogos;
  • Aplicativos.

É interessante mencionar que o empreendedorismo digital não é uma novidade. Na verdade, ele surgiu já no começo da internet, por volta da década de 70. Mas, com o passar do tempo, a tecnologia se desenvolve e ele ganha maior visibilidade.

Justamente por isso, cada vez mais pessoas desejam acessar o mundo virtual e encomendar um banner 2×2 personalizado ou fazer o pedido de um produto físico e recebê-lo no conforto de casa.

Isso acaba se tornando uma tendência, porque ao buscar um produto na internet, o cliente pode pesquisar opções, encontrar o menor preço, economizar tempo e combustível.

Sendo assim, os empreendedores que estão atentos às mudanças em termos de hábitos de consumo conseguem perceber que o futuro será cada vez mais voltado para as compras virtuais, o que faz com que o empreendedorismo digital cresça de modo constante. 

Para completar, há uma série de vantagens nesse processo, seja ele na mudança da empresa física para a digital ou mesmo na abertura de um novo negócio que será voltado totalmente para as vendas online. 

Por isso, não há como negar que o empreendedorismo digital se apresenta como uma possibilidade atrativa para quem quer abrir um novo negócio e conquistar o seu espaço no mercado. 

Como funciona o empreendedorismo digital?

Decidir empreender digitalmente pode ser uma decisão que envolve uma série de aspectos. Sendo assim, é necessário entender como funciona o processo para ter a certeza sobre seguir ou não esse caminho.

O empreendedor digital pode conquistar muitas facilidades na sua rotina, mas precisa entender quais são as exigências que o empreendedorismo digital apresenta. O primeiro ponto é definir em qual área se deseja atuar. 

O empresário que quer começar a trabalhar com salgados assados congelados para revenda, por exemplo, sabe que depende de uma estrutura física mais completa, pois precisará de equipamentos para manter os seus produtos devidamente estocados.

Na internet, um empreendedor que quer vender cursos online precisará ter um site no qual o público possa encontrar os seus materiais e então possa adquiri-los. Além disso, deve investir no layout da página, para torná-la mais interessante. 

Há também quem acabe utilizando as redes sociais como uma possibilidade para atuar no meio digital. Mas, em paralelo, será preciso contar com os serviços de uma plataforma de pagamentos, para tornar o seu processo de vendas mais seguro e confiável. 

Já para quem quer trabalhar com produtos físicos, pode ser dispensável ter um endereço comercial aberto. Muitas vezes, ter um estoque em casa, com estante expositora para loja para organizar os produtos já é suficiente.

A diferença, no caso de quem trabalha com produtos físicos, é o de que será necessário firmar uma parceria com uma transportadora, que ficará responsável pela coleta dos itens para que eles possam chegar ao endereço dos clientes.

Toda essa dinâmica é interessante e torna o trabalho digital vantajoso em muitos aspectos. Mas é preciso lembrar que toda a burocracia que uma empresa física possui é também vista nos negócios virtuais.

Isso quer dizer que declarações fiscais e recolhimentos de impostos também precisarão ser realizados, justamente para que a empresa esteja sempre em dia com as suas obrigações. 

Os benefícios em ser um empreendedor digital

Agora, partindo para a parte mais interessante do empreendedorismo digital, não há como não mencionar os principais benefícios que esse formato de trabalho traz para a vida dos empresários. 

1. Controle dos horários

É verdade que todo empresário possui uma certa margem de gestão do seu próprio tempo. Mas ao trabalhar com a internet, isso é ainda mais notável. 

Isso porque o empreendedor pode decidir preparar os seus pacotes, embalando os seus produtos vendidos em sacolas em TNT personalizada, já na noite anterior e ter o dia inteiro livre para outras demandas. 

Além disso, em casos de venda de cursos ou videoaulas, é também notável que o empreendedor pode decidir gravá-las no horário que mais convém, ficando livre da limitação dos horários comerciais.

2. Investimento baixo para começar a empresa

Outro ponto interessante é que o empreendedor digital não precisa ter uma alta quantia em caixa para começar o seu novo negócio. Em geral, para abrir um estabelecimento físico, os custos são elevados, tanto com a estrutura quanto com a decoração.

Mas, para quem atua pela internet, essa é uma vantagem que salta aos olhos. E isso pode ser interessante até para quem trabalha com a venda e a instalação de portões automáticos, já que é possível vender o produto no site e agendar o serviço depois.

Portanto, não importa qual seja o segmento de venda, não depender de um alto investimento para começar ajuda o empresário a se estabilizar mais facilmente e evitar dívidas pesadas no início do negócio.

3. Contar com vários canais para divulgação

Mais um dos benefícios do empreendedorismo digital é contar com vários canais para divulgar o seu trabalho, de modo que os clientes que estão acompanhando de perto a empresa conseguem acessar facilmente o site ou página da companhia na internet.

Assim, um empreendedor que vende tecido para artesanato infantil em um e-commerce próprio, pode apostar nas redes sociais para divulgar os seus produtos e levar as pessoas até o seu site para a finalização de um pedido.

Tudo isso pode ser feito de modo orgânico ou, caso seja o desejo do empresário, de forma patrocinada. O que vale é frisar que os canais de divulgação são vários e tornam a visibilidade da empresa muito maior na internet.

Esses são apenas alguns dos benefícios que merecem destaque quando o assunto é empreender digitalmente. Por isso, quem deseja começar um novo negócio deve considerar esse formato para poder desfrutar de vantagens tão interessantes como essas.

Considerações finais

Abrir um negócio não é uma tarefa simples ou que pode ser feita de qualquer maneira. Muito pelo contrário. É necessário se preparar para conquistar as habilidades e os conhecimentos que vão tornar o negócio seguro e sustentável por longos anos.

O empreendedorismo digital é uma alternativa que ganha cada vez mais adeptos, justamente porque torna o processo de empreender mais leve e mais prático. 

Por isso, quem sempre quis ter um novo negócio e segue a tendência do mercado no que diz respeito aos hábitos de consumo atuais não pode deixar de empreender digitalmente, podendo assim ter o sucesso desejado no mundo virtual o quanto antes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco