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6 práticas para melhorar o reconhecimento de marca

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Reconhecimento de marca é uma estratégia que tem como objetivo colocar a marca na mente dos consumidores e fazer com que as pessoas se lembrem dela de maneira positiva. Atualmente, é uma prática muito usada nas redes sociais.

As grandes empresas do mercado conquistaram um reconhecimento invejável, mas isso não foi sorte e nem por acaso. Existe todo um planejamento por trás e um investimento inteligente que as fizeram chegar onde estão.

O erro de muitos negócios é acreditar que apenas as maiores organizações do mundo conseguem conquistar o reconhecimento de marca, mas isso não é verdade. Qualquer tipo de negócio, por menor que seja, pode alcançar um bom posicionamento.

Com o advento da internet e a evolução da tecnologia, ficou mais fácil alcançar esse propósito. Os canais digitais conseguem quebrar barreiras geográficas e levar o nome de uma empresa para muitos lugares.

Embora a sorte e um orçamento adequado sejam válidos, outras questões podem se sobrepor e serem suficientes para uma empresa alcançar um novo patamar.

Pensando nisso, neste artigo, será apresentado o conceito de reconhecimento de marca e quais são suas principais práticas.

Conceito de reconhecimento de marca

Existem muitas empresas no mercado que só de olhar para o logotipo já sabemos quem são. A maioria desperta bons sentimentos, algo muito positivo, tanto para a organização quanto para os clientes.

Por meio de uma boa estratégia de reconhecimento de marca, é possível colocar a companhia na mente dos consumidores e fazer com que se lembrem dela de maneira positiva.

É fundamental trabalhar diferentes aspectos do negócio, que vão desde o nome até o atendimento oferecido. Durante o processo, uma escola de cursos de primeiros socorros precisa de perseverança e paciência.

Essas características são importantes porque se trata de um processo lento e progressivo, mas que traz resultados surpreendentes e que valorizam a corporação.

Para ter uma marca forte, primeiro é necessário ter uma boa gestão, visto que ela alinha a comunicação com a filosofia da companhia.

De nada adiantaria comunicar que a empresa entrega determinado produto ou serviço, se no momento em que o cliente comprasse, receberia outra coisa. 

Mas, para além de criar uma memória positiva na mente do consumidor, esse trabalho traz outros benefícios.

Benefícios do reconhecimento de marca

O reconhecimento de marca é uma estratégia fundamental para qualquer negócio que queira crescer, e traz muitos benefícios, como:

  • Fideliza os clientes;
  • Estimula recomendações;
  • Aumenta a credibilidade;
  • Proporciona crescimento.

Qualquer empresa que se destaque entre seus concorrentes, vai conquistar reconhecimento de público, com isso, vai aumentar o número de seguidores fiéis.

Um fabricante de toldos transparentes que alcançou esse patamar passa a fazer parte do estilo de vida das pessoas, e automaticamente elas começam a defendê-lo para amigos, familiares e outras pessoas de seu convívio.

O processo estimula a recomendação, em outras palavras, ajuda a empresa a conquistar o marketing boca a boca, que é uma modalidade de indicação insuperável e mais poderosa do que qualquer outra estratégia.

As recomendações geram impactos na decisão de compra, quando alguém precisa de um produto ou serviço. Qualquer pessoa que escuta falar bem de uma empresa vai se interessar por ela de alguma forma.

Marcas com defensores são indicadas para outras pessoas, e hoje em dia, existem plataformas que colaboram com a propaganda boca a boca, como no caso das redes sociais e das ferramentas de avaliação.

Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de 90% dos consumidores pesquisam informações na internet antes de fazer uma compra.

Eles podem até perguntar para amigos e familiares, mas a consulta é praticamente uma obrigação para confirmar as recomendações.

Quando o negócio atinge um certo nível de reconhecimento, consegue ampliar a carteira de clientes contando apenas com a força de seu nome.

Para uma empresa de confecção de carimbos, esse status facilita na hora de fechar a venda e firmar contratos.

Por exemplo, uma pessoa que nunca viajou para o exterior e precisa comprar um seguro de viagem e não sabe qual é a melhor opção do mercado. Para escolher, ela pesquisa na internet ao invés de conversar com as seguradoras, como era feito antes.

Isso significa que não importa o que a própria empresa fala sobre ela, pois além de ouvir a opinião de outros clientes, os consumidores também usam a internet para respaldar a decisão.

