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4 práticas para fidelizar clientes no e-commerce!


Com um mercado cada vez mais aquecido, no qual os clientes possuem as mais diversas opções de compra, uma das maiores conquistas para qualquer empresa é fidelizar clientes, para que eles estejam sempre conectados à marca.

Quem é empresário ou gerencia companhias sabe que um dos processos mais importantes para o negócio é conquistar clientes. Isso envolve uma série de aspectos, que precisam ser devidamente trabalhados para que possam trazer retornos positivos.

De fato, quando se investe em ações para atrair clientes, muitos dos departamentos da companhia estão envolvidos. Desde o setor de vendas, até o financeiro, cada ação praticada por eles pode ser fundamental para estimular a compra.

Dessa forma, garantir que o cliente tenha o melhor atendimento possível é essencial para que ele se torne um cliente, mas, mais ainda, para que ele seja um comprador fiel da marca em vários momentos da vida.

Todo esse cenário é visto em estabelecimentos físicos. Uma empresa que atua na área de fachada de loja de roupas, ou em qualquer outro setor do mercado, reconhece a necessidade de acolher bem o seu público.

Mas toda essa questão também se expande para os e-commerces. Quem acompanha de perto esse segmento sabe que a quantidade de novos sites de vendas cresce a cada momento, uma vez que esse formato de negócio tem se popularizado com facilidade.

Diante disso, nada mais natural do que buscar meios de conquistar e fidelizar clientes. Esse é um tema de suma importância para que os negócios na internet possam ir bem, de modo que a empresa consiga crescer no ambiente virtual.

Afinal, quanto mais concorrência no setor, maior é a dificuldade para se manter entre os preferidos do público, que pode ser impactado de diferentes maneiras por empresas que também entregam produtos ou serviços de qualidade.

Para entender a importância da fidelização dos clientes, e para conhecer práticas que ajudam nesse processo, basta seguir na leitura deste conteúdo e se aprofundar mais no tema.

A importância de fidelizar clientes

É verdade que muitos empresários, ao verem um cliente retornar para comprar uma nova leva de material de construção delivery, por exemplo, ficam felizes e satisfeitos com o trabalho que está sendo feito no seu negócio.

Esse é um sinal de que houve um nível alto de contentamento por parte do cliente, que obteve da empresa os produtos que precisava. Diante disso, é possível perceber a importância da fidelização de clientes.

De fato, há vários motivos que mostram o quanto é necessário para uma empresa investir na fidelização dos seus consumidores. Entre os principais, vale a pena mencionar pontos como:

  • Clientes fiéis são defensores da marca;
  • Encurtamento do processo de vendas;
  • Feedbacks positivos;
  • Otimização dos custos com divulgação;
  • Melhora do ticket médio de compra.

É verdade que uma cliente que fez um ensaio gestante lifestyle em um estúdio fotográfico e foi bem atendida fará propaganda para os amigos e conhecidos. Assim, ao oferecer um excelente atendimento, a empresa conquista um cliente fiel.

O mesmo acontece nos e-commerces. Afinal, um cliente satisfeito indica o site para os seus conhecidos, de maneira que eles também possam desfrutar dos benefícios que ele obteve em uma determinada compra.

Ao mesmo tempo, um cliente fidelizado não precisa passar por todo o processo de venda novamente. Ele já sabe exatamente o que quer e vai direto ao ponto para realizar o seu pedido.

Os clientes que são fiéis à marca são ótimas fontes de feedback. Com isso, eles podem criar relatos para mostrar a outros potenciais compradores o quanto estão satisfeitos com o e-commerce.

Diante disso, é possível otimizar os custos com a divulgação do e-commerce. Dessa forma, a estratégia para atrair mais clientes pode ser muito mais funcional.

Por fim, vale também mencionar que a fidelização dos clientes melhora o ticket médio de compra. Isso porque os compradores fiéis costumam gastar mais, pois confiam na empresa e fazem questão de fazer as suas compras por lá.

Ou seja, é possível perceber que existem vários motivos para a fidelização de clientes, de maneira que essa se mostra uma ação importante e indispensável para qualquer e-commerce.

