E-business é um modelo de negócios para quem quer vivenciar o empreendedorismo digital em sua plenitude ou alcançar oportunidades de negócios para a empresa.
Trata-se de uma modalidade relacionada aos negócios que operam totalmente pela internet, ou às organizações que antigamente atuavam no modelo físico e depois começaram a trabalhar no formato digital, por meio de estrutura baseada em tecnologia.
Com a popularização dos recursos tecnológicos, o termo “e-business” vem se popularizando cada vez mais, entretanto, muitos empreendedores ainda não conhecem muito bem o assunto, embora se interessem por ele.
É inegável o fato de que as empresas digitais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, e um bom exemplo disso é o e-commerce.
Os consumidores logo perceberam as vantagens de comprar pela internet, e desde então essas vendas crescem consideravelmente. Muitos empreendedores, por sua vez, enxergam no e-commerce uma possibilidade de ter o próprio negócio.
Mas, antes de se aventurar em qualquer uma dessas modalidades, é muito importante entender um pouco mais sobre o universo e-business, e é exatamente sobre isso que este artigo vai falar.
Você vai conhecer o conceito de e-business e quais são os principais benefícios trazidos por esse tipo de empresa.
E-business são empresas que se desenvolvem totalmente no ambiente digital, tanto em relação ao seu modelo de negócios quanto ao modo como se organiza financeiramente, do ponto de vista logístico e a maneira como vende.
Existem vários exemplos de negócios e-business que fazem muito sucesso, como no caso da Netflix e do Spotify. Mas, são diferentes de empreendimentos mistos, ou seja, aqueles que atendem online e offline.
Por exemplo, um fabricante de caixa personalizada com logomarca vende pela internet, mas pode atender seus clientes no estabelecimento físico, algo que não acontece com o e-business.
Mas, antes de prosseguir com as modalidades desse tipo de negócio, é interessante entender a diferença entre ele e o e-commerce.
Na verdade, as plataformas e-commerce são componentes do e-business, pois referem-se apenas ao aspecto visível do negócio eletrônico, por meio da exposição dos produtos, contato com os clientes e concretização de vendas.
Por outro lado, o e-business envolve vários processos de um empreendimento digital, tais como planejamento, mensuração de resultados e execução.
Dependendo da área de atuação e do tipo de público-alvo, esse modelo de negócios funciona a partir de modalidades diferentes, que são:
O modelo B2B se refere a empresas que vendem para outras empresas; já o modelo B2C são empresas que vendem para o consumidor final; o B2G vende para o governo e o C2C são consumidores que vendem para outros consumidores.
Um fabricante de tinta para demarcar vagas de estacionamento pode usar uma das diferentes estruturas e-business para atuar.
Uma delas é o e-commerce, uma loja online que vende produtos e serviços dos mais variados tipos. Essas plataformas precisam manter contato com o público durante toda a jornada de compras e disponibilizam um espaço seguro para as transações financeiras.
Outra estrutura é o Business Intelligence (Inteligência de Negócios), uma área responsável por coletar, organizar e analisar os dados obtidos pelo negócio e compará-los com as informações do mercado.
Por meio dele, a companhia consegue desenvolver seus projetos de marketing, vendas, gestão, entre outros, e evoluir para o modelo e-business.
Também existe o Procurement, que oferece comunicação ágil entre o negócio e seus fornecedores. Outra opção é o SCM (Supply Chain Management), que se responsabiliza por integrar o fluxo de recursos dentro do e-business.
Isso acontece desde o recebimento do pedido do cliente até o momento em que ele recebe a encomenda. Essa estrutura está relacionada ao planejamento e distribuição de despachos, escolhendo melhores rotas, como armazenar os produtos, entre outros.
Uma churrascaria delivery perto de mim pode usar a estrutura ERP (Enterprise Resource Planning), para centralizar e automatizar seus processos de gestão, o que envolve fluxo de caixa, emissão de nota, controle de estoque, dentre outros.
Por fim, a ferramenta CRM (Customer Relationship Management) administra os dados dos compradores e potenciais clientes, sendo muito usado pelos profissionais de atendimento, vendas e marketing.
Esse modelo de negócios permite mais interação e troca de informações entre as áreas da companhia, o que acaba beneficiando a empresa de muitas maneiras. São elas:
Por conta da globalização, empresas do mundo todo podem conversar entre elas e melhorar seus processos internos, usando a internet.
Assim como você encontra produtos e serviços rapidamente, as informações que as organizações precisam também chegam até elas com uma velocidade nunca vista.
Com apenas alguns cliques, é possível encontrar fornecedores para os mais variados insumos e com valores atraentes para os consumidores.
Para uma loja de peças para empilhadeira Toyota é uma forma de economizar e conquistar um negócio digital de sucesso.
Tudo o que acontece pela internet, acaba atuando de maneira praticamente simultânea, e isso facilita as tomadas de decisões, além de torná-las mais ágeis.
Para as empresas, também é uma forma de reduzir a burocracia e fazer com que a troca de informações internas e externas seja muito mais rápida.
Todos os processos acontecem online quando se trata de e-business, consequentemente, o negócio evita gastos excessivos e a empresa pode manter o foco apenas naquilo que realmente precisa.
Isso é muito importante, principalmente, tendo em vista os constantes desafios no cenário econômico e político.
Uma das principais funcionalidades oferecidas pelas ferramentas digitais é a integração. Com isso, os processos se tornam muito mais ágeis e os sistemas conversam entre si, poupando o tempo das organizações.
Se uma loja de piso tipo paver tiver esse tipo de conexão, ela consegue facilitar a troca de informações consideravelmente.
Quando se fala da transparência no e-business, algumas pessoas podem achar estranho, mas acontece que as tarefas são disponibilizadas constantemente para que a gerência possa achar.
A empresa vai trabalhar com processos confiáveis e com isso melhorar a imagem e a confiança em relação à qualidade de seus produtos e serviços.
Agora que você já sabe qual é o conceito, a estrutura e as vantagens do e-business, tem mais certeza se esse modelo de negócios é para você. Mas, para implementar essa estratégia, o seguinte passo a passo é fundamental:
A primeira coisa que um fabricante de precificador de gôndola precisa fazer é reunir todos os dados do mercado e definir quais são suas metas.
Por se tratar de um empreendimento offline, certamente já deve ter delimitado alguns tópicos anteriormente, mesmo assim, é muito importante revisá-los.
Dentre os aspectos que precisam ser definidos estão o nicho de atuação, os pontos fortes e fracos, a missão e os valores da companhia, além das características do público que pretende alcançar.
O segundo passo é montar a estrutura da empresa, considerando os seus diferenciais perante os concorrentes e o custo benefício de implementar uma estratégia e-business.
Nesse momento, reflita sobre pontos fracos de seus concorrentes, que oportunidades de negócio pode criar a partir disso, pesquise parceiros do segmento e quais canais de venda utilizar.
Também não se esqueça de estimar os custos e gastos recorrentes, como no caso de salários de funcionários, aquisição de ferramentas, entre outros.
Depois, um a fabricante de tela de proteção para cachorro retrátil deve colocar o projeto no ar e divulgar seus produtos.
Isso envolve a veiculação de publicações nas redes sociais, investimentos em anúncios pagos, criação de conteúdos engajadores e uso de canais de atendimento para se comunicar com o público.
Para compreender se o projeto de implementação do e-business está trazendo os resultados esperados, é muito importante acompanhar e avaliar o desempenho dos setores, aplicando melhorias, caso seja necessário.
Para fazer isso, determine os indicadores-chave de performance do negócio, escolha períodos para verificá-los, podendo ser semanal, mensal ou semestral, e solicite feedback por parte dos clientes.
Para melhorar ainda mais, uma empresa de PMCO ar condicionado split pode fazer benchmarking, que nada mais é do que pesquisar estratégias de outras empresas para aplicar boas práticas de gestão.
O e-business é o modelo de negócios mais indicado para empreendedores que desejam atingir seus clientes e potenciais clientes em grande número, e ainda otimizar seus processos de gestão.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o assunto, como implementar o modelo e todas as vantagens que ele pode trazer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
//TAGS
modelo de negócio, e-business, planejamento, rede social, site, identidade visual, comercio eletrônico, e-commerce, website, loja virtual, marketing, landing page, vendas online, tecnologia
//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br
Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.
Fale com a nossa equipe Fale conoscoTecnologia e inteligência para facilitar e impulsionar seu negócio online
Solução e tecnologia robusta para quem precisa de qualidade e desempenho.