Sua loja pronta para vender em 5 dias

Como utilizar Storytelling para os negócios

Como utilizar Storytelling para os negocios o que e por que storytelling e importante sendo utilizados em conteudos de empresas


O Storytelling é uma técnica poderosa que pode ser usada para contar histórias e comunicar ideias de forma envolvente e memorável, por isso, é utilizada em vários contextos, de muitas formas diferentes, há muito tempo.

Um dos contextos que o recurso tem sido amplamente utilizado é em campanhas publicitárias e empresariais, podendo ser igualmente eficaz para negócios de todos os tamanhos e tipos, envolvendo e criando campanhas inesquecíveis ao longo dos anos.

Iremos então explicar como utilizar o Storytelling para os negócios, mostrando como esta ferramenta pode ser usada para criar conexões emocionais com os clientes, transmitir valores da marca e ajudar a diferenciar-se da concorrência.

Seja em empresas terceirizadas para condomínios, marcas de roupa ou até mesmo indústrias de tecnologia, o Storytelling pode ter valor altíssimo e lhe contaremos agora tudo sobre isso.

O que é Storytelling

Precisamos, antes de mais nada, definir o termo, iniciando por sua tradução direta. Storytelling é a junção de “Story” e “telling” que se traduzem respectivamente para “história” e “contando”, ou seja, trata-se do ato de contar histórias.

Entretanto, o termo como um todo costuma ser traduzido para “narrativa” e sinônimos. Quanto à sua definição, é seguro dizer que Storytelling é uma técnica de comunicação que consiste em contar histórias para passar uma mensagem ou transmitir uma ideia.

Ou seja, diferentemente do que a tradução aponta, para um material ser considerado “Storytelling” não basta narrar fatos cronologicamente, contando uma história, uma ideia central deve ser transmitida, de maneira estratégia, pensada em cada detalhe.

Por que Storytelling é importante? 

Quando pensamos na importância do Storytelling como um todo, podemos dizer que ele é uma forma natural de comunicação humana, e tem sido usado há milhares de anos para passar conhecimento, ensinar valores e entreter.

Alguns exemplos disso são histórias e fábulas infantis, você talvez se lembre de algumas como:

  • Chapeuzinho vermelho;
  • O patinho feio;
  • João e Maria;
  • Pinóquio;
  • Os três porquinhos.

Há diversas outras narrativas normalmente contadas para crianças e todas elas passam alguma mensagem principal, seja um ensinamento de vida ou uma lição de moral.  

É possível dizer também que ao contar histórias, as pessoas são capazes de criar conexões emocionais com o ouvinte e tornar a mensagem mais memorável e impactante.

Dito isso, empresas como as de orçamento esquadrias de alumínio, por exemplo, passaram a adotar o recurso em suas ações.

Storytelling sendo utilizados em conteúdos de empresas 

Quando pensamos no contexto dos negócios, o Storytelling pode ser usado principalmente para vender produtos ou serviços, transmitir valores da marca, estabelecer conexões emocionais com os clientes e ajudar a diferenciar-se da concorrência.

Uma das formas mais comuns de fazer isso é através de campanhas publicitárias que contam histórias inspiradoras ou divertidas e que se relacionam com a marca ou com o produto.

Uma campanha publicitária pode contar a história de uma pessoa que realiza o sonho de ter uma casa própria e para isso conta com empresas construtoras em SP específicas, por exemplo.  

Logo, concluímos que companhias de diversos ramos podem utilizar a ferramenta do Storytelling, de várias formas, afinal, ela se prova bastante ampla e versátil, adaptando-se a nichos específicos.

Outra forma de usar o Storytelling em conteúdos de empresas é através de histórias de sucesso de clientes.

Essas histórias podem ser usadas para mostrar como a companhia ajudou seus consumidores a alcançar seus objetivos e superar desafios, o que pode ajudar a transmitir confiança e credibilidade para outros potenciais compradores.

Uma empresa de inventario de riscos ocupacionais, por exemplo, pode narrar de maneira emocionante o seu papel fundamental no desenvolvimento de uma cidade, construindo condomínios e moradias que mudaram a vida de centenas de pessoas, algo extremamente impactante.

Ademais, as empresas também estão usando o Storytelling em seus discursos de vendas, apresentações empresariais e comunicados internos para ajudar a transmitir sua mensagem de forma mais envolvente e memorável.

Portanto, além de se comunicar melhor com os clientes, e transmitir as mensagens desejadas, a ferramenta também se mostra eficiente para empresas como fabricantes de alambrados, por exemplo, conversarem entre si ou até mesmo internamente.

O Storytelling junto com o marketing de conteúdo (h3)

É importante lembrar que o Storytelling não é apenas sobre contar histórias, mas também sobre fazer com que o conteúdo narrado seja relevante e significativo para o público-alvo da marca.

As empresas devem se esforçar para encontrar histórias que sejam relevantes para seus clientes e transmitam valores importantes. Logo, dizemos que o Storytelling pode ser considerado um componente importante do marketing de conteúdo.

Ao incorporar a ferramenta em seus conteúdos produzidos, as empresas podem atrair e engajar seus clientes, aumentando a probabilidade de conversão, afinal, o Storytelling permite criar conexões emocionais com os consumidores e transmitir valores da marca de forma eficiente.

Existem várias formas de incorporar Storytelling em marketing de conteúdo, algumas das principais são:

  • Postagens em blogs;
  • Vídeos;
  • Livros digitais;
  • Podcasts;
  • Produções audiovisuais como curta metragens.

Ademais, o Storytelling pode ser usado em conjunto com o Inbound Marketing, onde o conteúdo é criado com o objetivo de atrair e engajar potenciais clientes a realizar ações, como alugar sala comercial, por exemplo.

Neste caso, as histórias são usadas para mostrar como as empresas podem ajudar os consumidores a alcançar seus objetivos e superar seus desafios.

Principais elementos para compor um Storytelling 

Uma vez definido o que é o Storytelling e como ele é usualmente utilizado por empresas, devemos definir quais são os principais elementos existentes na composição destas narrativas estratégicas.

Personagem (h3)

É importante criar um personagem que o público-alvo possa se relacionar e se identificar. Ele deve ser credível, isto é, possivelmente real e ter objetivos e desafios que sejam relevantes para o público-alvo.

Para criar bons personagens em campanhas publicitárias, seja de empresas que vendem elevadores Thyssen, ou quaisquer outras, pode ser valioso traçar o perfil dos consumidores da marca, tendo em mente suas principais características, ou seja, realizar uma segmentação.

Conflito (h3)

A história necessita de um conflito ou desafio que o personagem possa superar. Isso cria tensão e interesse, e ajuda a transmitir a mensagem da história de forma mais impactante.

Além disso, pode gerar identificação relacionada com problemas e possibilidade de solução, normalmente ligada a marca, trazendo pontos positivos para os produtos e serviços disponibilizados.

Jornada (h3)

Além disso, a história de um bom Storytelling precisa ter uma jornada ou evolução, onde o personagem começa em um ponto e termina em outro, usualmente superior, de realização ou vitória.  

Essa jornada pode ser física, emocional ou espiritual, mas deve ser clara e significativa, além de transmitir a mensagem principal desejada pela marca.

Resolução (h3)

Assim como o conflito, toda história precisa ter uma resolução clara e satisfatória, que soluciona os conflitos e é, normalmente, a última etapa na jornada.

Isso pode incluir a conquista de um objetivo, uma mudança de perspectiva, uma realização pessoal ou até mesmo um grande triunfo. A resolução costuma estar diretamente ligada com os benefícios que a marca pode oferecer com seus produtos e serviços.  

Tema (h3)

Toda narrativa precisa ter um tema ou mensagem central, que seja relevante para o público-alvo e tenha conexões com a marca, seja ela uma empresa de contabilidade para condomínio, ou qualquer outra.

O tema pode englobar valores, ensinamentos, ou até mesmo uma chamada para ação, conhecida popularmente como CTA.

Narração (h3)

Por fim, dizemos que toda história precisa ser contada de forma clara e envolvente, independentemente do meio em que ela for narrada.

Por isso, é importante escolher corretamente as palavras, o ritmo, a ordem da narrativa e a disposição de todos os elementos. A narração é fundamental para envolver o público e garantir que a mensagem central seja passada no final da obra.

Lembre-se sempre que, para ser eficaz, o Storytelling precisa ser relevante e significativo para o público-alvo e transmitir valores e ideias que sejam importantes para eles.

Quais os efeitos das estratégias de Storytelling

Quando os elementos são combinados de forma adequada, e a história é bem desenvolvida, o Storytelling pode ser uma ferramenta poderosa para criar conexões emocionais, transmitir valores e ajudar a diferenciar-se da concorrência.

Estes são apenas alguns dos efeitos das estratégias deste recurso, vejamos adiante cada um deles, dentre outros que podem ser obtidos.

Conexões emocionais (h3)

Ao contar histórias boas, com eficiência, as empresas podem criar conexões emocionais com os seus consumidores, o que ajuda a estabelecer laços mais fortes e duradouros com eles.

Isso pode levar a uma lealdade mais alta e uma tendência a recomendar a marca para outras pessoas, criando assim uma poderosa ferramenta de marketing.

Transmissão de valores (h3)

O Storytelling permite que as empresas transmitam seus valores e ideias de forma altamente impactante, caso feito corretamente. Dessa forma, é possível construir uma reputação positiva para a marca que conversa com o público e não apenas tenta vender.

Nesse tópico podemos dizer que há a diferenciação com relação a concorrência, caso as empresas rivais não utilizem esta estratégia, há uma dificuldade maior em transmitir valores, algo tão importante e memorável.

Impactos na memória (h3)

Também podemos dizer que histórias são mais fáceis de serem lembradas do que fatos ou informações isoladas, o que faz com que as mensagens sejam mais prováveis de serem recordadas pelos consumidores e compartilhadas com mais pessoas.

Se a sua estratégia de Storytelling for divertida, emocionante ou impactante o suficiente, ela poderá ficar marcada na memória dos clientes que a consumirem com maior eficiência.

Poder de persuasão (h3)

É seguro dizer que o Storytelling pode ser uma ferramenta poderosa de persuasão, pois ajuda as pessoas a se identificarem com os personagens e se envolverem com as narrativas.

Isso pode levar a mudanças de comportamento e ajudar os consumidores nos momentos de decisões de compra.

Empatia e entretenimento (h3)

Por fim, concluímos que boas estratégias de Storytelling podem ajudar as pessoas a se colocarem no lugar dos personagens da história, o que pode aumentar a empatia e a compreensão.

Esse aumento da compreensão, por sua vez, pode gerar uma melhor aceitação das necessidades e desejos dos consumidores.

Ademais, narrativas de qualidade quando bem contadas, podem ser divertidas, o que mantém o interesse dos consumidores nos produtos da empresa e tornam as campanhas inesquecíveis. .

Em conclusão, o Storytelling sempre fora utilizado pela humanidade e apresenta muito valor em diversos contextos. Para as empresas, ele pode ser extremamente eficiente, gerando diversos benefícios valiosos.

Ao seguir tudo o que foi dito aqui você pode conseguir planejar boas campanhas envolvendo Storytelling, de formas variadas.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco