Sua loja pronta para vender em 5 dias

Como o neuromarketing pode ser aplicado em pequenas empresas

Como o neuromarketing pode ser aplicado em pequenas empresas o que e como funciona como podemos tirar proveito e possivel utilizarmos o neuromarketing em pequenos negocios


Você já ouviu falar em neuromarketing? Assim como o nome mesmo já diz, esse é um tipo de marketing que busca usar estratégias que usam da nossa mente para nos atrair ou trazer emoções de maneira mais funda, com objetivos diferenciados.

O sucesso desse tipo de estratégia se dá justamente pelo fato dela mexer com as emoções dos clientes.

Um exemplo clássico desse tipo de marketing é a utilização da psicologia das cores, por exemplo, que consiste na utilização de cores específicas que podem trazer sensações aos clientes, como lanchonetes e restaurantes que usam cores que geram sensação de fome, por exemplo, mesmo que no subconscientes da pessoa.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do neuromarketing, mesmo sem ter formação em um curso de estratégia de marketing, por exemplo.

Confira também como utilizar esse tipo de marketing em pequenos negócios e quais as principais vantagens desse tipo de estratégia para a sua marca se destacar no mercado.

O que é o neuromarketing?

Para entender de fato o que é neuromarketing, é preciso entender que esse tipo de área trata-se de um tipo de ciência que tem como principal objetivo compreender quais os fatores que levam à tomada de decisão de compra durante a jornada do cliente.

Portanto, é possível afirmar que o principal objetivo dessa área de atuação é estudar e entender o comportamento humano, assim como o processamento de informações no cérebro.

Dessa forma, uma vez que todos os fatores são analisados é possível adotar ações e práticas com objetivos claros, como fazer uma pessoa se interessar por uma marca ou compra. 

Assim, é necessário saber que o neuromarketing é uma atividade que se propõe a mapear o cérebro para que este possa ser estimulado por determinadas ações.

Em geral, para que essas estratégias sejam realizadas com sucesso, o neuromarketing se vale de símbolos, cores, textos, mensagens subliminares, etc.

Esses nada mais são do que formas de captar a atenção do consumidor. Também chamados de gatilhos mentais, eles conseguem provocar atividades cerebrais em busca da ação tão desejada pelas empresas, que é a compra, conceito esse que também pode ser compreendido através da formação de um curso ead marketing digital.

Como funciona o neuromarketing?

Assim como mencionado anteriormente, o neuromarketing utiliza do estudo do cérebro para realizar ações específicas, que por sua vez vão causar reações ainda mais específicas no indivíduo.

Nesse sentido, é importante destacar que a técnica não se assemelha com a manipulação, mas sim com o uso específico de estímulos para tentar causar uma sensação.

De acordo com vários especialistas, o neuromarketing é tão importante e é capaz de trazer tantos benefícios graças à ligação entre sentimentos, emoções e seus impactos na tomada de decisão.

Para exemplificar ainda melhor, esse tipo de estratégia, que também é aplicada em estratégias de RH na graduação em gestão de pessoas.

Por exemplo, o neuromarketing pode ser simplificado no seguinte esquema: estímulo, que leva a uma resposta biológica, que por sua vez causa uma reação emocional, levando o cliente a realizar uma tomada de decisão.

Como podemos tirar proveito do neuromarketing?

Uma vez que foi possível entender o que é o neuromarketing e como ele é tão importante quanto um curso de oratória o que e, além de se debruçar a respeito de como ele funciona na prática, chegou a hora de entender como utilizar os benefícios desse tipo de estratégia para crescer sua companhia. 

O primeiro passo para começar a tirar proveito da área é buscando entender mais sobre o assunto. Portanto busque pesquisas e, até mesmo, contrate trabalhos de consultorias para compreender ainda mais a respeito de como aplicar essa ciência em seu pequeno negócio. 

Com as fontes e os estudos certos em mãos, você provavelmente vai querer testar alguns conceitos por conta própria e, assim, conseguirá atingir os benefícios dessas práticas.

É possível utilizarmos o neuromarketing em pequenos negócios?

Não só é possível como é aconselhável, pois utilizar esse tipo de estratégia em pequenos negócios pode ser extremamente benéfico e trazer diversos benefícios como:

  • Potencializa a tomada de decisão de compra;
  • Personalização de entrega;
  • Desenvolvimento de soluções focadas nos clientes;
  • Produção de conteúdo mais efetivo;
  • Resultados potencializados.

Para entender ainda mais a respeito, pesquise por: “gestão de recursos humanos o que estuda” e compreenda quais os cursos e graduações que você pode realizar para aprender ainda mais sobre o assunto. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco