Sua loja pronta para vender em 5 dias

Desenvolvimento de Ecommerce: 4 etapas que você não pode ignorar

Desenvolvimento de Ecommerce 4 etapas que voce nao pode ignorar o que e e qual o funcionamento beneficios do desenvolvimento etapas para desenvolvimento dicas para o desenvolvimento


A mudança de paradigma quanto ao mundo dos negócios está atrelada ao desenvolvimento de ecommerce, tanto pela fartura de clientes em potencial, os leads, quanto aquelas pessoas que estão estabelecidas como consumidor online 

Com diversas oportunidades, de varejistas estabelecidos a empreendedores iniciantes, o desenvolvimento de ecommerce permite aproveitar benefícios específicos, como:

  • Abrangência comercial;
  • Custos reduzidos;
  • Ferramentas acessíveis;
  • Redução de barreiras de entrada.

Para que você possa expandir os negócios, é preciso dedicar esforço e tempo para escalar novos patamares, e isso inclui alterações em operações e processos no fluxo de trabalho para que, enfim, o desenvolvimento de ecommerce seja uma realidade plausível. 

O que é o e-commerce e qual o funcionamento?

É possível encontrar várias definições para o termo e-commerce, mas todos possuem um mesmo significado, ou seja, a compra e venda de bens de consumo físicos, assim como informações e serviços promovidos pela internet.

Soma-se a esta modalidade a celebração de um contrato de venda entre empresas e clientes, sem qualquer tipo de contato físico, mesmo que seja para a formalização de uma cobrança de máquina de corte cnc, utilizando um ou mais dispositivos de comunicação à distância. 

O funcionamento ocorre por meio de sites e aplicativos, com destaque para o uso da tecnologia, com diversos recursos disponíveis, especialmente a informação, o esforço em alcançar a melhor posição da empresa.

Dessa forma, toda empresa trabalha para atender melhor os clientes, e se garantir em um mercado cada vez mais competitivo, qualquer que seja o segmento produtivo.

Benefícios do desenvolvimento de ecommerce

As lojas físicas enfrentam, ainda, o impacto da pandemia causada pela COVID-19 em todo o mundo e, com isso, uma empresa de arquitetura e engenharia, por exemplo, entre tantas outras, se destacam cada vez mais, seja na venda de produtos ou contratação de serviços. 

O desenvolvimento de ecommerce oferece a empreendedores uma oportunidade para que possam, por meio da loja virtual, representar todo trabalho e as ofertas que tem à disposição. 

O propósito geral é direcionar o tráfego para o e-commerce e obter, de todas as formas, o melhor desempenho comercial. 

Sendo assim, há diversas razões para investir no desenvolvimento de e-commerce, e cabe a cada empresário encontrar um propósito para disponibilizar bens e serviços ao amplo público consumidor. 

Etapas para desenvolvimento de ecommerce produtivo

De forma fria e calculada, todo negócio produtivo trata em alcançar maior lucratividade. Mesmo uma única alteração em diferentes processos de trabalho, tanto no B2B (Business To Business) quanto no B2C (Business To Consumer), possuem impactos positivos nos resultados.

Portanto, quem busca o desenvolvimento de ecommerce pode seguir as etapas a seguir e se tornar mais produtivo.

  1. Otimização de relacionamento com fornecedores

Construir um relacionamento com os fornecedores leva tempo, e causa um impacto positivo e duradouro nos negócios. 

Você precisa buscar fornecedores que entendam que é um caminho de mão-dupla, e todos beneficiam os negócios. 

Por isso, é preciso verificar seus fornecedores regularmente, e até mesmo manter um contato profissional nos escritórios de empresas de transporte de cargas, para falar sobre demanda e logística.

Vale questionar o que pode ser feito para tornar os processos de compra mais fáceis para ambos os lados. 

Ao fazer essa proposta, é possível melhorar os processos de fluxo de trabalho e, quem sabe, até mesmo reduzir as despesas operacionais e a logística. 

Tenha a certeza de manter as comunicações abertas, principalmente em casos problemáticos. 

Os fornecedores sempre querem saber se os clientes estão tendo problemas com os produtos, ainda mais quando estão em uma linha de produção, tendo a matéria-prima como um dos elementos principais para que um bem de consumo possa chegar ao cliente final.

  1. Crie uma política de reunião.

Reuniões com equipes de trabalho, com pautas bem definidas, podem ser muito valiosas para todo o desenvolvimento de ecommerce que atende serviços de montagem de infraestrutura elétrica dentro do setor da construção civil.. 

O segredo para que as reuniões sejam produtivas é estabelecer uma agenda descritiva sobre todos os itens que precisam ser discutidos, assim como os resultados desejados. 

A ideia principal é evitar perder tempo e propor o agendamento de e-mails, e assim, é possível marcar reuniões e enviar os convites para a equipe dentro de um prazo estimado.