Práticas para fidelizar clientes no e-commerce

Não importa qual seja o segmento de uma empresa, ela pode ser especializada em chave de carro com chip ou em venda de comida congelada, mas as ações que ela pratica podem ser diretamente responsáveis pela fidelização do público.

Sendo assim, nada mais natural do que saber no que investir para garantir que o público volte sempre para novas compras. A seguir, é possível conhecer práticas que otimizam esse processo para os e-commerces.

1. Ofereça o melhor serviço de compra online

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, para se destacar na internet é essencial que o e-commerce ofereça o melhor serviço de compras online possível. Isso significa que o cliente deve conseguir comprar um som automotivo interno e sair satisfeito e feliz.

Um cliente que gosta da navegabilidade da loja virtual, aprova os preços dos produtos dentro do seu orçamento e recebe um atendimento de suporte qualificado e ideal para o momento não apenas compra novamente, como também indica para outras pessoas.

2. Entregue mais do que o esperado

A experiência que o cliente vai ter ao comprar e ao receber o produto adquirido é essencial para a fidelização dele. Por isso, é de grande importância que sejam aplicados alguns cuidados simples, mas que fazem a diferença.

Em um curso doula online, por exemplo, a cliente que se inscreveu e adquiriu o acesso ao material pode receber em casa uma apostila impressa mesmo sem esperar. Além disso, pode receber outros agrados, como uma aula bônus sobre um tema pertinente.

No caso de compras de produtos físicos, funciona da mesma maneira: enviar um brinde ou um cartão especial com dicas de uso pode ser o agrado que faltava para fidelizar o público comprador.

3. Seja claro na descrição dos produtos

A compra feita em uma e-commerce é sempre diferente da loja presencial, já que o cliente não está vendo o produto de maneira detalhista. Por isso, uma dica fundamental é a de ser bastante claro na descrição dos itens, para que o comprador saiba o que está comprando.

Além disso, ao anunciar um produto como uma persiana externa motorizada, vale a pena investir nas fotos, para que o comprador possa conhecer as características do produto o máximo possível.

Para complementar, a descrição precisa ser completa, para que o cliente não tenha dúvidas sobre o que está adquirindo. Ao mesmo tempo, disponibilizar um botão para um acesso rápido ao suporte da loja online é uma prática que pode otimizar as vendas.

Assim, caso o comprador tenha dúvidas poderá acessar o canal de comunicação do e-commerce e obter as informações que precisa para finalizar o seu pedido. Isso não apenas encanta qualquer cliente, como faz com que ele volte mais vezes ao site.

4. Crie incentivos para novas compras

A depender do segmento no qual o site atua, o retorno de um cliente pode demorar um bom tempo para acontecer. Por isso, a dica aqui é criar incentivos para fidelizar os clientes, fazendo com que eles voltem logo para um novo pedido.

Um consumidor que fez um pedido de piso vinílico de encaixe em um site pode estar construindo um imóvel, o que faz com que seus gastos sejam mais específicos. Então, entra o trabalho da loja para criar situações atrativas para o retorno do cliente.

Um dos modos mais eficientes e práticos de conseguir esse feito é o de oferecer um desconto de 10% ou de 15% em uma nova compra. Outras possibilidades são enviar brindes ou oferecer frete grátis no próximo pedido.

Ações como as mencionadas acima são bastante eficientes para a conquista e fidelização do cliente, pois ele se sente valorizado no seu momento de compra e passa a confiar na empresa com mais facilidade.

Considerações finais

Em um mercado cada vez mais competitivo, nada mais natural do que buscar soluções para a conquista de clientes mas, mais ainda, para fidelizar as pessoas que já realizaram algum pedido na loja e conhecem a idoneidade da empresa.

Diante disso, é fundamental que algumas práticas sejam implementadas no negócio, para que os compradores possam perceber que comprar naquele e-commerce é positivo por vários motivos.

Visto isso, garantir que ele tenha o melhor serviço de compras, que receba mais do que espera, que possa realizar a sua compra de modo mais consciente sobre os seus produtos e, além de tudo isso, oferecer um incentivo, são ações positivas e promissoras.

Por isso, para dar o devido destaque ao seu e-commerce na internet, não deixe de colocar em prática as ações mencionadas ao longo deste artigo, podendo, assim, conquistar de modo eficiente a atenção e a preferência dos seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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