Automação de Marketing até 10x mais eficientes.

3 tendências do mercado financeiro para os próximos anos

Inscreva-se em Nossa News


O mercado financeiro nos últimos anos tem mudado muito. Isso porque, devido a digitalização do mundo inteiro, esse mercado tem crescido exponencialmente e abraçado cada vez mais pessoas de todas as classes sociais. 

Isso porque, devido ao acesso à internet, cada vez mais pessoas estão aprendendo a valorizar o conhecimento sobre finanças pessoais e a administração de seu próprio dinheiro. 

Além disso, cada vez mais pessoas estão se interessando mais e mais sobre investimentos e estratégias de administração para as finanças pessoais, mesmo que estas não façam um curso técnico de gestão financeira.

Confira a seguir as principais tendências do mercado financeiro e saiba quais as principais ferramentas que podem otimizar ainda mais o controle e a administração da vida financeira pessoal.

A tecnologia e o mercado financeiro

Antes de saber quais as principais inovações do mercado financeiro, primeiro é preciso entender como a tecnologia transformou essa área do conhecimento, que ainda é muito nichada, mas cada vez está se tornando mais acessível. 

Isso porque, investimentos e conhecimentos em finanças pessoais eram vistos como coisas de certa forma complexas e inalcançáveis, principalmente para o público mais desfavorecido socialmente. 

Dessa forma, com a ascensão da internet e das redes sociais, muitos profissionais do mercado financeiro, com formação e conhecimento, como, por exemplo, pessoas que cursaram faculdade gestão financeira ead, entraram no meio digital para disseminar ensinamentos e lições sobre finanças pessoais.

Assim, atualmente, existem diversos canais no YouTube, bem como em redes sociais que ensinam pessoas de todas as classes, gêneros e raças a como administrar suas finanças pessoais e investir de forma simples. 

Dessa forma, todo esse acesso à informação, bem como outras revoluções tecnológicas transformaram não só o público, que cada dia mais vem aumentando, como as empresas que atuam no mercado. Um exemplo disso são os bancos digitais e até mesmo as criptomoedas. 

Com isso, é possível concluir que, além de revolucionar o mercado financeiro, a revolução tecnológica está cada vez mais propagando a importância de entender como administrar sua vida econômica e finanças pessoais. 

Leia mais adiante algumas das principais tendências tecnológicas, ou seja, áreas que prometem muita transformação no mercado financeiro, que provavelmente vão crescer ainda mais nos próximos anos.

Blockchain

Uma das grandes revoluções que transformaram o universo do mercado financeiro, foi justamente o sistema blockchain.

Isso porque, esse sistema que foi criado em 2008, nada mais é do que o grande responsável por fazer acontecer o mercado de criptomoedas, que atualmente é uma das grandes promessas para o futuro. 

Vale lembrar que as criptomoedas nada mais são do que uma espécie de dinheiro totalmente digital e universal, uma vez que além de não ser lastreada, também não é criada ou administrada por nenhum país ou órgão governamental. 

O grande sistema responsável pela segurança dessas moedas e que impede que pessoas falsifiquem ou roubem elas é justamente o blockchain. Ao contar com o blockchain, as empresas do setor financeiro reduzem a execução de tarefas manuais e otimizam a produtividade. 

Além disso, através dessa tecnologia, as companhias que trabalham com questões financeiras ainda são capazes de identificar fraudes e inconsistências nas transações financeiras.

Para saber mais basta pesquisar sobre “gestão de recursos humanos quantos anos”.

Internet das Coisas

Também conhecido como Internet of Things (IoT), essa inovação nada mais é do que sistemas que facilitam a integração de diversos equipamentos físicos à internet. 

Um exemplo disso é equipamentos como eletrodomésticos que são conectados com a internet, como sistemas de luzes ou até mesmo geladeiras e TVs “inteligentes”. 

As companhias do mercado financeiro estão utilizando essas ferramentas inteligentes para tornar possível a personalização da experiência dos acionistas, além de possibilitar a melhoria da tomada de decisão de gestores responsáveis por instituições financeiras. Tudo torna a otimização de empresas uma realidade.

Centralização do pagamento de tributos

Por último, mas não menos importante, essa lista também traz a centralização do pagamento de tributos, que acabou sendo uma das 11 soluções inovadoras escolhidas pelo LIFT Lab em 2021. 

Essa inovação nada mais é do que o desenvolvimento de um sistema que possa acessar diferentes bancos e diferentes contas em apenas uma plataforma. Ou seja, uma plataforma de centralização para pagamento de tributos por meio da Carteira Digital. 

Através desse tipo de solução tecnológica, torna-se possível pagar os tributos em apenas 15 minutos.

Para saber mais sobre esta e outras inovações do mercado financeiro, basta pesquisar por um curso de gestão financeira ead e procurar se especializar, buscando sempre mais informações e conhecimento sobre a área e o mercado financeiro. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.


Não achou o que procura? - Workleads

Não achou o que procura?

Pergunte para nossa equipe de especialistas, estamos prontos para lhe ajudar.

Fale com a nossa equipe Fale conosco