  1. Aproveite o feedback dos funcionários

O feedback funciona nos dois sentidos, ou seja, quando você oferece a oportunidade para a equipe aprender com os erros, é possível também evitar qualquer mal-entendido, seja pessoal ou profissional. 

Por isso, uma etapa importante é incentivar os funcionários para que façam comentários, e ouvir o que cada um tem a dizer sobre o serviço de instalação de linha de vida em centros comerciais e condomínios residenciais. 

No caso de uma equipe remota, é possível utilizar ferramentas de colaboração e, assim, facilitar a comunicação com os funcionários.

  1. Saiba para onde vai o tempo de sua equipe

Já se vão os dias em que o simples ato de entrar e sair de uma empresa, ou anotar o dia de trabalho de 8 horas. Esse tipo de dado não diz muito em muitos cenários produtivos. 

Para essa etapa no desenvolvimento de ecommerce, escolha uma ferramenta de rastreamento de tempo online, em que é possível visualizar o andamento de orçamentos, projetos, entre outros trabalhos. 

Tudo isso recai no BI (Business Intelligence), ou inteligência nos negócios, que ajuda na tomada de decisões diariamente. 

A partir do uso de uma ferramenta de controle de tempo adequada, é possível garantir que os projetos permaneçam dentro do orçamento, e as equipes de trabalhos se mantenham concentradas em apresentar soluções de maneira cada vez mais eficiente.

Dicas para o desenvolvimento de ecommerce

O desenvolvimento de ecommerce vem apresentando um crescimento significativo, sem limite visível no horizonte do mundo dos negócios., 

No entanto, apenas criar uma loja virtual não é garantia de que as receitas e os lucros cresçam. É preciso esforço para escalar a sua empresa. 

A seguir estão algumas dicas para que o desenvolvimento de ecommerce seja bem sucedido.

  1. Teste é sempre importante

O teste é a única maneira de descobrir se as mudanças aplicadas estão surtindo efeito. 

Um método muito utilizado é o teste A/B, em que se divide o tráfego de um site ecommerce em duas variantes de uma página sobre movimentação de cargas suspensas, e comparando os resultados. 

O teste pode ser aplicado em diversas vertentes, desde mudanças de descrições e imagens, até alterações no layout para identificar o que funciona e o que precisa de ajustes. 

  1. Campanha de e-mail marketing

Sendo uma das ferramentas mais antigas do marketing digital, o e-mail marketing é uma maneira de estar em contato direto com o lead e o cliente, pois ele permite o fortalecimento de relacionamento com o público em geral. Além disso, é extremamente econômico.

Dentro de uma campanha de e-mail marketing, é preciso enviar mensagens promocionais, assim como reduzir o abandono de carrinho por parte de clientes que saem do e-commerce sem a conclusão da compra. 

  1. Otimize as listas de produtos.

A experiência em um e-commerce e em uma loja física são únicas e possuem características distintas, mesmo para quem presta laudo tecnico eletrico para construtoras e incorporadoras.

Independente de que ponto está o desenvolvimento de ecommerce da sua empresa, os visitantes da sua loja virtual precisam confiar na descrição dos bens de consumo para, enfim, ajudar na decisão final. 

Dessa forma, inclua descrições detalhadas e otimize sua listagem com SEO (Search Engine Optimization), isto é, otimização do motor de busca, para melhorar suas classificações nos resultados de pesquisa. 

  1. Tenha uma estratégia de marketing de conteúdo

Para estimular o SEO, é preciso recorrer à estratégia de marketing de conteúdo e, assim, aumentar o tráfego do e-commerce e aumentar as vendas. 

O marketing de conteúdo envolve a criação e distribuição de materiais diversos, como guias explicativos, postagens de blog e vídeos, aproveitando o máximo de canais de distribuição possível. 

  1. Trabalhe muito com as rede sociais

O número de usuários de redes sociais vem aumentando de forma considerável, sendo tão onipresente que é difícil encontrar alguém que não tenha um perfil ao menos em algumas das principais plataformas com essa finalidade. 

Cada uma dessas pessoas usam as plataformas de redes sociais para compartilhar atualizações e interagir com amigos e familiares, assim como com transporte de maquinas pesadas e marcas de roupas e calçados..

O caminho natural para o desenvolvimento de ecommerce é manter um perfil em cada plataforma, de acordo com o público-alvo, e produzir postagens e estimular o engajamento e a participação dos usuários. 

Conclusão

Para que o desenvolvimento de ecommerce seja bem sucedido, é preciso entender todas as etapas apresentadas, assim como seguir as dicas. 

Isso inclui investimento em profissionais qualificados, otimizar o relacionamento com os fornecedores, e manter as técnicas de marketing digital sempre atualizadas. 

Um passo de cada vez e, assim, o desenvolvimento de ecommerce passa a ser uma constante nos negócios, sempre lembrando que, muito importante, não se deve ter medo de experimentar na sua loja virtual. 

Algumas mudanças podem ser necessárias, e o que precisa de ajuste, por fim, pode ser um aprendizado e tanto. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco