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E-business: 6 benefícios desse modelo de negócio

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E-business é um modelo de negócios para quem quer vivenciar o empreendedorismo digital em sua plenitude ou alcançar oportunidades de negócios para a empresa.

Trata-se de uma modalidade relacionada aos negócios que operam totalmente pela internet, ou às organizações que antigamente atuavam no modelo físico e depois começaram a trabalhar no formato digital, por meio de estrutura baseada em tecnologia.

Com a popularização dos recursos tecnológicos, o termo “e-business” vem se popularizando cada vez mais, entretanto, muitos empreendedores ainda não conhecem muito bem o assunto, embora se interessem por ele.

É inegável o fato de que as empresas digitais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, e um bom exemplo disso é o e-commerce.

Os consumidores logo perceberam as vantagens de comprar pela internet, e desde então essas vendas crescem consideravelmente. Muitos empreendedores, por sua vez, enxergam no e-commerce uma possibilidade de ter o próprio negócio.

Mas, antes de se aventurar em qualquer uma dessas modalidades, é muito importante entender um pouco mais sobre o universo e-business, e é exatamente sobre isso que este artigo vai falar.

Você vai conhecer o conceito de e-business e quais são os principais benefícios trazidos por esse tipo de empresa.

O que é e-business?

E-business são empresas que se desenvolvem totalmente no ambiente digital, tanto em relação ao seu modelo de negócios quanto ao modo como se organiza financeiramente, do ponto de vista logístico e a maneira como vende.

Existem vários exemplos de negócios e-business que fazem muito sucesso, como no caso da Netflix e do Spotify. Mas, são diferentes de empreendimentos mistos, ou seja, aqueles que atendem online e offline.

Por exemplo, um fabricante de caixa personalizada com logomarca vende pela internet, mas pode atender seus clientes no estabelecimento físico, algo que não acontece com o e-business.

Mas, antes de prosseguir com as modalidades desse tipo de negócio, é interessante entender a diferença entre ele e o e-commerce.

Na verdade, as plataformas e-commerce são componentes do e-business, pois referem-se apenas ao aspecto visível do negócio eletrônico, por meio da exposição dos produtos, contato com os clientes e concretização de vendas.

Por outro lado, o e-business envolve vários processos de um empreendimento digital, tais como planejamento, mensuração de resultados e execução.

Dependendo da área de atuação e do tipo de público-alvo, esse modelo de negócios funciona a partir de modalidades diferentes, que são:

  • B2B;
  • B2C;
  • B2G;
  • C2C.

O modelo B2B se refere a empresas que vendem para outras empresas; já o modelo B2C são empresas que vendem para o consumidor final; o B2G vende para o governo e o C2C são consumidores que vendem para outros consumidores.

Estrutura do e-business

Um fabricante de tinta para demarcar vagas de estacionamento pode usar uma das diferentes estruturas e-business para atuar.

Uma delas é o e-commerce, uma loja online que vende produtos e serviços dos mais variados tipos. Essas plataformas precisam manter contato com o público durante toda a jornada de compras e disponibilizam um espaço seguro para as transações financeiras.

Outra estrutura é o Business Intelligence (Inteligência de Negócios), uma área responsável por coletar, organizar e analisar os dados obtidos pelo negócio e compará-los com as informações do mercado.

Por meio dele, a companhia consegue desenvolver seus projetos de marketing, vendas, gestão, entre outros, e evoluir para o modelo e-business.

Também existe o Procurement, que oferece comunicação ágil entre o negócio e seus fornecedores. Outra opção é o SCM (Supply Chain Management), que se responsabiliza por integrar o fluxo de recursos dentro do e-business.

Isso acontece desde o recebimento do pedido do cliente até o momento em que ele recebe a encomenda. Essa estrutura está relacionada ao planejamento e distribuição de despachos, escolhendo melhores rotas, como armazenar os produtos, entre outros.

Uma churrascaria delivery perto de mim pode usar a estrutura ERP (Enterprise Resource Planning), para centralizar e automatizar seus processos de gestão, o que envolve fluxo de caixa, emissão de nota, controle de estoque, dentre outros.

Por fim, a ferramenta CRM (Customer Relationship Management) administra os dados dos compradores e potenciais clientes, sendo muito usado pelos profissionais de atendimento, vendas e marketing.

Benefícios do e-business

Esse modelo de negócios permite mais interação e troca de informações entre as áreas da companhia, o que acaba beneficiando a empresa de muitas maneiras. São elas:

1.    Comunicação mais rápida

Por conta da globalização, empresas do mundo todo podem conversar entre elas e melhorar seus processos internos, usando a internet.

Assim como você encontra produtos e serviços rapidamente, as informações que as organizações precisam também chegam até elas com uma velocidade nunca vista.

2.    Consulta de preços mais rápida

Com apenas alguns cliques, é possível encontrar fornecedores para os mais variados insumos e com valores atraentes para os consumidores.

Para uma loja de peças para empilhadeira Toyota é uma forma de economizar e conquistar um negócio digital de sucesso.

3.    Agiliza as tomadas de decisões

Tudo o que acontece pela internet, acaba atuando de maneira praticamente simultânea, e isso facilita as tomadas de decisões, além de torná-las mais ágeis.

Para as empresas, também é uma forma de reduzir a burocracia e fazer com que a troca de informações internas e externas seja muito mais rápida.

4.    Reduz os custos

Todos os processos acontecem online quando se trata de e-business, consequentemente, o negócio evita gastos excessivos e a empresa pode manter o foco apenas naquilo que realmente precisa.

Isso é muito importante, principalmente, tendo em vista os constantes desafios no cenário econômico e político.

5.    Mais integração entre as áreas

Uma das principais funcionalidades oferecidas pelas ferramentas digitais é a integração. Com isso, os processos se tornam muito mais ágeis e os sistemas conversam entre si, poupando o tempo das organizações.

Se uma loja de piso tipo paver tiver esse tipo de conexão, ela consegue facilitar a troca de informações consideravelmente.

6.    Empresa mais transparente

Quando se fala da transparência no e-business, algumas pessoas podem achar estranho, mas acontece que as tarefas são disponibilizadas constantemente para que a gerência possa achar.

A empresa vai trabalhar com processos confiáveis e com isso melhorar a imagem e a confiança em relação à qualidade de seus produtos e serviços.

Como desenvolver uma estratégia e-business

Agora que você já sabe qual é o conceito, a estrutura e as vantagens do e-business, tem mais certeza se esse modelo de negócios é para você. Mas, para implementar essa estratégia, o seguinte passo a passo é fundamental:

Definir os objetivos

A primeira coisa que um fabricante de precificador de gôndola precisa fazer é reunir todos os dados do mercado e definir quais são suas metas.

Por se tratar de um empreendimento offline, certamente já deve ter delimitado alguns tópicos anteriormente, mesmo assim, é muito importante revisá-los.

Dentre os aspectos que precisam ser definidos estão o nicho de atuação, os pontos fortes e fracos, a missão e os valores da companhia, além das características do público que pretende alcançar.

Criar um plano de negócios

O segundo passo é montar a estrutura da empresa, considerando os seus diferenciais perante os concorrentes e o custo benefício de implementar uma estratégia e-business.

Nesse momento, reflita sobre pontos fracos de seus concorrentes, que oportunidades de negócio pode criar a partir disso, pesquise parceiros do segmento e quais canais de venda utilizar.

Também não se esqueça de estimar os custos e gastos recorrentes, como no caso de salários de funcionários, aquisição de ferramentas, entre outros.

Implementar o projeto

Depois, um a fabricante de tela de proteção para cachorro retrátil deve colocar o projeto no ar e divulgar seus produtos.

Isso envolve a veiculação de publicações nas redes sociais, investimentos em anúncios pagos, criação de conteúdos engajadores e uso de canais de atendimento para se comunicar com o público.

Medir os resultados

Para compreender se o projeto de implementação do e-business está trazendo os resultados esperados, é muito importante acompanhar e avaliar o desempenho dos setores, aplicando melhorias, caso seja necessário.

Para fazer isso, determine os indicadores-chave de performance do negócio, escolha períodos para verificá-los, podendo ser semanal, mensal ou semestral, e solicite feedback por parte dos clientes.

Para melhorar ainda mais, uma empresa de PMCO ar condicionado split pode fazer benchmarking, que nada mais é do que pesquisar estratégias de outras empresas para aplicar boas práticas de gestão.

Considerações finais

O e-business é o modelo de negócios mais indicado para empreendedores que desejam atingir seus clientes e potenciais clientes em grande número, e ainda otimizar seus processos de gestão.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o assunto, como implementar o modelo e todas as vantagens que ele pode trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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