Sua loja pronta para vender em 5 dias

Como definir o preço de venda em um e-commerce

Como definir o preco de venda em um ecommerce o que e como funciona como organizar e definir o preco de venda estrategias gerais de precos vantagens


O e-commerce (loja virtual) é um modelo de negócio que cresceu muito nos últimos anos. A praticidade na hora da compra e venda, possibilidades de crescimento e bons resultados fizeram da loja virtual uma excelente opção para empreender.

Empreender na internet não é uma novidade atualmente, mas, ainda há pessoas que não entendem o funcionamento das vendas online e tem os iniciantes que desejam ter seu negócio na internet e não entendem alguns detalhes importantes.

Pensando nessas dúvidas, preparamos um post completo sobre o assunto e-commerce, como definir preços para venda, benefícios e outros pontos importantes.

O que é e-commerce?

E-commerce é um modelo de negócio onde todos os processos ocorrem online. Desde a escolha do produto, finalização dos pedidos, pagamento e outros procedimentos, todos são realizados por meios digitais.

A única etapa que ocorre no meio físico é a parte de logística e entrega das mercadorias até o seu destino.

Os processos de compra não são a única coisa do e-commerce, ou seja, este modelo de negócio se baseia na promoção e divulgação de produtos e serviços, já que as duas coisas podem ser comercializadas online com ajuda do marketing digital.

Isto posto, a parte de atração e conquista dos clientes ocorre no online, por isso saber como funciona o e-commerce é importante para conseguir empreender, por exemplo, no segmento de aparelho de endoscopia.

Como funciona o e-commerce?

Ao conhecer melhor o conceito, uma dúvida muito comum é de como o e-commerce funciona na prática?

Basicamente, o modelo de negócio conduz o cliente a conduzir algumas etapas, tudo online.

O primeiro passo é o cliente acessar a sua loja virtual e escolher os produtos que deseja ter. Após colocar os itens no carrinho, ele segue para a página de finalização dos pedidos. No checkout, o cliente coloca os seus dados para que o cálculo do frete e prazo de entrega sejam informados.

Depois é hora de escolher o método de pagamento, que pode ser boleto, cartão de crédito e recentemente o Pix tem sido mais uma possibilidade de pagamento.

Ao ter o pagamento, o lojista faz o envio da mercadoria e esse processo pode ser feito via Correios ou transportadora.

Para que estes e outros processos aconteçam, o empreendedor, seja no segmento de ozonioterapia capilar preço ou na área de produtos, precisa se atentar a algumas questões como:

  • Fornecedores;
  • Métodos de pagamento;
  • Formas de envio;
  • Funcionamento do site.

Estes são pontos importantes e devem ser analisados, independente do seu canal de vendas, que pode ser uma marketplace, loja virtual ou redes sociais.

Como organizar e definir o preço de venda no seu e-commerce?

Definir e organizar os preços no e-commerce pode parecer uma tarefa simples, mas é algo que precisa ter vários pontos considerados, porque, se esquecidos, podem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

A definição dos preços é uma tarefa que exige conhecimento de custos e cálculos específicos e mais, conhecer com profundidade os seus clientes. Sendo assim, é importante buscar um equilíbrio entre essas duas coisas para obter resultados positivos.

Para organizar e definir os preços do seu e-commerce de forma eficiente, algumas dicas podem ajudar:

  1. Analise a sua estrutura de mercado

O primeiro passo é entender bem a sua estrutura de mercado de artefatos de cimento, por exemplo, e até que ponto você terá liberdade para formular os preços. 

Em mercados altamente competitivos, o preço é definido conforme a oferta e demanda, ou seja, ao empreendedor cabe apenas trabalhar os custos.

O jeito de entender sobre a liberdade de preços no seu negócio é conhecendo melhor o seu produto ou serviço. Quanto mais singular for o seu produto/serviço, mais fácil será estabelecer preços diferenciados da média de mercado.

Já mercadorias consideradas padrão, mais o preço precisa ser conforme o que se é praticado pelo mercado e por seu segmento, porque, se você estabelecer preços muito fora do que se pratica, as pessoas tendem a procurar e preferir a concorrência.

  1. Faça um levantamento e estude todos os seus custos

Seja para uma fábrica de sacolas personalizadas ou uma loja de vestuário, é importante entender se o seu produto ou serviço permite a formulação de preços e esse processo exige conhecimento sobre todos os custos.

