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Automação de redes sociais: entenda como funciona

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Quando se trata de gerenciar as redes sociais, uma tarefa bastante complicada, às vezes apenas um único colaborador não consegue levar os seus afazeres de forma completa. É nesse momento que a automação de redes sociais pode ajudar.

No entanto, antes de entrar no assunto de redes sociais, é necessário deixar claro o que significa o termo automação.

Automação significa usar a tecnologia para a execução de tarefas, com o mínimo de auxílio humano possível. Nem sempre as pessoas conseguem manter seus trabalhos dentro de uma empresa, se a fizerem com uma sobrecarga muito grande.

Isso porque as ações que são realizadas de forma automática, por meio de programas e aplicativos, facilitam os processos de trabalho para que eles possam ser mais rápidos, economizando tempo.

Por isso, as atividades que envolvem o negócio de troca de tela de celulares, como o planejamento e análise das estratégias de marketing, refletem na publicação de conteúdo e na resposta aos comentários dos usuários a respeito.

Portanto, quando elas se tornam excessivas e, quando não se tem a colaboração do uso da tecnologia avançada, podem trazer à empresa muitos prejuízos.

O que é automação de redes sociais?

Na verdade, a automação de redes sociais visa fazer com que as atividades, como o agendamento de posts, se torne mais rápido e diversas tarefas possam ser realizadas ao mesmo tempo.

Se for considerada a ausência desse sistema de automação e levar em conta que o profissional de mídias sociais é encarregado de várias delas, bem como de diversos clientes, suas atividades ficam mais difíceis de serem realizadas.

Sem contar o fato de que, geralmente, esse profissional não está disponível o tempo todo, pois tem um horário de trabalho definido e nos finais de semana e feriados ele não trabalha.

Por essas razões abordadas acima, quando não se tem a automação de redes sociais, o profissional que trabalha com banheiro planejado com nicho pode perder datas e horários valiosos de contato com os seus clientes.

Outra função bastante frequente do especialista são as mensagens automáticas, conhecidas como chatbots, onde robôs enviam mensagens de boas-vindas ou respondem dúvidas dos clientes e até enviam ofertas de produtos e serviços.

Com a automação de redes sociais, o trabalho acaba sendo mais produtivo e ela ainda pode compor relatórios de revisão automotiva, por meio de métricas valiosas para uma análise mais profunda, a fim de saber se as estratégias estão sendo vantajosas.

Com a composição de relatórios imediatos, a automação revela dados importantes para o negócio, abrangendo dados internos e externos, como a concorrência, e, por meio das ferramentas automáticas, a interpretação dos dados é muito mais eficaz.

A automação ainda conta com outras estratégias, como e-mail marketing, blogs corporativos e táticas de marketing digital. Tudo sendo usado para agilizar os trabalhos do profissional de mídias.

O funcionamento da automação de redes sociais

A função de um sistema automatizado é substituir o ser humano e otimizar a produção, bem como o tempo dos colaboradores.

No caso do agendamento de posts sobre ar condicionado central para casas, pode-se eliminar as postagens manuais. Isso fica a cargo dos chatbots, evitando, assim, que os clientes fiquem sem resposta ao questionarem a respeito do produto.

Para profissionais de mídias sociais o trabalho flui com maior naturalidade e as tarefas, que às vezes demoram horas ou exigem dedicação exclusiva, são realizadas de maneira instantânea e rápida.

Com a automação, uma grande quantidade de dados pode ser comprimida e exibida de maneira clara, considerando apenas os dados que são realmente importantes e necessários para o negócio de tapete de yoga personalizado, por exemplo.

Existem também automações automáticas de respostas e interações, como os likes, ou seguir de volta e, com o seu uso nesse nível, tudo precisa ser avaliado com muito cuidado no marketing de relacionamento.

A automação das redes sociais também funciona quando é preciso enviar diversos e-mails personalizados, e isso pode ser definido em um horário de disparo adequado, no momento em que o público de vidro blindex verde estiver mais engajado.

São diversas as possibilidades de aumentar a produtividade sem perder a eficácia das ações, de forma automática, rápida e eficiente.

Ferramentas para automação de redes sociais 

Abaixo segue uma lista com algumas ferramentas utilizadas nessa estratégia, dentre tantas outras que existem, tais como:

RD Station Marketing

Essa ferramenta tem interface intuitiva, o que torna a navegação mais fácil. Ela permite o gerenciamento de uma boa estratégia de marketing digital e com ela é possível automatizar e-mails de sacada fechada de vidro, por exemplo.

Ela ainda produz fluxos de interação com o usuário, realiza análises SEO para a melhoria da busca orgânica, e também permite a análise de leads, além de contar com suporte ativo para qualquer tipo de dúvida durante o uso da plataforma.

Hubspot Marketing

Essa ferramenta tem basicamente as mesmas funções do RD Station. Ela proporciona uma estratégia estruturada de inbound marketing. O dashboard (painel visual que apresenta uma série de informações) pode ser customizado.

Mailchimp

É uma ferramenta gratuita e apresenta funções personalizáveis, e com ela é possível montar campanhas profissionais de marketing digital, para quartos planejados, apesar de possuir algumas limitações nos planos mais básicos que estão disponíveis.

Sharp Spring

É uma ferramenta brasileira que permite criar fluxos de automação de e-mails, bem como integrar softwares, mas ainda não é possível usá-la para uma completa automação de redes sociais por faltarem algumas funções.

Através dela, o profissional consegue apenas gerenciar um calendário de planejamento junto com os fluxos de postagens nas redes sociais.

Vantagens e desvantagens da automação

As ferramentas de automação que auxiliam as redes sociais podem trazer alguns benefícios aos administradores de páginas, principalmente as empresariais.

Isso porque, além da possibilidade das postagens fora do horário de trabalho, elas diminuem a participação ativa dos colaboradores, pois os robôs se encarregam disso e conseguem trazer dados muito relevantes para o negócio. Alguns desses benefícios, são:

  • Ganhar tempo;
  • Receber relatórios com dados importantes para estruturar a persona;
  • Analisar os dados de forma imediata;
  • Estabelecer o tipo de post mais agradável para o usuário;
  • Tornar maior a presença no ambiente digital;
  • Reduzir erros em virtude da precisão dos softwares;
  • Resultados em menor tempo.

Por outro lado, quando a atuação é dos robôs, eles podem, por exemplo, beneficiar nos seguintes quesitos:

  • Melhorar os dias e horários para as postagens;
  • Identificar dados comportamentais sobre a audiência;
  • Mostrar os tipos de posts que geram mais engajamento;
  • Identificar os formatos de posts com melhores desempenhos;
  • Mostrar a linguagem adequada à persona.

É válido ressaltar que muitas outras vantagens podem ser obtidas a depender de como a automação é feita, mas as que foram mencionadas são as principais.

Infelizmente, a automação de redes sociais também traz algumas desvantagens, tais como: perder a humanização da marca, além do fato de que nem sempre as respostas automáticas permitem a compreensão das preferências e dores dos clientes.

Os chatbots raramente conseguem solucionar as dúvidas dos clientes e o profissional perde a conversão do lead, o público pode ser desqualificado e para que isso não ocorra é preciso muita atenção no engajamento dos usuários, e nem todos os conteúdos são programáveis.

Para dar início a uma estratégia de automação de redes sociais, é necessário sempre estar a par sobre as dúvidas mais frequentes do mercado em que a empresa atua, como também sobre assuntos pertinentes e realmente importantes para o público.

Lembrando sempre que, por mais que a automação de redes seja utilizada em uma estratégia, a empresa precisa estar atenta ao que está acontecendo e na forma como os usuários interagem com o conteúdo ou com a ferramenta apresentada.

Portanto, para obter bons resultados, é importante conhecer bem o público-alvo para poder adequar os conteúdos e as estratégias digitais, sempre usando a automação com equilíbrio, bem como avaliar constantemente o seu desempenho.

As ferramentas de automação de redes sociais realmente economizam muito tempo, mas a avaliação periódica de cada estratégia adotada é fundamental para saber o que está funcionando ou não.

Considerações finais

A automação em redes sociais é uma forma de economizar tempo dos profissionais de mídia, que nem sempre estão disponíveis a todo momento para realizarem as suas atividades.

Com ela, os robôs, por exemplo, podem trazer informações relevantes sobre as preferências, dúvidas e dores dos clientes.

Contudo, nada pode ficar solto. Isso significa que uma análise periódica deve ser realizada, por parte do profissional, para que ele saiba se as estratégias estão ou não dando resultado.

Os benefícios da automação em redes sociais são muito grandes, mesmo que por outro lado as desvantagens também surjam.

Porém, com o auxílio das ferramentas adequadas, de acordo com a necessidade de cada empresa, a automação pode gerar muito lucro para a organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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