Quanto mais pessoas ouvem falar bem de uma companhia, mais clientes ela conquista e com isso consegue crescer e expandir suas atividades.

Mas o marketing de reconhecimento não é um processo que acontece por acaso, portanto, é necessário saber colocar em prática.

Práticas de reconhecimento de marca

Uma empresa de colocação de divisórias precisa investir em diferentes práticas para aumentar seu reconhecimento de marca. Dentre elas estão:

Investir em marketing

Muitas organizações ainda não compreendem a importância do marketing para o sucesso do negócio, e isso acontece porque ainda existe a crença de que não se trata de um investimento, mas de um gasto.

Quando ocorre uma crise, a primeira área afetada por cortes de verba é o marketing, no entanto, é por meio dele que o negócio consegue se destacar e manter as vendas, mesmo diante das dificuldades.

Fazer uma boa gestão de marketing focada em pesquisa, identificação e solução de problemas é essencial. Também é importante ter uma equipe alinhada e que saiba trabalhar de acordo com os objetivos estabelecidos.

Reformular o branding

Caso seja necessário, é interessante reformular o branding e pensar de que modo gostaria que a marca fosse reconhecida e desejada.

É fundamental que ele seja definido desde o início e acompanhado ao longo da existência da companhia, portanto, é necessário fazer a gestão da imagem da marca.

Uma loja de móveis escritório planejados, por exemplo, deve pensar sobre os produtos que trabalha e vender uma ideia. É preciso ter em mente que o consumidor moderno não quer apenas comprar produtos e serviços, mas viver uma experiência.

A organização pode ter problemas para ser reconhecida por conta de erros no branding, assim sendo, é necessário estabelecer um novo caminho e reposicionar o negócio no mercado em que atua.

Oferecer um bom atendimento

As grandes corporações investem muito dinheiro em tecnologia, desenvolvimento e pesquisa para fornecer produtos que satisfaçam o público e ajudem a alcançar uma imagem positiva.

Além disso, investem no atendimento, tendo em vista que a primeira impressão é decisiva para o cliente decidir se vai ou não continuar comprando com a marca.

O atendimento de qualidade ajuda as pessoas a fazerem uma avaliação positiva, assim, é imprescindível que os atendentes sejam bem qualificados e que estejam prontos para atender as demandas de maneira satisfatória.

Criar vínculo emocional

Uma empresa de frete dedicado e fracionado possui seus valores, objetivos, crenças, dentre outras características importantes.

Elas devem ser usadas para criar uma maneira de se comunicar com o público que seja capaz de transmitir a personalidade da marca e gerar engajamento com os clientes.

Estar presente na internet

O ambiente digital permite uma comunicação multilateral, e é por isso que qualquer empresa que queira se destacar e se aproximar das pessoas precisa estar presente nos canais digitais.

É importante ter um site institucional, publicar conteúdos de valor no blog, estar presente nas redes sociais, oferecer atendimento via chat e aplicativos de mensagem, dentre outras ações.

Lembre-se que quando alguém precisa de um produto ou serviço, como higienização de coifas e exaustores, vai procurar na internet e só será encontrada a marca que tiver sua presença consolidada nos meios digitais.

Usar diferentes meios de comunicação

Mais do que estar presente na internet, é indispensável usar diferentes canais de comunicação. Isso não significa criar um perfil em cada rede social e usar todas as mídias possíveis e imagináveis.

A ideia aqui é diversificar e escolher plataformas e outros meios onde o público da marca estará presente. Por exemplo, se os clientes de uma empresa de serviços de envelopamento usam redes sociais de fotos, então ela também deve estar presente lá.

Agora, se outro negócio já percebeu que sua audiência ainda consome muito conteúdo na televisão, então deve trabalhar estratégias desse tipo.

É importante explorar o potencial dos recursos online e offline, com isso, a empresa vai alcançar as pessoas, onde quer que elas estejam.

Considerações finais

O reconhecimento de marca é muito importante para que o negócio seja visto com bons olhos pelos consumidores e consiga aumentar sua popularidade no mercado em que atua.

Por meio de estratégias simples, é possível alcançar um reconhecimento amplo e ser lembrado pelos clientes de maneira positiva, tanto em relação aos produtos e serviços oferecidos quanto em relação ao atendimento prestado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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