Os custos são basicamente os gastos para a manutenção do e-commerce, produção e venda dos itens. Para facilitar, você pode classificar os custos como diretos e indiretos.

Os custos diretos são os que têm relação direta com o produto ou serviço. Já os indiretos, não possuem relação direta com a produção ou compra do produto, são gastos com telefone fixo, água, entre outros.

Portanto, listar todos os custos são formas de se organizar, entender o valor mínimo e assim colocar em prática uma precificação adequada para os produtos ou serviços do seu negócio.

  1. Análise de qualidade e preço

Ao pensar nas estratégias de preço para o seu e-commerce de Spray drying é importante pensar em qual diferencial você gostaria de ter na sua marca: a qualidade ou preço.

Ao definir um preço abaixo dos concorrentes, por exemplo, você estará priorizando a quantidade e não a qualidade, ou seja, vender mais com um preço baixo. 

Entretanto, ao definir um preço mais alto, transmite um sentimento de que o produto ou serviço tem qualidade, priorizando um menor número de clientes que podem e querem pagar mais.

  1. Defina o preço conforme o público-alvo

Para decidir os preços é necessário considerar o poder aquisitivo do seu público, ou seja, dos potenciais clientes e os diferenciais do seu produto/serviço. 

Estabelecer preços inalcançáveis pode desestimular as pessoas, da mesma forma que preços muito baixos podem subvalorizar o produto.

Isto posto, definir uma boa estratégia de preços é essencial para o sucesso do seu e-commerce de câmara fria.

  1. Acompanhe a concorrência

Observar os preços praticados pelos concorrentes é importante para entender um pouco do mercado e a partir das análises você pode definir os seus relativamente perto do que é feito.

  1. Use o poder do número 9 a seu favor 

Estudos feitos por duas universidades americanas mostram que produtos ou serviços que possuem valores terminados em 9 têm grandes probabilidades de serem vendidos. 

Esse fator psicológico pode ser interessante no momento de determinar os preços do seu e-commerce.

  1. Faça testes A/B

Testes são muito interessantes para o processo de determinar os preços. Sendo assim, definir diferentes preços e observar as reações do público é um jeito de testar e após o processo, você pode analisar os resultados e assim definir o melhor preço para a sua loja virtual de chuveiro de emergência.

Estratégias gerais de preços

Existem três grandes estratégias que podem ajudar na definição de preços, mas a decisão final irá depender muito do seu tipo de negócio.

As estratégias consistem em:

De diferenciação

Alta qualidade e preço. Essa estratégia é muito utilizada em negócios que buscam clientes com alto poder aquisitivo. Os modelos básicos (horizontal e vertical) desta estratégia se diferenciam justamente pelo tratamento dado ao produto.

Enquanto o modelo vertical prioriza altos preços para valorizar a qualidade, sendo este um dos últimos fatores para a fidelização de clientes. 

No horizontal, a prioridade é um produto de nicho para vendê-lo a um preço alto, mas não necessariamente ele precisa ser de qualidade.

De penetração

Alta qualidade e preço baixo. Essa estratégia é muito utilizada quando há a necessidade de inserir um produto em um mercado dominado por fortes players.

Isso faz com que os consumidores se interessem por um produto de qualidade e com um preço acessível. 

No entanto, com o passar do tempo, essa estratégia pode se tornar insustentável, pois é necessário aumentar a margem para cobrir todos os custos, seja em um e-commerce de adjuvantes agrícolas ou de outros segmentos.

De cobrança excessiva 

Baixa qualidade e alto preço. Essa estratégia é focada em ter um preço alto para captar clientes interessados, que pagariam caro pelo seu produto e assim diminuir o preço para conseguir captar um maior segmento de mercado.

Independente da estratégia escolhida, é importante considerar os custos e toda a parte financeira do negócio, assim você pode chegar a um preço ideal para os produtos ou serviços do seu e-commerce.

Vantagens de um e-commerce

Os investimentos no mercado digital proporcionam muitas vantagens aos empreendedores. Os principais benefícios em ter um e-commerce são:

  • Melhor ROI (Retorno Sobre Investimento);
  • Baixo custo de investimento inicial;
  • Maior alcance;
  • Mais flexibilidade.

Portanto, saber definir preços para o e-commerce são formas dos empreendedores realizarem suas vendas e assim a loja virtual pode ter mais clientes e consequentemente o negócio terá mais oportunidades de crescimento.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco